4 áreas de lazer para o seu condomínio

Atualmente, cada vez mais pessoas, incluindo famílias, optam por viver em condomínios. Muitas vezes, a opção é feita com o objetivo de conquistar uma vida mais tranquila, ou, simplesmente, mais praticidade.

Por conta disso, áreas comuns bem elaboradas são um fator que costuma atrair muitos compradores.

Tanto que, entre profissionais da área de imóveis, há um consenso de que unidades em condomínios.

Boas zonas de uso geral para os moradores tendem a valer mais e se valorizar mais rapidamente em comparação às que não o têm.

Portanto, investir na criação destas áreas é uma maneira de unir o útil ao agradável: os condôminos usufruem de melhores amenidades, e o imóvel se torna mais valorizado e atrativo tanto para venda quanto para aluguel.

Confira, a seguir, algumas das opções existentes para tal:

Playground infantil

Se há algumas décadas era comum que as crianças brincassem com os vizinhos nas ruas, hoje a realidade é diferente: a violência urbana crescente faz com que os pais prefiram ter os filhos dentro de casa durante o dia.

No caso de famílias que moram em condomínios, elas podem contar com uma opção interessante: o playground infantil.

Ao mesmo tempo que proporciona diversão e contato com outras crianças, este espaço, localizado dentro do condomínio, as mantêm seguras.

Contudo, não basta apenas instalar brinquedos, como o balanço infantil playground gira gira: é preciso que eles sejam seguros e de qualidade, para evitar que seus usuários se machuquem.

Da mesma forma, é interessante investir em uma decoração lúdica, que torne o espaço atraente para as crianças.

Além disso, é importante investir em manutenções periódicas do local.

O estado dos brinquedos deve ser analisado e, se necessário, eles devem ser interditados para reparação.

Também é interessante retocar a pintura de itens como o escorregador, que se desgasta facilmente.

Quadra poliesportiva

No entanto, um parquinho não é a única maneira de entreter as crianças de um condomínio, nem de encorajar que elas sejam fisicamente ativas: uma quadra poliesportiva também dá conta desta tarefa.

Como o próprio nome diz, ela é projetada para permitir a prática de diversas atividades esportivas no mesmo espaço, tais como:

  • Futsal;

  • Vôlei;

  • Basquete;

  • Handball.

Isso significa que ela não atende apenas as crianças: adultos também podem usufruir dela em confraternizações e outros modelos de lazer.

Vale ressaltar que, além de reservar uma área, construir uma superfície adequada e providenciar uma pintura que delimite as quadras dos diferentes esportes, é importante investir em sua segurança.

Felizmente, isso é simples: basta contar com uma rede de proteção para quadra de futsal.

Similar à tela usada em janelas e varandas, ela impede que a bola saia da área da prática esportiva. Consequentemente, ela ajuda a evitar acidentes.

Áreas de confraternização

Por mais que a vida em um condomínio traga muitas vantagens, ela também tem alguns pontos negativos.

O principal deles é que, na atualidade, as unidades têm áreas cada vez menores, principalmente no caso de empreendimentos localizados em grandes cidades.

Com isso, reunir amigos e família em casa fica mais difícil.

Felizmente, isso é fácil de se driblar: basta fazer com que o condomínio conte com áreas de confraternização, tais como churrasqueira e salão de festas.

Recentemente, a ideia de instalar um forno de assar pizza nas áreas comuns também tem ganhado muitos adeptos.

Em qualquer caso, vale ressaltar que é fundamental esclarecer as regras de uso do espaço a respeito de quantidade de pessoas, barulho e limpeza, entre outros aspectos pertinentes.

Caso um condomínio opte pela construção de um local do tipo, é importante separar uma área significativa para esta finalidade, de modo que ela possa abrigar um número considerável de convidados.

Se a área disponível for reduzida, pode-se investir em soluções que tornem o uso do espaço mais eficiente, como a instalação de um forno de embutir.

Piscina

Em dias quentes, um banho de piscina é mais do que bem-vindo. No caso de condomínios, isto não tem que ser o privilégio de quem vive na cobertura: pode-se construir uma na área comum, para que todos os moradores a aproveitem.

Contudo, a decisão deve ser tomada com cuidado.

O principal motivo por trás disso é financeiro: além do custo de construção, haverá despesas permanentes com higienização e manutenção.

Da mesma maneira, é preciso pensar na segurança, principalmente de crianças.

Enquanto que, no caso das janelas, é usado o protetor de tela, na piscina é importante contar com uma capa de cobertura, colocada quando ela não é usada.