5 curiosidades para a construção de residências

O projeto, gerenciamento e execução do planejamento de qualquer tipo de obra, seja ela a construção de casas, prédios, pontes, barragens, usinas ou viadutos, cabe a uma empresa de engenharia civil.

Esses profissionais são capacitados para fazer todo o processo da obra, desde o estudo de análise do solo, da ventilação do local e até da definição de qual tipo de fundação vai ser usada naquela determinada obra.

Além disso, os profissionais da construção civil detalham no projeto todas as especificidades da construção. Nele, consta a indicação de onde serão instaladas as redes hidráulicas, elétricas e de saneamento, além de detalhar se o solo terá que ser drenado e fazer a lista de todos os materiais que serão utilizados naquela obra.

O engenheiro civil também realiza a supervisão dos prazos, custos e padrões que influenciam na qualidade e segurança de determinada obra.

Uma gerenciadora de obras sp pode ser contratada para acompanhar todo o processo de acompanhamento dos procedimentos que envolvem uma construção.

Além disso, para assegurar a estabilidade da obra, são feitos cálculos e estudos de como os efeitos que ventos, chuvas, raios solares e mudanças bruscas de temperatura causam podem impactar na obra, afetando a resistência dos materiais usados ali.

Para começar o processo de construção de uma casa ou de qualquer outra edificação, o primeiro a ser feito é o levantamento topográfico.

A partir dele, se torna possível determinar qual é o estado do solo onde será feita a construção, garantindo que a base seja realizada da melhor maneira possível.

Além disso, por meio do levantamento topográfico é possível mapear todas as características da superfície de um terreno, medir, detalhar o formato, a configuração e outras características do solo.

Dessa forma, o levantamento topográfico é um mapa que possui diversas informações e detalhes fundamentais para começar uma obra.

Itens que fazem parte de uma obra residencial

Na construção de casas, o elemento vazado, também conhecido como cobogós, pode ser utilizado. Ele é um tipo de peça que pode ser produzido em concreto, cerâmica ou vidro e possui aberturas que permitem a passagem de ar e luz para o ambiente interno da casa, ou seja, favorecem a ventilação e luminosidade do ambiente.

Eles são muito usados em muros, paredes e fachadas. O elemento vazado de concreto ou de outros materiais é feito conforme as necessidades de uso e decoração.

Os elementos vazados podem ser de dois tipos, sendo eles o elemento vazado veneziana ou os elementos vazados combinados.

O elemento vazado veneziano permite a ventilação e  iluminação, além de proteger o ambiente contra entrada de água, por meio da chuva.

Já os elementos vazados combinados são usados de forma harmônica como uma maneira de criar uma decoração, além de proteger o ambiente, permitindo a passagem de luz e ar.

Para fazer a estrutura de uma obra de residência são usados itens como:

  • Cimento;
  • Argamassa;
  • Blocos de concreto;
  • Areia;
  • Brita;
  • Formas de madeira;
  • Vergalhões;
  • Pregos.

Além disso, são usados equipamentos e ferramentas de construção civil, como as betoneiras, furadeiras, britadeiras, etc.

adesivo de silicone acético é um tipo de adesivo que vedante que, ao entrar em contato com o ar, adquire características de polímero, ou seja, se transforma em uma massa que possui aspectos semelhantes a uma borracha.

Estrutura metálica residencial

As estruturas metálicas são muito utilizadas em obras comerciais, como depósitos, galpões e outros tipos de edifícios corporativos.

As colunas e vigas metálicas também passaram a ser utilizadas nas construções de casas, pois elas possuem algumas características muito importantes, como sustentabilidade e eficiência da construção.

Mesmo custando mais caro, muitas pessoas optam por esse tipo de estrutura devido às vantagens que ela apresenta. Como as estruturas metálicas usadas já vêm praticamente prontas, elas apenas são encaixadas no projeto ou na fundação.

Sendo assim, o prazo da obra se torna menor. Além disso, a qualidade da construção fica superior. Uma outra vantagem é que o projeto se torna mais flexível, pois fica mais fácil readequá-lo a mudanças.

É muito mais complicado e causa muito mais transtornos fazer a demolição de uma coluna de concreto do que remanejar uma estrutura metálica, por exemplo.

Por fim, o uso de estruturas metálicas fazem com que o ambiente da obra se torne mais limpo, com menos entulhos e resíduos.  Isso reduz, consequentemente, os impactos gerados pela construção.