5 vantagens do aço inox que você não conhece

O aço é uma das matérias primas mais usada no mundo e está presente na composição de diversos produtos comuns no dia a dia, como em eletrodomésticos, peças automotivas e na construção civil. As vantagens do material são inúmeras, principalmente nos setores industriais.


Entretanto, algo muito comum nos materiais metálicos é a tão temida corrosão, que destrói qualquer objeto de aço em pouco tempo.

Por conta disso, indústria desenvolveu o aço inoxidável, que possui resistência ao problema, uma vez que tem cromo, níquel e diversos componentes químicos adicionados durante a composição do material, evitando o efeito negativo.

O cromo, por sua vez, está presente na liga metálica do material e reage quando entra em contato com o oxigênio, criando uma camada de proteção, conhecida como camada passiva.

A própria, depois de formada, fica inerte e não reage a outros materiais, impedindo a corrosão (oxidação).

Por conta disso que as peças, como as barras de apoio em aço inox, por exemplo, não enferruja, mesmo em contato com a umidade, sujeira e qualquer outro componente comum.

O fenômeno é capaz de tornar a superfície da liga completamente porosa, o que diminui constantemente a resistência mecânica.

Com essas propriedades, o aço inox marca presença em utensílios de cozinha, eletrodomésticos, produtos químicos da indústria e reservatórios de alumínio.

Abaixo, descubra 5 vantagens do aço inox que você não conhece!

1. Limpeza totalmente facilitada

Esse tipo de aço tem baixíssima rugosidade em sua superfície, o que facilita ainda mais nos processos de limpeza.

Essa característica é um dos principais fatores que determinam a sua compra, principalmente em estabelecimentos que possuem rigidez em suas políticas de higiene, como:

  • Restaurantes;
  • Laboratórios;
  • Hospitais;
  • Centros cirúrgicos;
  • Cozinhas industriais;
  • Lavatórios.

É muito comum ver uma chapa de inox em mesas na parte interna das cozinhas, em hospitais e laboratórios. Isso acontece justamente por conta da facilidade de higienização do equipamento.

2. Estética aplicada

Além de ser muito funcional, o inox é um material altamente versátil no que diz respeito às suas aplicações.

No quesito estético, o aço inoxidável leva vantagem frente aos demais tipos de aço, uma vez que combina com diversos ambientes, possui brilho próprio, visual elegante e sofisticado.

Geralmente, os fornecedores de aço indicam os melhores locais para usar o material, uma vez que o mesmo remete leveza, prestígio e modernidade onde é aplicado.

3. Alta durabilidade do aço inox

A primeira coisa que uma pessoa pensa quando procura por um determinado produto é sobre a durabilidade.

Neste caso, o aço inox sai mais uma vez na frente, pois possui resistência muito semelhante às ligas de aço convencionais.

Por conta disso, é muito comum ver o uso do material em peças que sofrem grande pressão, como a valvula esfera inox, por exemplo. Geralmente, a peça é aplicada em vedações e, por isso, precisam ter resistência superior.

Dessa forma, as peças que são compostas por aço inoxidável e conferem maior durabilidade, garantindo o aumento da vida útil.

4. Resistência às altas e baixas temperaturas

O aço inox pode ser usado em freezers e geladeira, bem quanto num forno, com altas temperaturas. Em suma, o material é muito resistente em qualquer condição climática.

É muito comum ver o uso do inox em válvula de segurança, especialmente por conta da resistência física do material.

Além disso, o inox também resiste a mudanças bruscas de temperatura, sem sofrer nenhuma alteração na sua composição, como derretimento ou queima, por exemplo.

5. Material inerte

O aço inoxidável é completamente inerte. Mas o que isso significa? O material inerte não reage com outros materiais. Ou seja, o elemento não vai sofrer mudanças em sua composição quando em contato com qualquer objeto químico.

Dessa forma, a liga metálica do aço inox, mencionada no início do artigo, se torna parte fundamental, principalmente na indústria alimentícia, onde o material fica em constante contato com outros elementos.

Sendo assim, uma espessura chapa 22, por exemplo, quando em contato com molhos e alimentos diversos, ela não retém o sabor, muito menos odores.

Além de todas essas vantagens, o material inoxidável ainda apresenta ótimo custo benefício, especialmente se for comprado em lotes.

As despesas com manutenções são mínimas. Contudo, o material ainda é reciclável, podendo ser aplicado e utilizado em diversas áreas da indústria.

Portanto, para restaurantes, laboratórios, hospitais e qualquer loja de ferragem, o aço inoxidável não pode faltar.