A adaptação ideal da churrasqueira para os seus finais de semana

Reunir amigos e família, comemorar ocasiões importantes ou, simplesmente, descontrair. Esses são alguns dos momentos nos quais boa parte dos brasileiros opta por fazer um churrasco.

Ele é, portanto, mais do que um prato: é uma tradição nas mais variadas regiões do país. Por esse motivo, muitas pessoas sonham em contar com uma churrasqueira em casa.

O problema é que, por mais que a vontade seja grande, muitas pessoas pensam que adaptar um espaço da casa para transformar em uma churrasqueira é uma tarefa cara e trabalhosa demais, e, assim, não vale a pena.

Isso, contudo, não é inteiramente verdade, apesar de que adaptações em casa realmente tendem a ser trabalhosas, elas, nem sempre custam uma fortuna.

Além disso, no caso da churrasqueira, trata-se de um investimento, já que esse espaço tende a valorizar o imóvel.

Quer saber mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas para construir a churrasqueira dos sonhos em sua casa:

  1. Defina o orçamento

Ao fazer uma obra em casa, boa parte das pessoas excede o orçamento. Normalmente, isso se dá por falta de pesquisa e planejamento: a grama esmeralda preço, por exemplo, pode variar muito entre diferentes estabelecimentos.

Além disso, há acabamentos e móveis nas mais variadas faixas de preços, o que, por sua vez, também exige uma pesquisa por parte dos donos do imóvel.

Por todos esses motivos, é fundamental que o primeiro passo ao se implantar uma churrasqueira seja definir o valor que a família pode investir na intervenção.

Deste modo, será possível guiar todas as escolhas de acordo com o orçamento disponível, desde o tapete de grama preço que poderá ser pago, no caso de um espaço externo, até o tipo de piso escolhido, se a churrasqueira funcionar em um local fechado.

  1. Escolha onde a churrasqueira será construída

Atualmente, boa parte dos lançamentos imobiliários já contam com uma churrasqueira no espaço original, normalmente, na varanda ou na cozinha.

Nesses casos, a criação do espaço fica muito mais simples, basta instalar bons acabamentos e peças de mobília adicionais no mesmo cômodo onde a churrasqueira já está colocada.

Do contrário, será preciso analisar os espaços da casa e definir qual é o que melhor acomodaria uma churrasqueira.

Normalmente, opta-se por converter áreas como varanda e garagem em locais gourmet, já que eles são mais espaçosos e, em boa parte dos casos, abertos.

Vale ressaltar que, se os espaços da sua residência forem pequenos, isso não impede que um deles se transforme em uma churrasqueira.

Nesses casos, a saída é optar por itens mais compactos, tais como uma churrasqueira elétrica para espetinho e móveis multiuso.

  1. Defina os acabamentos que serão aplicados

Por mais que os móveis sejam importantes para que o projeto decorativo da sua churrasqueira seja de qualidade, eles não são o único fator que merece cuidado.

Os acabamentos também devem ser escolhidos de forma cautelosa. Isso pois, nesse espaço, eles serão constantemente expostos a fatores como o calor e a gordura, o que, por sua vez, exige que as matérias-primas sejam resistentes.

Normalmente, indica-se o uso de porcelana, tanto no piso quanto nas paredes.

Isso pois, além de serem resistentes ao calor e fáceis de limpar, esses acabamentos estão disponíveis em diversas cores e modelos, o que, por sua vez, simplifica a tarefa de encontrar um tipo que seja adequado ao projeto decorativo elaborado para o local.

Caso os proprietários do imóvel optem por construir a churrasqueira em um espaço aberto, há outros itens disponíveis. Por exemplo, é possível encontrar um local que venda de grama esmeralda, de modo a plantá-la no local.

Nesse caso, além do contato com a natureza, não há que se preocupar com a limpeza do piso, já que a vegetação absorve a gordura.

  1. Decida os itens que serão instalados

Por último, mas não menos importante, é preciso que os proprietários do imóvel comprem móveis adequados para equipar o espaço da churrasqueira. Recomenda-se, no mínimo, que alguns itens básicos estejam presentes, tais como:

  • Pia;

  • Bancadas para o preparo de alimentos;

  • Armários para guardar utensílios;

  • Mesa e cadeiras.

Vale ressaltar que, todos esses móveis devem ser adequados para o uso no espaço. Por exemplo, se uma armário for pequeno demais para guardar a chapa para churrasco, ele não é a melhor opção.

Além disso, é interessante que haja alguns itens decorativos no local, de modo a torná-lo mais agradável. Algumas boas escolhas nesse sentido são plantas, utensílios rústicos e até mesmo pequenos quadros.

Todos esses itens ajudam a tornar o ambiente mais aconchegante. Além disso, eles são fáceis de encontrar, podendo ser comprados em um estabelecimento de artigos para casa ou até mesmo em uma loja de jardinagem.