A cozinha ideal para a sua casa

Praticamente todas as pessoas costumam enxergar a casa como uma espécie de santuário. Por conta disso, elas não medem esforços para que todos os seus ambientes sejam caprichados e acolhedores, de modo que seja um local de abrigo contra as fontes de stress do cotidiano, como a cozinha.

Em casas antigas, a cozinha era um dos cômodos decorados com mais capricho. Afinal, reuniões com amigos e família costumavam acontecer em forma de refeições, o que tornava este espaço de grande importância em qualquer imóvel.

A boa notícia é que, mesmo com os imóveis tendo metragens cada vez menores, é possível decorar este espaço de maneira inteligente, aproveitando cada centímetro de forma estratégica para que ele seja acolhedor e útil.

Confira algumas dicas para isso a seguir:

  1. Móveis planejados

Móveis feitos sob medida para o espaço onde serão ocupados, são sempre uma excelente opção, isso porque garante o aproveitamento de 100% do espaço.

Esta é a ideia por trás do serviço de confecção de móveis planejados, e justamente o que o torna tão popular entre aqueles que pretendem renovar o local onde moram. Trata-se de algo tão flexível que é possível personalizar todos os detalhes, como:

  • A madeira utilizada na estrutura;

  • Estrutura natural ou tingida;

  • O desenho e o material de puxadores;

  • Móveis serão elevados ou apoiados no chão.

Isso, entretanto, tem seu preço: mesmo uma cozinha planejada simples exigirá um investimento mais alto do que um modelo pré-pronto, adquirido em um estabelecimento regular.

Porém, o valor gasto costuma compensar. É possível, por exemplo, criar mobílias multiuso, como armários com balcões dobráveis em seu interior, usados apenas quando necessário.

Da mesma forma, todos os móveis podem ser adaptados às necessidades e preferências dos moradores. Por exemplo: pessoas apreciadoras de um bom vinho podem contar com um armário projetado especialmente para abrigar as garrafas, ou mesmo uma adega climatizada. Tudo é feito conforme o gosto de cada cliente.

Além disso, é preciso considerar o poder que uma intervenção do tipo tem sobre a valorização do imóvel. Unidades que contam com móveis planejados costumam valer mais do que aquelas que não contam com a solução. Isto, por sua vez, é interessante ao vendê-la ou alugá-la.

  1. Materiais nobres

Existe, no universo das reformas, uma gama de materiais que são denominados nobres. Normalmente, eles oferecem benefícios como um bom apelo estético e maior durabilidade, valorizando o ambiente.

Portanto, ao elaborar um projeto decorativo, é importante que eles sejam incluídos, sempre que possível. Por exemplo: um armário com uma porta de aço inox, além de parecer mais moderno, é mais resistente e higiênico (esta liga metálica tem uma superfície lisa e fácil de higienizar, dificultando a proliferação de bactérias).

Uma pia com tampo de granito, além de mais bonita, é resistente, e também colabora com a valorização do imóvel. Há, portanto, benefícios de todas as escolas para quem faz este investimento.

Sabe-se que o custo de um material nobre em casa é alto, por isso, recomenda-se fortemente pesquisar os valores de diversos fornecedores.

Uma bancada de marmore, por exemplo, pode ter um preço que varia muito de um estabelecimento para outro, mesmo com as mesmas medidas e design.

  1. Acabamentos de qualidade

Ao reformar um cômodo, muitas pessoas não dispõem de um orçamento muito generoso para investir. Consequentemente, pensam que não é possível elaborar um projeto de qualidade, que valorize o espaço.

Isso, entretanto, não é de verdade. Por mais que seja preciso se contentar com alguns itens menos nobres (uma porta de aluminio ao invés de uma de madeira maciça, por exemplo) é perfeitamente possível deixar o ambiente mais requintando investindo apenas em acabamentos de qualidade.

Uma opção popular para aqueles que procuram flexibilidade na decoração, mas não pode gastar muito, é contar com móveis modulados.

Por mais que sejam vendidos pré-prontos, seus módulos podem ser combinados para criar diversos efeitos decorativos, alinhando a personalização ao baixo custo.

Nesse caso, nada impede que opte-se por algum detalhe mais nobre, apenas para valorizar o ambiente. É possível, por exemplo, instalar uma bancada de quartzo no ambiente, ou mesmo um piso de mármore mais requintado.

Da mesma maneira, há alternativas decorativas de baixo custo. Uma delas é a pintura ou a aplicação de adesivos sobre os azulejos, com o objetivo de torná-los esteticamente mais agradáveis.