A diferença entre tubos e eletrodutos

Os modelos de tubos que podem ser encontrados são diversos, sendo este um item fundamental para obras e construções. O tubo de ferro preço, por exemplo, apresenta vários meios de utilização em setores diversos no ramo de economia e construção, tornando-se um item essencial durante os processos de obra e construção.

Algumas das aplicações do modelo consistem em estruturas metálicas, fundações e fabricação de portões, com uso comum em serralherias e no segmento agrícola, além de estruturas e coberturas metálicas e produtos ferroviários.

Com alta resistência devido ao aço carbono, é ainda utilizado com bases de edificações e durante a produção de chumbadores e vigas presentes em fundações de obras e em outros locais que se faça necessária uma boa estrutura em esforços verticais ou horizontais.

Eletrodutos e outros tubos

Eletrodutos, também chamados de conduítes, são dutos, que tem como objetivo proteger cabos e condutores que passam por uma camada subterrânea, visando uma melhor proteção de instalação elétrica, considerando que o local (sendo subterrâneo) requer uma maior segurança.

O eletroduto preço visa proteger os condutores contra quaisquer influências externas, tendo como exemplos choques mecânicos ou agentes químicos. Ele também protege o meio de perigos de incêndio que pode ser resultantes da falta que envolve os condutores.

Os eletrodutos podem ser isolantes ou metálicos, além de magnéticos ou não. De acordo com a Comissão Eletrotécnica Internacional, eles podem ser classificados principalmente como rígidos ou flexíveis.

O tubo dreno perfurado fabricado em polietileno de alta densidade é também flexível e pode ser facilmente instalado.

Contando com uma elevada captação de líquidos, pode ser aplicado em drenagens diversas, de modo a garantir economia e eficiência nas obras de engenharia e pode ainda ser encontrado em diferentes diâmetros.

O pevedreno, por exemplo, é um tubo corrugado e perfurado, fabricado por meio de polietileno em alta densidade.

Pode ser aplicado tanto na drenagem de rodovias e de grandes obras de infraestrutura quanto na drenagem de solos de modo geral, bem como em áreas agrícolas ou urbanas.

Produzido conforme as normas do mercado nacional, o pevedreno tem em conjunto a rapidez no escoamento de líquidos com a resistência a compressões e a impactos externos.

O tubo dreno pode ser utilizado em ambientes como:

  • Pátios;
  • Agricultura;
  • Barragens;
  • Áreas Verdes;
  • Aeroportos;
  • Campos de Futebol;
  • Muros de Arrimo;
  • Rodovias;
  • Aterros;
  • Ferrovias.

Tubo de PVC branco ou marrom?

Tanto o tubo de pvc marrom quanto o branco são voltados à mesma finalidade – normalmente hidráulico – com a diferença de que o tubo PVC marrom é soldável enquanto o tubo branco é rosqueável.

O PVC marrom possui um preço mais em conta e pode ser instalado com mais facilidade, tendo seu uso voltado para ambientes internos e suportando a pressão da água de modo eficiente, enquanto o PVC rosqueável tem seu uso voltado à hidráulica externa e podendo ser exposto a intempéries por ser mais rígido.

O modelo é geralmente unido por meio de adesivo plástico, dispensando o uso de equipamentos especiais. O modelo é leve, de fácil manuseio e pode ser utilizado em inúmeros padrões de obra, seja residenciais, comerciais ou industriais.

O tubo é capaz de transportar a água fria com qualidade e de modo seguro em suas aplicações, sendo indicado para todos os tipos de instalações que fazem uso de água fria.

Caso sejam mal vedados, vazamentos podem surgir rapidamente e sua instalação deve ser refeita imediatamente.

Vale ainda lembrar que caso seja aplicada muita pressão no rosqueamento das conexões, rupturas poderão ocorrer por conta da pressão da água, sendo assim classificado com uma instalação que requer maiores cuidados.

Os tubos e conexões rosqueáveis exigem um mínimo esforço para que sejam desmontados, sendo ideais para pontos que necessitam de manutenção.

É indicado o uso de uma tarraxa para que a ponta dos tubos sejam rosqueadas e fita veda-rosca para a união dos tubos com as suas devidas conexões. Assim como o outro modelo, são leves e podem ser aplicados em todos os tipos de obra.

O PVC esgoto, por sua vez, é responsável por conduzir os efluentes dos aparelhos sanitários e inclusive das bacias sanitárias e mictórios presentes em instalações prediais de esgoto e ventilação. Essa linha é dividida em duas categorias, sendo o modelo normal disponibilizado na cor branca e o reforçado em cinza claro.

As conexões são fabricadas por meio de bolsas de dupla atuação e acopladas aos tubos de PVC por meio de anéis de borracha.