A energia solar residencial realmente vale a pena?

Essa é a dúvida de muitas pessoas que buscam por economia de energia elétrica, em suas residências. Neste artigo, vamos explicar os motivos que vão provar que a resposta para esta pergunta é SIM!

A utilização de energia solar residencial, assim como aquela gerada para alimentar os estabelecimentos comerciais, indústrias e agronegócios, tem crescido de maneira significativa no Brasil nos últimos tempos.

O principal motivo para que isso aconteça, é que esse tipo de energia promete economia de até 95% na conta de luz do consumidor.

Por meio de um sistema de compensação de energia, que utiliza placas fotovoltaicas capazes de captar e converter a luz do sol em energia elétrica.

A qual é enviada a um outro aparelho conhecido como inversor, que converte sua corrente contínua em corrente alternada, padrão este, utilizado mundialmente.

Porém, para que esse sistema seja instalado da melhor maneira, é necessário contar com um profissional que já tenha feito o curso de energia solar.

Pois, somente ele conseguirá instalar todos os aparelhos de forma correta e ainda dar toda a assistência necessária, que o cliente necessita para saber como é feita a transformação de energia térmica em energia elétrica.

Os motivos pelo qual o sistema energia solar vale a pena

Como esse novo conceito de energia vem crescendo nas residências brasileiras, muitas pessoas acabam digitando em seus buscadores os motivos pelo qual o sistema de energia solar vale a pena.

Abaixo vamos destacar quatro motivos pelo qual, você consumidor deverá pensar em aplicar esse conceito em sua casa. Confira:

Pouco gasto com manutenção

Os sistemas fotovoltaicos operam 12 horas por dia, gerando uma boa quantidade de energia elétrica, com isso, necessitam de uma manutenção muito baixa.

O principal serviço de manutenção que aparelho necessita, pode ser feito pelo próprio consumidor. Que consiste na limpeza dos módulos, porém, isso só no caso deles estarem muito sujos.

O que não é visto frequentemente, pois, eles possuem uma película antiaderente capaz de prevenir o acúmulo de sujeira.

Resistência a ações do tempo

Além da pouca manutenção que o aparelho necessita, o consumidor que decidi instalar o sistema pode ficar tranquilo quanto os reparos necessários.

Isso porque as placas, por estarem mais vulneráveis sempre expostas ao céu aberto, possuem tamanha resistência que são capazes de aguentar os impactos de grandes bolas de granizo, tudo para assegurar que estejam funcionando durante a sua longa vida útil.

Instalação feita de maneira rápida

Entendemos que você já deve estar fascinado com essas vantagens e com isso, teve a certeza de que a energia solar para sua residência vale a pena.

E decidiu que, assim como vários brasileiros, também quer se tornar o gerador da sua própria energia elétrica. Mas, uma dúvida deve ter surgido em sua cabeça, “demora para fazer a instalação?”.

A resposta para sua pergunta é: não. Pois, o prazo médio das instalações de todos os aparelhos, contando com placas solares, com aquecedor solar preço acessível, com boilers de aquecimento, demoram em torno de 2 a 3 dias.

Sem preços exorbitantes em sua conta

Isso mesmo, sabemos que você, consumidor, sofre com os atuais aumentos no preço da energia elétrica nas grandes cidades e isso, tende a piorar nas épocas de seca.

Pois, sem chuva, as usinas hidrelétricas tendem a ficar sem água armazenada e assim, prejudicando diretamente o bolso do consumidor final.

E o mais engraçado, é que as épocas sem chuva, estão localizadas próxima a estação do ano que é conhecida como verão.

Próximo a essa época, o Sol tende a brilhar, com isso, o hemisfério sul recebe uma grande quantidade de raios solares, sendo eles uma fonte de energia inesgotável.

Com isso, o consumidor que decidir instalar um sistema de termosolar para a sua residência, não contará mais com os preços exorbitantes praticados pelas companhias elétricas.

Como fazer um projeto fotovoltaico residencial?

Sabemos que você ficou interessado e agora quer buscar novas fontes de energias alternativas para a sua residência.

Porém, antes necessitamos te explicar todo o conceito para suprir todas as suas dúvidas.

Como ressaltamos no início do texto, é necessário um técnico e uma empresa qualificada, capaz de instalar todos os aparatos que a energia solar comece a funcionar.

Mas antes disso, o técnico responsável deverá fazer uma vistoria na sua residência, para somente assim, elaborar um projeto fotovoltaico residencial.

Que consiste em nada mais, nada menos, do que definição da quantidade de energia a ser produzida. Com isso, o técnico poderá determinar o local da instalação dos painéis e placas.

Para que assim, o projeto esteja perfeito para a possível instalação. Como prometido, destacamos as vantagens em instalar a energia solar térmica em sua residência.