A importância das fachadas

Os condomínios residenciais ou comerciais seguem diversos padrões de estética, principalmente diante de cada andar.

Normalmente, todos os utilizadores do prédio precisam preservar a mesma estética em janelas, por exemplo, mantendo um padrão igualitário para que o local apresente um alto valor estético.

Afinal, imaginem se cada morador mudasse a cor das paredes externas a má impressão que causaria aqueles que passassem pelo local ou fossem escolher um imóvel.

A importância da reforma de fachadas

Reformas em prédios residenciais ou comerciais são feitos de forma regular. Sempre que a pintura do espaço está com falhas e imperfeições, até mesmo velha de tempo, a restauração é realizada.

Assim, uma Pintura de fachada de prédio deve ser realizada para preservar a segurança (com relação a infiltrações, por exemplo) e a beleza do local.

Para que tudo ocorra da forma esperada, tanto na qualidade como na agilidade do serviço, é preciso anteriormente compreender a importância da fachada de um local.

A fachada de um condomínio é tudo aquilo que compõe o visual visível de um imóvel, devendo estar harmonioso e chamativo.

A fachada pode ser externa (Frente, lateral e fundos) ou interna (portas dos apartamentos, corredores, pisos, garagem e áreas comunitárias).

A lei condominial dita como deve ser feita a padronização dos espaços, em relação a materiais, cores e todos os demais aspectos necessários para manter uma harmonia estética.

Por conta disso, a pintura da fachada do condomínio precisa seguir às cores indicadas no memorial descritivo do prédio.

Sempre que houver alguma imperfeição, deve-se realizar a pintura na fachada. Essas imperfeições podem ser caracterizadas em infiltrações, trincas, fissuras, descascamento, pintura antiga, bolhas e descoloramento.

Todas essas situações podem surgir com o tempo, já que a fachada fica exposta às intempéries climáticas e a qualidade da tinta vai sofrer interferência de acordo com o tempo, precisando então de reparos e cuidados.

Existem diversas vantagens em realizar a pintura na fachada de prédios, podendo ser realizada em policabornato. São elas:

  • Alta resistência a impactos;
  • Transparência e luminosidade natural;
  • Fácil instalação;
  • Baixo peso:
  • Os gastos com manutenção são menores;
  • Economia de energia;
  • Anti chamas;
  • Proteção anti-UV;
  • Podem ser instaladas sobre estrutura de alumínio, aço ou madeira;
  • Ótimo aspecto estético ao empreendimento;
  • É mais eficiente no aspecto térmico.

A Alta resistência a impactos se relaciona ao fato de que a Cobertura em Policarbonato é inquebrável. Desse modo, o policarbonato é ótimo para substituir o telhado em diversas áreas por conta de sua forte resistência.

Com relação ao baixo peso, as chapas de policarbonato são compactas, pesando metade do peso que as de vidro e as alveolares apresentam.

Ou seja, além da leveza do material, que traz resistência para a estrutura, sua instalação se torna mais barata que a de outras opções.

Em caso de incêndios, o material ainda não propaga a chama. Por ser um material auto-extinguível, o policarbonato evita a propagação de fogo e os gases gerados são menos tóxicos que os do acrílico.

Além disso, dispensa maiores recursos com segurança contra incêndio, devido a sua propriedade retardante de combustão.

A cobertura de policarbonato também possuem um tratamento contra os raios ultravioleta mantendo a transparência e a resistência ao impacto ao longo dos anos de exposição direta ao sol.

Outro benefício é que ela é mais eficiente no aspecto térmico, uma vez que sua condutibilidade térmica é menor que a do vidro.

Além da cobertura de policabornato, existe outro método muito eficiente para realizar a reforma de fachada, sendo uma alternativa eficaz para peças com longo comprimento: A bobina de aço.

Esse aparelho é excelente para realizar coberturas, acabamentos e revestimentos em grandes edifícios.

A bobina de aço galvanizado, também pode ser encontrada como chapa rolo, é ampla e funcional, muito utilizada em segmentos do mercado como indústrias, comércios e construção civil.

Bobina de aço na restauração de fachadas

A bobina de aço galvanizado é mais resistente que uma bobina de aço comum. Além de sua ampla resistência mecânica, a bobina de aço galvanizado possui diversas vantagens, podendo facilitar todo o processo de reforma de fachadas em prédios comerciais ou residenciais.

A bobina pode ser adquirida como um produto pronto, mas também pode ser encontrada em estado bruto.

No caso da compra do produto pronto, o tempo da realizaçaão do procedimento é otimizado.

De modo geral, a bobina é um utensílio de alta durabilidade, pois é resistente e possui longa vida útil. Além disso, é resistente a situações corrosivas no meio ambiente, podendo variar entre o excesso de sol, chuva, umidade e fenômenos climáticos.

Ela também pode ser combinada com telhas durante o procedimento de instalação, sendo elas a telha sanduiche, telha galvanizada ou telhas de zinco.

O processo de restauração de fachadas de condomínios é um processo necessário, que ao ser realizado com os materiais corretos, possui alto padrão de qualidade e duração.

Por isso, é muito importante investir nas escolhas corretas, visando o custo-benefício. Assim, existem materiais para todo o tipo de situação, além de profissionais capacitados para auxiliar corretamente em todos os procedimentos.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *