A importância do planejamento na construção

O planejamento, gerenciamento e monitoramento de obras da construção civil são pilares de um ambiente produtivo. Mas para que as atividades sejam, de fato, efetivas é preciso ter ferramentas e maquinários disponíveis e acertados para cada tarefa, assim como a contratação de mão de obra especializada.

A matéria-prima utilizada também deve ser de qualidade comprovada, para atender às normas de segurança, que devem ser implementadas em um canteiro de obras, seguindo normas de regulamentação das entidades de classe.

Para atender às legislação vigente, é preciso estar atento a todos os cenários, desde a compra de pregos até a contratação de profissionais capacitados e com habilidades técnicas que possam ser adequadas à realização de tarefas específicas.

Confira a seguir mais alguns aspectos essenciais para uma obra de sucesso e como tornar os processos mais otimizados e menos custosos.

Como atender as várias etapas?

Para seguir os pilares de eficiência, as incorporadoras e construtoras imobiliárias foram buscar no mercado empresas de gerenciamento de projetos e obras que contam com mão de obra especializada e que podem contribuir para que cada passo seja dado de acordo com a possibilidade de crescimento e construção.

Arquitetos, engenheiros, eletricistas, encanadores, marceneiros e serralheiros fazem parte do quadro de funcionários, assim como os mestres de obras, pedreiros e ajudantes de pedreiros.

Desde o nivelamento do terreno, é aplicado o conhecimento de cada profissional para acompanhar o andamento das obras, conforme o planejamento proposto, com calendário de início e entrega ao final dos trabalhos.

Devido à complexidade do trabalho, a contratação de uma equipe especializada para o desenvolvimento de um projeto de instalações elétricas deve contar com engenheiros e eletricistas para que todo o abastecimento imobiliário não seja comprometido, atendendo às normas de segurança contra acidentes e incêndios.

O setor de hidráulica deve contar com encanadores e pedreiros para identificar os pontos de abastecimento e coleta de água, assim como o devido escoamento de água pluvial e esgoto para encaminhamento em estações de tratamento.

Planejamento: Projeto deve atender zoneamento municipal

Os municípios são divididos em diferentes zoneamentos, atendendo a áreas residenciais, comerciais e industriais. Também há a zona mista, que compreende espaços residenciais e empresariais de acordo com a legislação vigente no plano diretor.

As equipes de gerenciamento devem se atentar para o projeto de aterramento residencial, identificando o zoneamento municipal em que o empreendimento imobiliário está inserido.

Desta forma, não corre-se o risco de paralisar as obras para fazer um readequamento, o que pode afetar o investimento proposto desde o início da construção em questão.

As áreas residenciais são projetadas para atender uma demanda específica de veículos, além de permitir apenas a construção de prédios residenciais, como edifícios e casas.

A verticalização imobiliária também deve ser observada, pois muitos municípios não permitem a construção de prédios com mais de quatro andares, devido ao posicionamento geográfico e a estrutura geológica do local.

Os custos de calçamento também devem ficar sob a responsabilidade das construtoras que deverão usar como limitador a guia de concreto padrão prefeitura preço – que pode ser incluído nos impostos prediais e territoriais urbanos devido ao governo municipal e pagos de forma anual.

Os modelos que seguem o padrão municipal possuem diversas vantagens, como:

  • Resistência a choques de veículos;
  • Suporta as mais variadas intempéries climáticas;
  • Pode ser adaptada ao ambiente, como ruas e jardins.
  • Mantém a padronização dos passeios e calçadas.

As guias também podem ser rebaixadas e podem ser instaladas em frente à entrada da garagem, quando o imóvel possuir esse tipo de entrada.

Nos demais casos, as guias devem manter uma altura padrão para evitar que a água da chuva entre nos imóveis, causando prejuízos por causa de enchentes e tudo isso deve estar especificado no planejamento.

Uso de máquinas para execução de tarefas

A instalação desse tipo de equipamento deve ser feita conforme os limites do terreno. Para que o serviço seja realizado de forma rápida e eficiente, protegendo até mesmo o canteiro de obras, é preciso utilizar máquinas exclusivas.

Nesse sentido, o aluguel de alisadora de concreto é uma solução eficaz para nivelar o sobrepiso antes de receber qualquer tipo de acabamento.

As áreas externas podem ter esse tipo de equipamento para nivelar o piso de calçadas, para o trânsito de pedestres, evitando qualquer desnível que possa causar um acidente.

É importante frisar que alguns equipamentos públicos adotam um sinal tátil, no solo, para que deficientes visuais e com mobilidade reduzida possam se guiar, garantindo a segurança e o direito de ir e vir.

Além da alisadora de concreto, a dinâmica de um canteiro de obras pode ser eficiente, bastando que a locação de equipamentos para construção esteja dentro do planejamento estratégico, com gerenciamento de mão de obra apropriada e monitoramento da realização de tarefas até a conclusão final.