A importância dos tubos nas instalações hidráulicas

As instalações hidráulicas são processos importantes para que ocorra a distribuição de água nas torneiras e chuveiros da residência. Essa é uma das partes mais criteriosa e fundamental em qualquer construção ou reforma. Assim, fazer um projeto hidráulico antes de iniciar as atividades relacionadas a instalação é uma maneira de garantir bons resultados.

Um projeto hidráulico consiste em determinar o posicionamento e o diâmetro dos tubos e conexões, caixas de inspeção e outros elementos importantes para que o abastecimento de água na edificação ocorra com qualidade e evitando problemas no futuro.

Desse modo, a distribuição de água quente, fria, pluvial e o esgoto fazem parte do projeto hidráulico e são essenciais para um abastecimento efetivo e descarte correto dos materiais.

A importância de utilizar materiais de qualidade nas instalações hidráulicas

Fazer um projeto adequado é uma responsabilidade do engenheiro ou arquiteto que está comandando a obra. Do mesmo modo, disponibilizar capital para a compra dos melhores materiais para a instalação é essencial para a qualidade do serviço.

Na área externa da edificação, investir em um piso drenante é uma solução para fazer a captação da água pluvial e destiná-la ao local adequado.

Um ponto positivo do piso drenante preço é o fato de evitar alagamentos, ajudando a manter o seu imóvel protegido.

Ale´m disso, outras vantagens e características desse piso são:

  • Ecologicamente correto;
  • Disponível em várias cores, formatos e tamanhos;
  • Cria um visual moderno nos ambientes;
  • É permeável;
  • Resistente;
  • Absorve a água da chuva e encaminha para o lençol freático.

Com benefícios interessantes e que agregam valor ao imóvel, o investimento no piso drenante pode ser um excelente negócio.

Para isso, pesquisar em depósitos e lojas de materiais de construção é uma maneira de encontrar esse e outros modelos de pisos para vários ambientes da sua residência.

Tubos e suas funções nas instalações hidrossanitárias

Ao elaborar o projeto hidráulico de um imóvel, as pessoas logo pensam nos tubos de

PVC (Policloreto de Vinila) devido ao seu baixo custo, qualidade e resistência.

O tubo de PVC preço é acessível, sendo usado para a condução de água fria e sendo o modelo mais utilizado nas instalações hidrossanitárias. Existem dois modelos desse tubo: o PVC roscável e o soldável.

A junção dos tubos é feita com adesivo plástico, evitando o uso de equipamentos e produtos especiais.

Além disso, o benefícios do tubo de PVC são:

  • São leves de manusear;
  • Fáceis de instalar;
  • Apresentam excelente custo-benefício;
  • Pode ser usado em qualquer tipo de obra;
  • Resistência a produtos químicos;
  • Economia e eficiência.

Pesquisar o valor do tubo de pvc comprar é uma ótima forma de conseguir um bom resultado na instalação e ter o melhor aproveitamento dos encanamentos da sua residência.

Conexões hidráulicas

As conexões são peças que são encaixadas nas tubulações para a condução de água quente, fria ou de ar comprimido. Podem ser usadas em diversas obras, sejam elas residenciais ou industriais.

As conexões PPR (Polipropileno Reticulado) podem ser encontradas nas cores azul, indicada para ar comprimido, e verde, para água quente ou fria.

Os pontos positivos da azul são a facilidade na instalação e manutenção, baixo índice de entupimento de válvulas e leveza.

Já as vantagens da verde se resumem na ausência de corrosão, maior durabilidade, facilidade no transporte de água e manuseio seguro.

Ter conhecimento da planta do imóvel é muito importante para conseguir definir o diâmetro dos tubos.

Um tubo 75mm agua preço de mercado, por exemplo, é usado nas instalações para a lavanderia. O seu tamanho favorece a saída de água em grande quantidade, sendo adequado para essa área da residência.

Já os tubos de 40mm são usados na saída de água da pia e os de 100mm para a saída da descarga da bacia sanitária e tubos de esgoto.

Tratamento de água

Os processos de tratamento são essenciais para que as pessoas possam consumir a água e para uso nas atividades diárias.

Quando a água começa a apresentar um gosto de metal, por exemplo, é necessário fazer um processo de remoção de ferro e manganês da água para que ela não fique com nenhum gosto.

Um profissional especializado em tratamento pode fazer uma análise para entender o grau de potabilidade da água.

O excesso de ferro e manganês na água causa mau cheiro no banheiro, mancha nas roupa e utensílios sanitários e pode causar incrustações nos canos além de problemas nessas estruturas.

Para evitar problemas de má qualidade na água, é interessante usar um filtro desferrizador, que consegue remover os metais presentes na água sem usar produtos químicos, devolvendo a boa procedência ao recurso hídrico.

Isto posto, dedicar tempo e capital para a compra de materiais de qualidade para as instalações hidráulicas são uma maneira de conseguir agregar qualidade na distribuição e no abastecimento de água na sua edificação.