A utilidade do PVC na construção civil

Quando falamos de obra, construção ou então de reforma, sempre vem em mente os materiais disponíveis para realização de determinada atividade.

Quando falamos de revestimento de chão, vem a mente os pisos laminados, pisos vinílicos e os de madeira. Quando falamos de revestimento de parede, vem a nossa mente as texturas, as pinturas de parede, os azulejos de cozinha e assim por diante.

Mas quando falamos de forro para teto, vem sempre na nossa mente um material clássico que, apesar de bonito, é extremamente difícil sua instalação e nem sempre fica bom, que é o gesso.

Mas assim como a tecnologia evolui, os pensamentos quanto aos materiais usados na construção também mudam, e um material chamado Policloreto de Vinila, mais popularmente conhecido como PVC vem à tona.

O PVC é um material polímero que tem como características rigidez e versatilidade no seu uso, sua composição é muito simples, tem quase 57% de cloro que vem do sal do mar e os outros 43% vindos do petróleo, mas especificamente do elemento chamado etileno.

Há algumas pesquisas que estão tornando o PVC cada vez mais sustentável, sendo que em uma delas, uma empresa conseguiu fazer o material por meio do etanol de cana de açúcar.

O PVC pode ser usado em inúmeras aplicações, desde móveis até forros. Em alguns lugares, além da utilização do armário de aço escritorio, muitas pessoas também estão usando os armários de PVC.

No segundo caso, os móveis são mais leves e também muito mais resistentes.

O PVC pode formar materiais que podem ser tanto transparentes como opacos, rígidos ou flexíveis, que tem como objetivo atender as mais variadas demandas de um projeto, seja na fabricação de móveis para residências ou para escritórios de médio, pequeno ou grande porte.

O PVC é ideal por conta de suas propriedades, que são: a resistência a intempéries e facilidade de limpeza. O último tópico também pode ser encontrado no armário de aço para cozinha.

Forros de PVC para construção

Além de móveis, o PVC – Policloreto de Vinila, é muito usado em forros para casas, postos de gasolina, escola e dentro outros locais.

Isso porque, é um material mais versátil que outros para fazer o forro, tem uma aparência bonita e ainda é um material que, apesar de usar componentes do petróleo, a produção tem baixo impacto ambiental e pode ser reciclado.

Os forros de PVC chamaram a atenção na última década, principalmente por conta da busca por um novo material para forros. Muitas pessoas que gostam de forro de madeira, optaram pelo forro de PVC madeirado, que é o PVC com a personalização de madeira, como se fosse um piso laminado – que imita a madeira.

Tipos de forro de PVC

O forro de PVC por ser um material muito bom para formação de forros e também para construção de armario de cozinha, há alguns tipos principais, que podemos citar, que é o forro linear e o forro modular.

O linear tem a característica de ser produzido em réguas e então são dispostas no teto. Já as modulares são mais indicadas para ambientes maiores, por exemplo escolas, hospitais, academias e outros.

Os forros de PVC possuem diversos tipos de modelos e cores, claro, sempre deve-se perguntar ao fabricante. Podemos citar como tipos de forros de policloreto de vinila:

  • Floral;
  • Forros madeirados;
  • Forro duplo;
  • Forro light.

Assegurando a qualidade dos forros na construção

Como tem sido um tipo de material que vem ganhando ascendência, viu-se a necessidade de Normas Técnicas para a criação e produção de materiais de qualidade.

Assim, desde 1995 existe o chamado “Programa de Garantia de Qualidade de Componentes – setor forro”. Aqui a avaliação dos materiais é de forma laboratorial, tanto a sua composição física quanto química. Os tipos de exames são:

  • Estabilidade dimensional;
  • Resistência aos impactos;
  • Teor de cinzas;
  • Marcação indelével;
  • Planicidade.

Logo depois, foi melhor estruturado pela Norma Técnica de número 14285, que fala em como a a resina do PVC deve ser feita, quais as características de um bom material e o que permite que tal forro seja eficiente.

Assim, isso garantiu que as empresas pudessem tornar seus forros muito eficientes na construção. Dessa maneira, o PVC tem grande versatilidade, podendo ser usado tanto para móveis, como para forros – e é altamente recomendado.