Você conhece esses acessórios para construção?

A cantoneira é uma peça de acabamento utilizada em projetos de construção civil para proteger quinas e guarnecer ângulos de paredes onde são instalados cerâmicas e pisos no geral.

A cantoneira para parede evita o desgaste no revestimento – pela colisão de objetos, por exemplo – contribuindo para melhor preservação dos materiais.

Serve para arredondar e cobrir cantos, evitando que aconteçam acidentes, e por isso é bastante indicada para casas onde há idosos e crianças.

Sua instalação é muito simples, e possibilita um acabamento mais refinado à instalação dos azulejos de banheiros, cozinhas, varandas ou qualquer lugar que conte com esse revestimento.

Há dois tipos de cantoneira disponíveis: as que sobrepostas e as que são embutidas na construção.

No primeiro caso, a peça é inserida por colagem – normalmente com produtos feitos à base de silicone – em um espaço pré-determinado, por um esquadro ou régua, por exemplo, depois de serem cortadas nas dimensões necessárias, se for preciso.

Elas são colocadas nos cantos posteriormente à implantação da cerâmica na parede.

Já a cantoneira de parede de embutir, deve ser colocada ainda durante a execução da instalação da cerâmica: enquanto os azulejos são firmados na parede.

Deve-se pôr o material colante – normalmente silicone – na lingueta que faz parte da cantoneira e inserir a peça na cerâmica, previamente aplicada.

Depois, os azulejos da parede ao lado podem ser colocados, sempre pensando no encaixe com a cantoneira aplicada.

O que é e para que serve uma desempenadeira dentada?

A desempenadeira é um acessório cujo propósito é nivelar e retificar a espessura de massas feitas para fundar revestimentos, uniformizando-os.

Também serve para estabelecer fendas que fixem, com mais precisão, pedras e cerâmicas na parede.

São feitas, normalmente à base de aço, plástico, madeira ou mais de um desses materiais combinados.

No caso das de madeira, são usadas, principalmente, para regular o nível da primeira camada de argamassa aplicada, que serve de base ao reboco.

Para pressionar essa argamassa na parte de dentro dos revestimentos, em suas juntas, e ainda, remover os excessos desse material nas construções, é utilizada uma desempenadeira emborrachada.

A desempenadeira dentada, por sua vez, serve à colocação de argamassas, de tipo colante, na cerâmica.

Possuem dentes em sua parte plana que podem ter formato de semicírculo ou quadrados, e que servem para criação de fendas que favorecem a adesão do revestimento às peças que o compõe.

Como esse acessório sofre um desgaste natural pelo seu uso, é importante que alguns cuidados de conservação sejam tomados: em primeiro lugar, quando os dentes da desempenadeira dentada estiverem gastos.

É preciso que eles sejam refeitos com o auxílio de uma lima, para que o trabalho de aprofundamento das fendas aconteça de forma uniforme pela argamassa.

Para que não apareçam anormalidades em seu formato, comprometendo sua utilidade, recomenda-se que a peça não seja batida contra a parede após o uso, e que ela seja limpa após a realização dos procedimentos.

Se o revestimento trabalhado for gesso, recomenda-se, ainda, que o material receba uma camada de vaselina para proteção.

Caso a desempenadeira possua ferrugem, esteja soltando farpas ou esteja com formato irregular, deve-se descontinuar seu uso, pois essas características podem comprometer o acabamento da obra em que é utilizada.

Os batentes de porta feitos de madeira

Na instalação de uma porta, é necessário um conjunto de elementos – entre eles o batente de madeira – que garantem sua plena funcionalidade, de maneira correta e eficaz.

E ainda contribuem para complementar a decoração de ambientes externos e internos.

O batente tem a finalidade de tampar as irregularidades e deformidades estruturais do local onde a porta é fixada.

A cobertura das falhas e fendas no suporte das portas evita que ocorra a transferência de materiais, como sujidades e poeiras, pequenos animais (mosquitos, vespas e insetos no geral).

Bem como correntes de vento, auxiliando a manutenção da limpeza do ambiente doméstico, evitando, ainda, que as forças das correntes de ar danifiquem a estrutura das paredes.

Ainda, essa peça serve para suportar a batida das portas, amortecendo a força da colisão, e garantindo, assim, que essas tenham maior vida útil, sem contar com deformações.

O batente de madeira, ao evitar essa colisão direta, protege a pintura e a alvenaria que fazem parte da casa.

Esse material realiza um bom isolamento acústico e de temperatura, e por isso é bastante recomendado em áreas internas, em comparação ao mesmo acessório feito de alumínio, por exemplo.

As esquadrias completas feitas de madeira precisam ser protegidas com uma camada de tinta ou de verniz e algum produto impermeabilizante, a fim de evitar o desgaste do material pela ação da chuva, do sol e outros fatores.