O uso de chapas, peças e tubos de aço é algo corriqueiro na indústria. A popularidade dessa liga metálica, por sua vez, vem de suas características: resistente, ela proporciona uma excelente relação custo-benefício para quem opta por utilizá-la.
Apesar disso, nem todos consideram que existem diversos tipos de aço no mercado, e que cada um deles tem as suas particularidades.
Por exemplo: enquanto a versão carbono é conhecida por ter uma grande quantidade desse químico – e, consequentemente, ter uma alta taxa de dureza – o inox tem como traço mais conhecido a sua superfície lisa e brilhante. Ainda assim, ambos são considerados aço.
Quando a prioridade de uma pessoa é contar com uma liga metálica que seja resistente a elementos ambientais, como chuva e poluição, especialistas costumam indicar dois tipos de aço: o galvanizado e o inoxidável.
Por mais que boa parte das pessoas considere que ambos são a mesma coisa, eles são distintos e têm particularidades em relação ao outro.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas informações importantes a respeito do aço galvanizado e do inoxidável, bem como suas semelhanças, diferenças e como escolher entre um e outro.
O que é o aço galvanizado?
A galvanização é um processo industrial no qual um metal é revestido por outro. Aquele que fica na parte externa da peça é considerado de sacrifício, pois se deixa degradar por elementos ambientais enquanto aquele no interior se mantém preservado. Entre os elementos que podem ser usados nesse procedimento, estão:
-
Zinco;
-
Cromo;
-
Estanho;
-
Ouro.
Assim, deduz-se que um utensílio, chapa ou tubo de aço galvanizado nada mais é do que um objeto que foi revestido por outro metal, fazendo com que o aço em seu interior tenha uma vida útil mais longa.
O que é o aço inox?
O aço inoxidável, por outro lado, é uma liga metálica que recebe alguns componentes diferenciados durante o seu processo de fabricação.
Por mais que ela, assim como os demais tipos de aço, tenha uma grande quantidade de ferro, distingue-se por conter, no mínimo, 10,5% de cromo, o que gera boa parte de seus diferenciais.
Vale ressaltar que, nos últimos anos, a procura por itens como o tubo de aço inox tem crescido consideravelmente.
Entre os motivos por trás disso, estão sua resistência a variações bruscas de temperatura, o bom apelo estético e a sua superfície lisa e com poucas ranhuras, que dificulta a proliferação de microrganismos.
Assim, é comum ver o aço inoxidável em locais como indústrias que têm que seguir padrões muito altos de higiene, bares, restaurantes e, até mesmo, residências.
Quais as semelhanças entre eles?
Devido ao fato de ambos os materiais serem semelhantes, muitas pessoas têm dificuldade para optar por um ou outro.
Entre todas as características de ambos, a que mais se destaca é a resistência aos elementos ambientais: tanto o tubo inox quanto o galvanizado levam mais tempo para ficarem seriamente degradados quando expostos a eles.
Isso, por sua vez, faz com que eles se tornem excelentes opções para imóveis localizados em cidades litorâneas.
Quais as diferenças entre eles?
Apesar disso, ambos os materiais têm algumas distinções entre eles. A primeira delas é que, enquanto o inox é uma liga metálica em si, a galvanização é um processo industrial, que não altera a composição do aço usado nele.
A segunda discrepância que merece ser notada é o preço: por mais que ambos tenham um valor superior ao do aço comum, o inoxidável se destaca como o que exige um investimento mais alto para ser instalado em determinado local.
Além disso, é preciso levar em conta que, por mais que ambos sejam considerados resistentes, seus coeficientes dessa grandeza são diferentes.
Isso, por sua vez, faz com que o aço galvanizado seja mais empregado na construção de obras, e, o inoxidável, em projetos de imóveis maiores.
Inox ou galvanização?
Não há alternativa: a única maneira de definir qual tipo de aço é o mais indicado para determinado projeto é analisando suas particularidades.
Caso ambos sejam compatíveis com elas, é possível fazer a eliminação pelo quesito preço: enquanto quem tem um orçamento mais folgado pode optar pelo inoxidável sem maiores problemas, quem não pode fazer um investimento tão grande deve optar pelos objetos de aço galvanizado, que também são resistentes, mas, ao mesmo tempo, mais em conta.