Automação residencial: o que você precisa saber?

A tecnologia e inovação também podem estar presente nas residências. A automação residencial é um exemplo bastante interessante e consiste em instalar um sistema por meio de softwares que tornem partes residenciais mais inteligentes.

A automação de máquinas já é algo muito comum na indústria e em outros setores de tecnologia e inovação e atua por meio da programação de máquinas para a realização de atividades. Com isso, o tempo de realização de atividades fica mais rápido e preciso.

No caso da automação residencial, vários locais da casa podem receber uma programação inteligente como:

  • Apagar e acender as luzes;
  • Ligar eletrodomésticos como ar condicionado;
  • Ativar elementos de proteção como alarme e cerca elétrica;
  • Portas e janelas podem ser automatizadas;
  • Sistemas de refrigeração da residência;
  • Sistemas de irrigação do jardim.

Ainda, a automação pode estar presente nas cortinas como é o caso da automação residencial de persianas. As persianas são cortinas bastante versáteis que permitem a entrada de luz em um local de modo controlado pelo próprio usuário.

Além disso, essa persiana é mais fácil de instalar e limpar, incorporando também um design moderno e sofisticado. O mais interessante em incorporar um sistema de automação residencial é porque isso agrega mais conforto, segurança e bem-estar aos moradores.

Tipos de cortinas importantes para a residência

Existem vários tipos de cortinas disponíveis no mercado. Já falamos sobre o modelo de persianas, que são cortinas bastante simples e versáteis.

Nesse momento, vale a pena destacar também sobre o uso da cortina de rolo para sala e para outros locais da residência, como no quarto. Esse tipo de cortina é utilizada em vários locais, pela sua versatilidade.

Essa cortina se abre de baixo para cima e pode ser feita com uma base em poliéster. Mas, esse tipo de cortina pode ser feita com outros tipos de tecidos e modelos e contribuem para aumentar a privacidade do local.

Essas cortinas também evitam a entrada de luz em excesso. Esse tipo de cortina em rolo também pode ser no modelo de persiana romana, que também pode ser utilizado de cima para baixo, com uma abertura facilitada.

A abertura e fechamento das cortinas também podem ser automatizados e programados a partir do melhor horário e momento para o cliente.

Para quem não tem um sistema de automação residencial e deseja instalar em um imóvel já construído, uma opção é realizar uma reforma residencial para instalar esse sistema, que depende de uma boa parte elétrica, bem estrutura em seu cabeamento e tomadas.

Incorporando à reforma, é possível modernizar sua residência ou prédio com a instalação de elevadores prediais. Os elevadores são importantes para o transporte e locomoção dos moradores de um ponto a outro no imóvel ou prédio.

Ele facilita o deslocamento, principalmente, de pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção, além de facilitar desse deslocamento para crianças e idosos.

A instalação de um elevador é importante e agrega valor ao imóvel. Como esse serviço requer a instalação de uma cabine, cabos e todo um aparato de fios conectados, é importante que seja feito por uma equipe técnica e especializada.

Automação da iluminação

A iluminação compreende as lâmpadas da residência e as arandelas de parede, que são pequenas luzes instaladas em diversos pontos da casa para agregar ainda mais conforto e sofisticação.

Com um sistema automatizado, você nunca mais terá o problema de esquecer as luzes acesa. Isso porque, através de programação é possível verificar um horário para que as lâmpadas acendam e apaguem.

O mesmo vale para os eletrodomésticos e equipamentos que dependam da eletricidade, auxiliando diversas tarefas e atividades necessárias à residência.

Outros elementos importantes para a residência

Além dos sistemas automatizados que citamos nesse artigo sobre a automação residencial, vale a pena falar sobre os artigos de decoração da residência.

Durante uma construção ou reforma, uma das dúvidas é sobre qual tipo de pintura e textura colocar nas paredes.

Textura e pintura que vão servir como um elemento de proteção das paredes. Mas, um modelo que tem crescido e que também protege a parede é o papel de parede, que está disponível em várias versões como papel de parede para sala ou quarto, por exemplo.

Existem vários modelos disponíveis, inclusive o 3D (Três dimensões), que são acessíveis ao cliente, apresentando um excelente custo-benefício.