Soluções para coberturas e fachadas

Escolher o tipo de cobertura ideal não envolve somente a aparência que o elemento vai proporcionar para o local, como também a funcionalidade, incluindo a instalação, usabilidade e, por fim, durabilidade.

Por isso, aquilo que parecia uma tarefa fácil (escolher a cobertura), acaba sendo uma missão quase impossível.

Portanto, para sanar qualquer tipo de dúvida acerca do assunto, separamos as melhores soluções para coberturas e fachadas.

Toldo: versatilidade atrelada ao uso

Em linhas gerais, toldos e coberturas são diferentes, mas se usados de forma estratégica podem atuar em conjunto.

Os toldos são instalados em janelas, fachadas, portas, janelas, jardins ou varandas. O intuito principal consiste em manter o ambiente protegido da chuva ou do sol.

O material usado nos toldos é a lona, por proporcionar proteção, resistência e durabilidade. Geralmente, o equipamento é encontrado até em estabelecimentos, como bares e mercearias.

Neste contexto, o mais usado é o Toldo Cortina, que são vendidos até com uma janela de plástico no meio, facilitando a visão de clientes e funcionários do ambiente.

Confira algumas das vantagens do toldo:

  • Controla a temperatura do ambiente;
  • Promove proteção;
  • Resistência ao sol e à chuva;
  • Complementa a decoração.

O último exemplo se dá porque os toldos costumam ser vendidos em diversas cores diferentes.

Ou seja, o interessado pode escolher a nuance que mais combina com o projeto estipulado por ele.

Portanto, basta comparecer a alguma Fábrica de Toldos e escolher o modelo desejado.

Variedade que encaixa em qualquer projeto

A variedade que permeia os toldos é muito vasta, uma vez que o mercado disponibiliza diversos modelos para qualquer tipo de projeto arquitetônico.

Em áreas externas, o equipamento costuma fazer muito sucesso justamente pelo fato de ser versátil e possuir um ótimo custo-benefício frente aos demais tipos de cobertura.

Por exemplo, se o interessado não quer perder tempo puxando a manivela, optar pelo toldo articulado seria a melhor coisa a se fazer, porque o equipamento é automático, uma vez que é controlado por um dispositivo remoto.

No entanto, antes de instalar o elemento de fato, é preciso se atentar a alguns pontos cruciais, como o local onde o toldo ficará incumbido de fornecer a proteção.

Por exemplo, para quintais, jardins e garagens, recomendam-se os toldos de policarbonato, pois um material é mais resistente que a lona e cerca de 250 vezes mais fortes que o vidro.

Mas, para desencargo de consciência, confira uma lista com os tipos de toldo mais comuns e utilizados na maioria dos projetos:

  • Toldo vertical;
  • Toldo túnel;
  • Toldo ponto reto;
  • Toldo piramidal;
  • Toldo polivalente;
  • Toldo retrátil;
  • Toldo capota;
  • Toldo fixo;
  • Toldo articulado.

Entre as principais vantagens do equipamento, o controle de luz pode ser destacado. É muito comum que nas fachadas de lojas, o toldo seja o principal meio para evitar que a luz solar atinja os produtos ali expostos.

Como escolher o material?

Geralmente, a maior preocupação de quem opta pela proteção por meio de toldos é o tipo de tecido utilizado. Assim como foi mencionado há pouco, a lona é o principal material dos toldos, sendo utilizada na composição da maioria deles.

Mas, também é possível escolher pelo policarbonato, lembrando que, neste caso, o recomendado é instalar em locais menores.

No caso de fachada ventilada (tendência dos projetos arquitetônicos atuais), o melhor tipo de cobertura caberia ser o toldo retrátil de lona, que em momentos de pancadas de chuva mais fortes, impediria que a água entrasse nas juntas de ventilação.

Em termo de custo-benefício, as lonas em PVC e as acrílicas são as mais buscadas e compradas.

Elas são fáceis de serem limpas, não acumulam tanta poeira e resíduos do dia a dia, além de serem muito resistentes às pancadas, raios UVA e a chuva.

Em questão da durabilidade, os toldos podem durar cerca de 8 anos, apenas com pequenas manutenções periódicas no sistema de abre e fecha.

No entanto, em vista às funções que ele exerce nas fachadas de casas e prédios, no fim, acaba sendo um bom negócio.

Pontos para analisar

De fato, antes de escolher o tipo de cobertura de toldo, é importante analisar cada dica mencionada ao longo deste artigo.

Além disso, procurar por feedbacks sobre a empresa que está fazendo o orçamento é a melhor maneira de saber se ela presta um bom serviço ou não.

Uma cobertura mal instalada pode causar muitos prejuízos, além de colocar em risco a integridade de quem passa por debaixo dela.

Portanto, atentar-se às dicas e pesquisar sobre a empresa, são passos fundamentais para escolher a melhor cobertura.