Como deixar a sua varanda aconchegante gastando pouco

A varanda é um espaço do apartamento muitas vezes pouco aproveitado, devido à falta de integração ao resto do imóvel.

Uma das opções que despontam como alternativa para o melhor aproveitamento da área, é o uso da cortina de vidro para varanda.

Que garante a possibilidade de manter a vista para a cidade, além de proteger o interior do apartamento de chuva, poluição e proporcionar, em alguns casos, maior isolamento acústico.

Essa é uma maneira de deixar o apartamento mais aconchegante, sem gastar muito e proporcionando ao proprietário a chance de aproveitar melhor o espaço disponível.

Opções de fechamento de varanda

Existem algumas opções no mercado para o fechamento de sacada com vidro, que garantem graus diferentes de isolamento e proteção.

Um dos sistemas mais comuns é o europeu, que proporciona a possibilidade de abrir a varanda de forma completa, pois as folhas de vidro se encaixam em um único suporte.

A vantagem deste tipo, é que ele se adapta a qualquer formato de área. A desvantagem do modelo é a pouca vedação da água, em caso de chuva.

Outro modelo é o Stanley, composto por trilhos e cujas folhas de vidro são encaixadas em um painel fixo. Há um bom controle do vento com esse modelo.

Há, ainda, o sistema Versatik, que tem laterais fixas e lâminas centrais, que correm por um único trilho. É o que permite menor abertura, mas garante maior vedação.

Além dos sistemas de fechamento, também é importante se atentar ao tipo de vidro utilizado, que pode ser temperado ou laminado.

A diferença entre eles se apresenta em caso de quebra. O laminado possui uma película interna, o que impede a formação de estilhaços. O temperado se fragmenta ao quebrar.

Pontos de atenção para o uso da varanda de vidro

Antes de dar início aos procedimentos para fazer o fechamento de varanda, é necessário que o proprietário esteja atento a alguns pontos.

Como a legislação pertinente, pois os condôminos não estão autorizados a fazer modificações na fachada e nas esquadrias externas, para não alterar a padronização do edifício.

Todas as mudanças devem ser comunicadas em assembleias. Outro ponto que costuma ser indicado por especialistas da área, é que os proprietários evitem a retirada de porta entre o espaço interno e a varanda.

Benefícios do vidro na varanda

O uso da persiana de vidro garante alguns benefícios, para um melhor aproveitamento do imóvel como um todo por um bom custo-benefício, considerando as vantagens de seu uso. Alguns deles são:

Conforto térmico

Ao fazer eventos no ambiente externo, a temperatura alta pode ser uma preocupação para os anfitriões. O isolamento de vidro deixará o ambiente mais confortável para os convidados.

Preservação da vista exterior

O vidro mantém a possibilidade de se apreciar uma bela vista da cidade ou até mesmo da praia, caso o imóvel se situe na orla.

Vedação em casos de chuva

Planejar um evento aproveitando a área externa do apartamento e ser surpreendido por uma pancada de chuva, é algo que pode deixar o anfitrião em uma situação desagradável.

Com a varanda de vidro, essa deixa de ser uma preocupação na hora de planejar o evento pois, dependendo do modelo, a vedação pode ser completa.

Proteção do espaço interno

O espaço da varanda aberto favorece a entrada de resíduos, como poeira para dentro do apartamento e pode causar problemas ainda mais graves para os proprietários de imóveis à beira-mar.

Pois a umidade costuma danificar os móveis. Com o fechamento, a manutenção do espaço interno será mais fácil.

Isolamento acústico

Moradores de metrópoles têm um problema: a poluição auditiva por morar perto de vias de grande circulação de veículos, o que pode prejudicar a qualidade de vida. A sacada de vidro pode ajudar a resolver esse problema.

A otimização do espaço

O uso da varanda de vidro se popularizou entre os moradores de apartamento, por proporcionar uma melhor utilização de um espaço que pode ficar esquecido, caso não seja feito nenhum investimento para integrá-lo ao imóvel.

Além de resolver problemas, como a vedação em caso de chuva e a preservação do espaço interno, a instalação de vidros pode gerar uma valorização do imóvel, em caso de venda.

Uma das dicas finais para contratar um bom serviço, que deixará o espaço mais aconchegante por um bom custo-benefício, é escolher uma empresa que ofereça garantia e suporte pós-venda para se proteger contra eventuais problemas.