Como é feito o gerenciamento de resíduos?

Gerenciamento de resíduos consiste basicamente em adotar medidas nas etapas de coleta, transbordo, transporte, tratamento, destinação final e disposição ambiental adequada, garantindo assim o máximo reaproveitamento e reciclagem, tendo como consequência a minimização dos rejeitos.

Cada dia mais a importância desse assunto vem crescendo, já que estudos comprovam que uma pessoa produz em média, por dia, 1 quilo de resíduos. Por ano esse número chega a 78,6 milhões de toneladas, podendo ter consciência de tamanho impacto ambiental.

Vantagens de realizar o gerenciamento de resíduos

Confira as vantagens de utilizar esse tipo de processo:

  • Evita-se danos ambientais e a saúde pública;
  • Reduzir desperdício e custos;
  • Aumento da lucratividade nas empresas;
  • Crescimento do desenvolvimento sustentável;
  • Aumento da lucratividade com a comercialização dos materiais.

Vale lembrar que o não gerenciamento dos resíduos aplica-se como crime ambiental, com penalidade de reclusão de um a cinco anos se causado por lançamento de resíduos líquidos ou gasosos, sólidos, detritos, substâncias oleosas, além de possíveis penalidades civis e administrativas.

Cuidados em edifícios residenciais e industriais

Algumas medidas devem ser tomadas para garantir a segurança e o cumprimento das leis, como os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).

Esse processo exige o laudo de spda, que consiste em um documento que fornece registros das inspeções, medições e verificações realizadas no conjunto de proteção contra tais descargas para cumprimento e conformidade da norma técnica brasileira ABNT NBR 5419, cujo objetivo é a proteção das estruturas contra descargas naturais.

O gasto médio com laudo spda preço varia de acordo com a instalação e seu grau de segurança. Ou seja, para grandes edifícios o custo será diferente, adequando-se às exigências que essa estrutura exige.

Juntamente com esse tipo de serviço, faz-se necessário o laudo de aterramento, tendo como intuito a análise de padrões relacionados a proteção em combate de choques elétricos, contatos indiretos, diretos, potencializações, seccionamento automático da alimentação, entre outros.

Tudo sempre de acordo com a sua tensão fornecida diretamente da rede, que no caso pode ser de baixa ou média tensão, se enquadrando como um dos mais importantes para avaliação das condições dentro do aterramento elétrico, obra ou empreendimento.

Ressalta-se que os profissionais da engenharia estejam familiarizados com as normas técnicas por trazerem vastas interpretações no entendimento e na elaboração da produção dos documentos, sejam eles na parte do planejamento propriamente dita, manutenção ou inspeção.

Um olhar atencioso com as tubulações

Um dos principais testes que precisam de atenção em seu projeto é relacionado ao laudo de estanqueidade, onde verifica se algo permanece estanque, sem vazamento, hermético e usualmente feito nas tubulações de gás.

Por se tratar de uma exigência do Corpo de Bombeiros, é imprescindível que seja realizado, além de ser a única forma de garantir que nenhum vazamento vá atrapalhar seu sistema.

Algumas fases constituem o teste de estanqueidade norma, sendo elas:

  • Enchimento da tubulação (por pressurização) testada;
  • Verificação das conexões;
  • Esperar a acomodação do fluido;
  • Analisar se a pressão se manteve constante.

É recomendado que seja realizada a inspeção periodicamente em intervalos máximos de cinco anos, ou de acordo com as instruções passadas.

O laudo de estanqueidade doc pode ser efetivamente benéfico já que o uso correto desses elementos podem gerar economia e segurança à todos, tendo em vista que, como exemplo, o gás é utilizado diariamente, aplicado em diversas situações e cada vez mais relatos de explosões vêm surgindo na mídia.

Além da prevenção ser extremamente necessária, é importante se atentar aos sinais. Em caso de desconfiança de um possível vazamento, fechar a válvula imediatamente é o recomendando pelos especialistas, e manter as janelas abertas para finalidade de ventilação do local.

Em situações onde o gás é encanado, o primeiro passo é ligar imediatamente ao Corpo de Bombeiros e solicitar novas orientações.

No contexto de rede de condomínios ou empreendimentos, a cobrança sobre o síndico ou responsável técnico é redobrado, juntamente com a solicitação dos laudos e testes realizados anualmente.

A importância do gerenciamento dos resíduos se estende também para a área da saúde, com o objetivo de reduzir sua produção e propiciar seu encaminhamento correto de uma maneira segura e eficiente, tendo em vista a proteção dos profissionais, a preservação da saúde pública e recursos ambientais.

Sabe-se que esses resultados podem variar de acordo com a especificação e complexidade dos atendimentos, como no uso de exames, diagnósticos e tratamentos disponíveis.