Como é realizado a sondagem mista?

Antes da execução de qualquer projeto, colocar no papel todas as condições, cenários e desafios a serem vencidos é meio caminho para obter sucesso no resultado final.

Na construção civil, um bom Planejamento e gestão de obras garante muitas vantagens como a compra dos melhores materiais, menos desperdícios e otimização dos custos.

Quando se fala em gestão de obras, leigos vão achar que essa fase é um bicho de sete cabeças. Mas, na verdade esse planejamento assim como qualquer outro, serve para ajudar, entender e proporcionar satisfação para quem recebe o projeto e para quem executa.

Nesse cenário, a chamada Sondagem mista é uma técnica que fornece várias informações necessárias para engenheiros e projetistas e que podem influenciar etapas importantes de um planejamento. Quer saber mais sobre esse método na prática e outras variáveis que estão envolvidas nesse contexto? Continue lendo esse artigo!

Planejamento e gestão de obras: o coração de tudo

Para qualquer projeto na vida, pensar no Planejamento e distribuir o projeto em etapas garante mais satisfação na hora de executar e receber o resultado final. Na construção civil então, essa fase impacta e muito no andamento, conclusão e acabamento das obras.

E se uma das etapas desse plano de gestão fosse analisar as condições geográficas e geológicas de condições de solo e terreno antes da construção? Isso existe e se chama Sondagem mista.

Na prática, esse processo funciona a partir de processos com equipamentos específicos que vão fornecer informações necessárias para os profissionais de construção antes mesmo da execução da obra.

Por isso, pode-se dizer que esse é um método de investigação geológica que literalmente serve para “sondar” o terreno, verificar parâmetros de solo, de rocha e outras informações especiais do campo.

Ter acesso a essas informações traz muitos diferenciais para a equipe responsável pelo projeto, como por exemplo:

  • Condições para avaliar viabilidade de um projeto em um lugar;

  • Verificar possíveis infiltrações e problemas hidráulicos;

  • Condições de resistência do solo;

  • Capacidade de tomar decisões assertivas na construção;

Vale lembrar também que a Sondagem mista (SM) só pode ser feita com instruções técnicas regulamentadas por órgãos ambientais e órgãos que assegurem que o procedimento será seguro e não causará danos.

Elementos que não podem faltar na sondagem

Por se tratar de uma atividade muito específica e técnica, o processo de sondagem exige profissionais capacitados e técnicas adequadas para obter todas as informações necessárias.

Prova de carga estática é uma dessas técnicas. Na prática, esse procedimento é conhecido por determinar todos os esforços e movimentos que devem ser feitos pelas estacas. As estacas são estruturas que permitem que os profissionais conheçam o solo em profundidade.

Voltando à técnica: ela consiste na aplicação de esforços estáticos até que a estaca se mova. É um dos elementos mais solicitados para estruturar ancoragens e vigas metálicas embutidas no terreno.

Entre os ensaios mais comuns da prova de carga estática, dá para destacar a combinação de equipamentos como macaco hidráulico e sistema de reação. Os dois juntos fornecem várias informações importantes do campo como: deslocamento, suporte de peso da estaca, resistência do local e coeficiente de segurança.

Dentro desse universo não tem como falar de itens e modelos de estaca, sem destacar a chamada estaca raiz.

Como o próprio nome diz, esse tipo de estaca é preparada para alcançar a raiz e as fundações mais profundas, podendo atingir uma estrutura do solo superior a 50 metros, com diâmetro variável.

Geralmente, esse recurso é produzido em um canteiro de obras e consiste na perfuração rotativa do local.

Diante de tudo isso, será que a sondagem pode ajudar no seu projeto, de fato?

Depende muito da avaliação da equipe de profissionais e da dimensão do seu projeto. Shoppings Centers, estádios de futebol e empreendimentos grandes, sem dúvidas, exigem procedimentos cada vez mais cautelosos.

Se mesmo com planejamento e gestão de obras, acontece de algumas estruturas sofrerem acidentes, imagina executar grandes projetos sem ao menos conhecer o solo do local?

Ou então: prosseguir com as construções em áreas onde o solo é frágil e o desgaste dos materiais e do trabalho prejudicará ainda mais a natureza.

Por isso, se a sua empresa tiver estrutura e condições para  executar esses procedimentos pré-obra, a recomendação é muito válida e só fortalece Planejamento e gestão de obras.

Assim como as tecnologias de drone e topografia avançada estão ganhando espaço na área de construção civil por influenciarem os projetos, a Sondagem mista é interessante para direcionar as etapas da construção.