Como garantir mais segurança em casas e condomínios?

A segurança de casas e condomínios é assunto sério. Principalmente, quando o assunto são os apartamentos, os riscos relacionados a quedas de crianças são alarmantes. Segundo dados do Ministérios da Saúde, o Brasil registra, por ano, cerca de quase 34 mortes.

Por conta disso, é importante tomar medidas de segurança para evitar que acidentes como esse aconteçam. Mas os riscos não envolvem apenas quedas, mas também incêndios.

Se você busca mais informações sobre como reforçar a segurança de sua casa ou condomínio, continue lendo este artigo.

Processos de segurança em casas e condomínios

Casas e condomínios precisam reforçar a segurança, e quando falamos disso, não nos referimos apenas aos riscos de roubo e invasão, mas também aos riscos de incêndio e quedas de janelas.

Quem tem criança e mora em apartamento sabe que o risco de queda é iminente, portanto, uma das medidas mais recomendadas é a instalação de rede de proteção.

Escolher uma empresa confiável é o primeiro passo, pois essas empresas trabalham com os melhores materiais e que são fiscalizados por órgãos responsáveis.

As telas oferecem resistência de até 500 kg por metro quadrado, além de serem resistentes contra cortes e materiais abrasivos. Para garantir a segurança de maneira efetiva ao usar as telas de proteção, elas precisam ser instaladas em locais como:

  • Sacadas;
  • Janelas de quartos;
  • Janela de salas;
  • Janelas de cozinhas;
  • Janelas de banheiro e área de serviço.

Engana-se quem pensa que janelas como a do banheiro devem ser ignoradas. Em apartamentos, essa janela costuma ser mais alta e estar fora do alcance das crianças, no entanto, devemos nos lembrar que casos assim já aconteceram. As crianças conseguem dar um jeito de ter acesso às janelas, por isso todas devem possuir rede de proteção.

A proteção contra incêndios é outro fator importante que deve ser levado a sério, tanto em residências quanto em condomínios. Acidentes acontecem e falhas também, portanto, são momentos imprevisíveis e inesperados que podem pegar as pessoas desprevenidas.

Para evitar os estragos decorrentes de incêndios acidentais, a procura por um sistema de detecção de fumaça tem aumentado cada vez mais.

Por mais que todos os cuidados de manutenção predial sejam tomados, como manutenção de fiação, por exemplo, os incêndios podem ocorrer de diversas maneiras, portanto o ideal é contar com um bom sistema contra o fogo, que pode provocar estragos grandes e até a morte.

Uma central de alarme também é outra medida de segurança que precisa estar presente nas residências e condomínios. Em caso de arrombamentos, o alarme irá avisar os moradores, que poderão acionar a polícia e evacuarem o local a tempo.

Todas as medidas de segurança são válidas e contra roubo é uma das principais. Preservar o patrimônio com medidas de segurança é a melhor maneira de evitar prejuízos maiores.

Agora que você conhece algumas medidas de segurança contra os 3 principais riscos como quedas, incêndios e roubos, confira a seguir algumas dicas sobre manutenção de extintores que você precisa conhecer.

Por que a manutenção de extintores é importante?

O extintor de incendio é parte importante na proteção contra incêndios e cada local conta com um tipo de extintor adequado para o risco presente.

No entanto, de acordo com as portarias 205-412-206-300 do INMETRO, existem serviços obrigatórios de manutenção de extintores, como:

  • Teste hidrostático;
  • Decapagem;
  • Fosfotização;
  • Pintura;
  • Recarga.

A recarga de extintores de incêndio é a substituição do extintor, manutenção dos componentes, substituição do selo INMETRO, lacre, anel de identificação, quadro de instrução e termo de cada dia a cada 12 meses.

Todos os serviços realizados nos extintores de incêndio requerem profissionais capacitados e habilitados, que fazem uso de equipamentos apropriados para a manutenção dos extintores. Portanto, não deve ser realizada por qualquer pessoa, pois isso pode danificar o extintor e oferecer riscos a sua utilização.

A segurança, seja ela contra roubos, incêndios ou qualquer outro tipo de risco deve ser priorizada. Nunca podemos prever como ou quando as coisas irã acontecer, por isso prevenir é sempre o ideal.

A manutenção de todos os equipamentos de segurança como redes de proteção, sistemas de alarmes, detector de incêndio ou qualquer outro tipo de equipamento também é importante para que todos estejam funcionando de maneira correta, sem falhas na hora de uma necessidade.

Invista em segurança e tenha mais tranquilidade no seu dia a dia.