Como tornar a escada o diferencial do seu projeto?

As escadas são estruturas sempre necessárias quando são realizados projetos de locais altos, como edifícios e locais com mais de um andar, fazendo com que esse elemento construtivo seja essencial ao projeto arquitetônico bem como a decoração do ambiente.

As escadas possuem alguns elementos essenciais a sua composição sendo eles:

  • Corrimão;
  • Degraus;
  • Lances;
  • Largura;
  • Altura;
  • Comprimento;
  • Guarda-corpo.

Assim para que o seu planejamento e execução ocorram de forma correta é necessários que todos esse elementos construtivos sejam considerados e bem projetados, conferindo assim, segurança e qualidade à escada necessária no local.

Tipos de escadas

Por serem essenciais ao projeto, as escadas podem ser bem versáteis e adaptáveis, assim, para que seja possível criar um modelo que confira identidade e segurança a mesma, é necessário realizar uma pesquisa a fim de incentivar o processo criativo e também adaptar o melhor modelo e material a essa estrutura.

O mercado promove uma infinidade de modelos confeccionados com a harmonização de diversos materiais conferindo funcionalidade, elegância, beleza, personalidade e estética ao espaço que é inserida.

Abaixo segue os principais modelos de escadas utilizadas nos projetos arquitetônicos:

Escada em U

O seu modelo segue uma linha reta e em outro patamar muda a direção, que quando vista de cima lembra a letra U. São modelos mais compactos de escadas.

Escada em L

Esses modelos normalmente são projetados para lugares próximos as paredes e não ocupam muito espaço também. Além disso quando prontas lembram o formato da letra L.

Escada reta

Essa é estrutura mais simples de ser elaborada, como o próprio nome sugere em seu projeto não há curvas, sendo apenas uma linha reta. Sendo indicada para locais com pouco espaço de altura mas longo no cumprimento.

Escada Caracol

Esse modelo possui um eixo no meio de onde os degraus saem dando essa impressão de espiral ou caracol. São muito utilizadas em projetos com pouquíssimos espaços. Por serem mais estreitas a segurança deve ser maior por isso o corrimão para escada caracol é essencial ao projeto.

Materiais para confecção de escadas

Além de muitos formatos e tamanhos, o que diferencia uma escada é o material e o design que é conferido ao seu projeto. Assim ao definir o seu formato o próximo passo é distinguir e separar os materiais que serão necessários para sua confecção.

Um dos materiais muito utilizado é a madeira que confere durabilidade, qualidade, elegância, versatilidade e facilidade de manutenção e limpeza.

A escada de madeira pode ser tanto para ambientes mais clássicos e elegantes como para ambientes mais rústicos e modernos. Isso porque a madeira tem várias formas de ser produzida e moldada a que facilidade dar as características necessárias para que se adeque ao projeto.

A variedade também confere personalidade e adaptação ao orçamento que é também uma parte a ser considerada para a sua construção

Além da madeira, outro material muito utilizado, principalmente em empresas e residências é o vidro que dá amplitude, delicadeza e classe a escada.

Mas, nesse cenário a segurança é muito importante por isso a escada fibra de vidro precisa ser confeccionada com materiais de qualidade e que atendam as normas de segurança para fabricação desse material.

Um material utilizado para dar mais resistência física a escada, utilizada em muitas escada e passarelas públicas é o concreto que tem uma vida útil longa e é o mais indicado para escadas com alta circulação de pessoas.

Por fim, dos principais materiais tem também o metal, que nesse caso a estrutura metalica pode ser de diversos materiais desde o aço ao alumínio, sendo ou não galvanizados.

Assim as características dessa escada podem ser tanto rusticas e simples como detalhadas e diferenciadas. Isso porque o metal é fácil de moldar e transformar, além de serem resistentes e duráveis, assim há: escada de aço, escada de aluminio, escada de metal e assim sucessivamente.

Estruturas

Além dos degraus, as demais estruturas também precisam ser elaboradas e harmonizares com o projeto final. Uma tendência é a mistura de materiais, como degraus de madeira e corrimão e guarda corpos de vidro.

Nesse sentido o corrimão de alumínio para escada é bem utilizado, pois além dos benefícios do metal, ele é sustentável, econômico e permite ser moldado, dando um destaque aos detalhes do corrimão que é super importante para promoção da segurança e composição das escadas.

Assim ao pensar em todos os detalhes e composições da escada e fazer um projeto completo considerando tudo o que foi exposto, a escada do projeto terá identidade, estética e será um diferencial positivo ao local no qual foi necessária o seu instalação.