Confira agora os principais projetos desenvolvidos em uma obra de construção civil

Quando se constrói uma residência, um edifício ou qualquer outro projeto, precisa-se levar em conta que há diversos outros projetos dentro deste.

Como assim? Bem, você precisa compreender que cada parte da construção precisa de materiais e técnicas diferentes.

A fundação é um exemplo claro disso pois, dela dependerá receber toda a carga de estrutura, assim, necessita ser bem construída para ter resistência.

Há ainda, o projeto hidrossanitário residencial e o cabeamento estruturado. Sendo assim, cada um tem sua importância e precisa ser desenvolvida em determinada etapa da obra.

Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre os diversos projetos que envolvem uma obra de construção civil.

Fundação

O projeto de fundação é um dos mais importantes de uma construção. É a fundação que irá repassar ao solo toda a carga da edificação.

Logo, deve ser elaborada junto ao projeto estrutural de cada tipo de construção. Assim, é necessário ter uma planta de cargas.

Para que se possa mensurar quais as cargas que serão recebidas no empreendimento. Assim, para que não haja instabilidades ou rupturas, é o alicerce que deixará tudo no devido lugar.

Por isso, antes de estabelecer uma construção, é preciso fazer a análise do solo, que deve ser resistente para receber toda a estrutura.

Tipos de fundação

Com o cálculo de força que será recebida, é possível determinar qual o tipo de fundação que uma construção poderá receber.

Essa fundação pode ser de duas maneiras: a fundação superficial, que é a rasa e também a fundação profunda. A fundação rasa é usada quando a fundação da estrutura é transferida diretamente para o solo.

Assim, são realizadas em valas superficiais, que tenham profundidade máxima de três metros, sendo caracterizadas por alicerces, blocos, radiers e ainda, projeto de fundação sapata.

Para que sejam projetadas as fundações rasas, são realizadas escavações pequenas no solo, sem necessidade de grandes equipamentos.

Entre os tipos de fundação superficial, destaca-se a sapata, constituída por concreto armado, geralmente retangular, quadrada ou trapezoidal.

Sendo dimensionadas para assegurar todas as tensões que serão produzidas, resistindo pela armadura e não pelo concreto.

A sapata associada, tem por finalidade receber diversos pilares, com centros que estejam no mesmo alinhamento. Já a sapata corrida, recebe a carga de forma linear.

Existe ainda, a fundação profunda, que por sua vez, transfere toda a carga por meio de atrito lateral.

Esse tipo de estrutura, tanto pode ser tubulões ou estacas, assim, as bases são implantadas a mais de três metros de profundidade, garantindo toda a sustentação necessária.

Cabeamento estruturado

O projeto de cabeamento estruturado estabelece a infraestrutura de conectores, dispositivos e cabos em uma residência ou edifício.

Para que o processo seja realizado da maneira correta, é necessário que se cumpra algumas normas e padrões.

Assim, com o cabeamento estruturado, é possível transportar todos os sinais que são emitidos para o receptor.

Desta forma, o cabeamento estruturado configura-se como uma rede física, que combina blocos de conexão, adaptadores, cabos e muitos outros equipamentos.

Por conseguir suportar os mais diferentes tipos de dispositivos de telecomunicações, o cabeamento estruturado, pode ser instalado ou modificado de maneira mais organizada e funcional.

É importante atentar-se para a extensão deste cabeamento e ainda, para a possível aparição de interferências.

Entre os elementos principais para o projeto de cabeamento estruturado residencial, pode-se citar o cabo vertical, o cabo troncal, que interliga as divisões.

E ainda, o cabo horizontal, responsável por correr entre o chão e o teto de forma horizontal.

Projeto hidrossanitário

Quando se idealiza o projeto hidrossanitário de um edifício ou residência, o intuito é deixar funcionando bem todo o sistema sanitário e hidráulico.

Assim, para evitar problemas futuros e reduzir custos, o projeto deve ser feito por um engenheiro. Dessa forma, o projeto tende a ser aprovado junto a prefeitura do seu município.

De forma mais rápida, uma vez que está sendo realizado por pessoa competente. Para que o projeto hidrossanitário residencial seja bem elaborado, atente-se para as seguintes práticas:

  • Os materiais utilizados precisam ser de qualidade;
  • Precisa ser analisada as possíveis interferências do projeto;
  • Informações sobre as normas de vigilância sanitária;
  • Dimensionamento da rede sanitária.

Bem, como você pôde ver, muitos projetos são necessários para que uma edificação tenha resistência e não lhe cause qualquer problema.

Assim, cuide de cada etapa da obra, dando a real importância que cada uma merece. Além disso, contrate profissionais capacitados para garantir toda a segurança do projeto.

Pois, saberão a maneira certa de como fazer projeto hidrossanitário residencial e qualquer outro necessário em uma obra.