Confira os cuidados com diversos ambientes da sua casa

A demanda pelo serviço de instalação de ar condicionado está cada vez maior, isso porque ele se tornou um item cada vez mais presente nas casas e quase que, unanimemente, em unidades comerciais.

No entanto, o que era para se tornar um aparelho de promoção de um conforto térmico, pode virar um vilão da saúde e do bolso caso sua higienização não seja feita de forma periódica e correta.

A saúde é prejudicada por meio do comprometimento da qualidade do ar, acumulando ácaros e impurezas em seu filtro, e a durabilidade pode gerar o entupimento de partes do sistema de um ar condicionado springer. 

Para fazer a limpeza do aparelho ar condicionado, a pessoa tem a opção de fazer ela mesmo o procedimento ou então contratar uma limpeza profissional, mais eficaz e indicada ao menos uma vez ao ano.

A realização da higienização caseira deve ser feita em um menor intervalo, já que a retirada das impurezas é feita de forma mais superficial.

Os principais componentes de um ar condicionado são:

  • filtros de ar;
  • ventilador;
  • bandeja de água de condensação;
  • serpentina;
  • gabinete;
  • rede de tubos.

Limpeza de ar condicionado

Para limpar por conta própria o aparelho, é preciso fazer uma espécie de desmonte da parte dianteira do ar condicionado, retirando o painel e deixando as pás expostas.

Passe um espanador, um tecido seco ou aspire com cuidado. É necessário também lavar o filtro de ar – onde se acumula a maior parte da sujeira.

Retire-o, leve-o até uma área molhada, e, com a torneira ligada, esfregue-o usando uma bucha e, dependendo da complexidade da sujeira, com o auxílio de um sabão neutro.

É necessário deixá-lo secar naturalmente, antes de voltar a instalá-lo. Ou seja, além da instalação do ar, é preciso contar com o valor gasto na sua manutenção e limpeza.

Durante a limpeza profissional, o procedimento é mais profundo, já que se usam instrumentos e produtos próprios para a fazer a higienização profunda e combate a qualquer tipo de bactéria que esteja ali acumulada. Este processo é feito não apenas nas pás e nos filtros, como em todas as partes que integram o aparelho.

Dois locais, por exemplo, que não são higienizados pela limpeza caseira e que acumulam sujeira profunda são: a evaporadora e a turbina.

Além disto, o profissional de limpeza também inspeciona os filtros, a bandeja, a serpentina, rotor ventilador, além do dreno – que acaba acumulando umidade e pode ser um local para se produzir fungos. Normalmente, todo este tipo de manutenção não demora mais de uma hora, a salvo quando há qualquer tipo de problema técnico.

Recuperação de pisos de madeira

A arquitetura segue alguns dos parâmetros e dinâmicas da moda. Um determinado tipo de equipamento entra e sai de moda, viaja no tempo.

Entre eles estão objetos que utilizam a madeira como matéria-prima. Os pisos de madeira foram, ao longo do tempo, substituídos pelos de pedras e cerâmicas.

No entanto, com o dinamismo das tendências, acaba se despontando novamente e, diante de tantas construções que o mantiveram presentes, porém sem a manutenção necessária surge o desafio: como fazer a recuperação de piso de madeira?

O desgaste é algo comum em pisos de madeira. Contudo, ao invés de substitui-lo, há técnicas que permitem que o material seja recuperado quase que em sua plenitude: devolvendo a beleza e a qualidade ao acabamento.

Entre os materiais utilizados estão a resina, a bona e alguns truques utilizando, por exemplo, massas corridas, com adição de alguns outros produtos que dão aspectos de madeira para recuperação de alguns cantinhos.

O processo de restauração é, normalmente, feito por empresas especializadas que, antes de qualquer coisa, fazem a raspagem de piso de madeira de toda a área a ser restaurada.

A mais comum é a aplicação de um produto chamado de bona, seguido da resina. A bona dá o brilho e, ao mesmo tempo, proporciona proteção à madeira.

Em seguida, a resina é aplicada para tirar um pouco do desgaste, proporcionando à madeira ainda mais brilho e a reflexibilidade perdidos com o tempo. É como se a madeira estivesse sido aplicada recentemente.

Depois de tudo isso, se sobrar algum detalhe ou cantinho com um buraquinho, as empresas têm truques utilizando misturas que os tapam e simulam material semelhante à madeira.

Então, após este processo, o assoalho está pronto e novo como se a madeira não tivesse sofrido qualquer desgaste com o tempo ou exposição a fatores naturais, como o calor e a umidade.

Um detalhe importante é que contratem profissionais que tenham propriedade para realizar este tipo de serviço, já que, qualquer procedimento feito de forma equivocada pode comprometer a madeira.