Confira os equipamentos necessários para grandes construções

Seja a compra de um milheiro de tijolo ou o aluguel de algum equipamento de grande porte, além de economizar tempo e cumprir prazos de entrega, a qualidade de uma obra é superior quando são utilizados itens corretos e confiáveis, já que, normalmente, eles são caros, exigindo um alto investimento.

Por isso, é importante se planejar e saber o que realmente é indispensável para realizar determinadas obras. Uma boa alternativa ao invés de comprar, pode ser o aluguel de caçamba de entulho, por exemplo.

Existe uma variedade também em opções de container a venda, e a escolha deve ser feita conforme a necessidade do cliente em relação ao uso e tamanho da carga a ser armazenada.

Os tipos padrões de container são:

  • Container dry box 20 pés;
  • Container dry box 40 pés;
  • Container high club 40 pés;
  • Container graneleiro dry 20 pés;
  • Container flat rack 20 pés;
  • Container flat rack 40 pés;
  • Container tanque;
  • Container ventilado;
  • Container open top 40 pés;
  • Container plataforma 20 pés.

Assim como a caçamba de entulho, o container também pode ser alugado. O dono da obra precisa pesquisar e analisar qual é a melhor escolha para a sua necessidade. Além desses modelos citados acima, também existem os tipos de container refrigerados.

Outros equipamentos sempre presentes em grandes construções são a perfuratriz, uma máquina que serve para perfurar o solo ou rochas, visando produzir um foço ou um posso, de acordo com a necessidade de profundidade da obra.

Também pode-se citar as betoneiras, equipamentos que misturam argamassa e concreto de forma rápida e prática, obtendo uma mistura mais homogênea e na proporção exata de acordo com a demanda da obra.

O gerador de energia, por meio da queima de algum combustível, é responsável por converter energia mecânica em energia elétrica. Como em muitas obras não há uma rede de energia elétrica disponível, o gerador se torna necessário, podendo ser alugado em determinada potência, dependendo da necessidade daquela obra.

Como fazer a perfuração em concreto?

Fazer furo em concreto preço é um tipo de serviço executado por profissionais do segmento de construção, por meio do auxílio maquinário específico para essa ação.

Os furos feitos em um concreto por meio da perfuração podem ter diversas funções, como: construção/ instalação de piscinas, instalação de portas e janelas, furos em lajes ou pilares. É um trabalho minucioso que precisa ser feito com segurança.

Muitas empresas realizam o serviço e perfuração e, para escolher qual delas é a mais indicada e segura para contratar para a sua obra, certifique-se de que ela faz uma visita técnica no local antes de executar o trabalho.

Essa etapa é de suma importância para verificar a existência de possíveis pontos que sejam vulneráveis e que possam acarretar algum dano para o restante da obra.

As mesmas máquinas que perfuram concreto também fazem furos em outros tipos de materiais, como o aço e refratário. Elas possuem motores elétricos com diferentes velocidades e que são acoplados a colunas metálicas em uma espécie de carro, onde é fixado o motor e onde o operador da máquina fica para operá-la.

Documentação exigida em uma grande obra

O planejamento de uma grande obra inclui, além do projeto dos engenheiros e arquitetos, o cumprimento de uma demanda de cronograma de burocracias a se seguir.

O primeiro passo em relação à documentação é pesquisar quais documentos são necessários para o lugar onde o empreendimento é construído, já que cada município tem suas próprias regras e planos diretores que regem sobre o que pode ser edificado e as regiões, dentro da cidade, em que cada tipo de edificação pode ser levantado.

Essa parte burocrática também exige que o empreendimento tenha um projeto bem elaborado. Normalmente, para se obter qualquer alvará para começar uma obra de grande porte é preciso apresentar à prefeitura da cidade os projetos arquitetônicos e estruturais, assinados pelos profissionais responsáveis – arquitetos e engenheiros – com suas respectivas inscrições junto aos conselhos profissionais.

Depois do projeto apresentado, a prefeitura faz a análise da documentação e, caso esteja tudo dentro da legalidade, ela pode fazer a liberação do alvará para que as obras sejam iniciadas.

É importante destacar que pequenas obras ou intervenções, como reformas, pinturas ou qualquer intervenção de pequeno porte não exige a solicitação de alvarás.