Construção civil e suas supervisões

Há quem pense que um projeto de construção civil se limita à parte prática, como o assentamento de tijolos e a instalação de outros elementos estruturais, como a ferragem armada para construção civil. Isso, contudo, não é verdade: por trás de todo projeto bem sucedido, há um planejamento meticuloso, feito de modo a evitar imprevistos no canteiro de obras.

Além disso, também é preciso ter em mente que o trabalho intelectual relacionado à construção civil prossegue no decorrer da obra.

O motivo por trás disso é o fato de que é sempre preciso contar com profissionais que façam a supervisão das tarefas realizadas no desenrolar dos trabalhos, de modo a garantir a sua eficiência.

Quer aprender mais a respeito disso? Então continue lendo e confira alguns dos tipos de supervisão que devem ser realizados ao longo da execução de uma obra.

  1. Gerenciamento de cronograma

Antes do assentamento do primeiro tijolo ou da instalação das ferragens para construção civil, há um time de profissionais que realiza um meticuloso planejamento para a obra. Entre os itens definidos nessa etapa, estão:

  • Contratação de pessoal;

  • Aluguel de máquinas e equipamentos;

  • O orçamento disponível;

  • O cronograma.

Vale ressaltar que esse último é considerado uma das variáveis mais sensíveis de uma obra. Como quem já atua em uma empresa de prestação de serviços construção civil sabe, obras, de modo geral, são trabalhosas. Inclusive, normalmente acontecem imprevistos.

Quando isso acontece, as chances de que o cronograma não seja cumprido – e, o orçamento, estourado – são grandes.

Para evitar que isso aconteça, é preciso que haja um profissional encarregado de acompanhar o andamento da obra e cruzar o ritmo dos trabalhos com o que foi estabelecido no cronograma.

Deste modo, as possibilidades de que esse tipo de problema aconteça reduzem.

  1. Gerenciamento financeiro

Além da questão do cronograma, as finanças de obras, de modo geral, também costumam ser um tópico sensível.

O motivo por trás disso é que os mesmos imprevistos que retardam o andamento dos trabalhos também geram despesas extras, sejam elas com retrabalhos ou com o prolongamento de contratos com operários ou com empresas de aluguel de máquinas e equipamentos. Graças a isso, o controle das finanças de uma obra é algo extremamente complexo.

Por esse motivo, é interessante contratar uma empresa de gerenciamento de obras civis que possa prestar serviços relacionados à administração da verba e do orçamento.

O mais indicado é que isso aconteça desde a etapa do planejamento, de modo que o custo previsto para o projeto seja realista em relação àquilo que se pretende realizar.

Além disso, é essencial que, nessa fase, seja feita uma reserva financeira para lidar com contratempos, de modo que o orçamento seja preservado mesmo que eles aconteçam.

  1. Gerenciamento do projeto

Não é preciso ser especialista em construção civil para saber que, sem um projeto bem elaborado, nenhuma obra é capaz de ir adiante.

Por esse motivo, é fundamental que esse documento seja elaborado com rigor e por uma equipe multiprofissional, de modo que as tubulações e as estruturas elétricas também sejam de qualidade.

O problema é que não é fácil fazer com que profissionais de áreas diferentes atuem de modo sinérgico, o que, por sua vez, tende a prejudicar o resultado final do projeto.

Por esse motivo, é interessante que um especialista em gerenciamento e fiscalização de obras acompanhe os trabalhos, de modo a garantir que todos os aspectos do projeto sejam de qualidade e, assim, possam orientar as atividades dos operários sem problemas de compreensão.

  1. Gestão das relações com fornecedores

Por mais bem elaborado que um projeto seja, não é preciso ser expert na área para saber que, sem materiais de construção de qualidade, não vai ser possível tirá-lo do papel.

Assim, é fundamental que os gestores da obra comprem as matérias-primas necessárias para a obra junto a fornecedores de confiança, que tenham uma boa reputação no mercado e que trabalhem apenas com produtos de alta qualidade.

Para garantir que o fornecimento desses itens ocorra sem maiores problemas, é comum que empresas de construção civil sp tenham um profissional dedicado exclusivamente à negociação com eles, bem como da supervisão das entregas daquilo que foi acordado.

Deste modo, além de evitar imprevistos firma-se um relacionamento com o estabelecimento, aumentando as chances de conseguir valores diferenciados para os materiais de construção.