A administração de um empreendimento imobiliário e sua construção engloba diversos setores e deve ser acompanhando por profissionais de cada área.
As emissões de laudos técnicos e comprobatórios de permissão de construção ficam sob a responsabilidade de uma equipe que trata de processos burocráticos.
Já o projeto, em si, deve ficar a cargo de engenheiros e arquitetos e, ainda assim, cada qual em seu setor.
A contratação de mão de obra especializada, como mestre de obras, pedreiros, ajudantes de pedreiros, marceneiros, serralheiros, eletricistas e encanadores deve ficar sob a responsabilidade de uma equipe de recursos humanos.
Como podemos perceber, são diversos os cuidados que devem ser tomados, até o início das obras, e acompanhar de perto é essencial para não haver qualquer tipo de atraso na conclusão dos serviços.
Custos operacionais com maquinário de construção
As máquinas utilizadas em um canteiro de obras são variadas, desde o nivelamento do terreno até o içamento de lajes e postes de iluminação.
Uma planilha devidamente organizada, com os custos voltados para cada setor, deve estar sempre à mão da equipe técnica responsável pelo investimento.
Nesse contexto, a locação de equipamentos para construção civil se mostra uma solução eficiente e econômica para todos os agentes envolvidos.
Com esse tipo de contratação, é possível disponibilizar diferentes máquinas e ferramentas que serão utilizadas em diferentes etapas da construção, sem a necessidade de manter mão de obra ou máquinas ociosas, que podem acarretar desgaste e custo de manutenção.
As incorporadoras e construtoras imobiliárias são o elo mais forte do setor de desenvolvimento urbano, buscando agregar diferentes áreas de atuação profissional, contribuindo para o crescimento dos municípios.
A influência econômica passa pela contratação de mão de obra e do aluguel de equipamentos para construção civil, aquecendo a economia de uma localidade, inclusive com a terceirização de funcionários em diferentes setores.
Desta forma, é preciso estar atento a cada novo empreendimento imobiliário, pois esta é uma forma de garantir o crescimento comercial de pequenos e médios estabelecimentos comerciais, como restaurantes, imóveis para locação e, até mesmo, a criação de novas ocupações populacionais.
Logo, é preciso estar atento aos mínimos detalhes quando um novo empreendimento imobiliário vai ter início, com projetos que visam a integração comercial entre parceiros comerciais, que vai desde a compra de um lápis até a locação de guindaste, que vai servir para diversos serviços ao longo de toda a construção em desenvolvimento.
Projetos governamentais e particulares
As construtoras oferecem serviços para diferentes setores, tanto governamentais como para setores privados. Muitos municípios utilizam a possibilidade de contratação para investir em construções habitacionais, voltadas para atendimento social.
O setor privado também se beneficia dos serviços prestados pelas construtoras. Para atender às leis ambientais, muitas indústrias contratam empresas especializadas para a criação de um projeto de estação de tratamento de esgoto para que os rejeitos produzidos sejam tratados e despejados em rios e lagos sem impactar a fauna e a flora local.
Apesar do equipamento também ser necessário para atender a população, de uma forma geral, são os setores industriais os grandes agentes poluidores, que passaram a atender a legislação para evitar qualquer prejuízo à sociedade.
Estudos garantem realização de projeto de construção
Para realizar esse tipo de projeto é preciso verificar o tipo de solo com pesquisas de amostragem e identificação.
Por meio do processo de sondagem spt, realizado por empresas especializadas e com uso de equipamentos de perfuração, é possível determinar as camadas do solo e subsolo, incluindo a verificação de presença de lençóis freáticos que podem impactar o meio ambiente.
Caso esse tipo de identificação seja comprovado, é preciso apresentar uma solução eficiente para atender as leis que regem a proteção ao meio ambiente, sem prejudicar o progresso da obra.
A sustentabilidade deve ser aplicada, indicando os caminhos que podem ser tomados, de acordo com a apresentação de dados. O relatório final deve apresentar as características detalhadas do solo, como:
- Planta da área de interesse de construção;
- Resistência do solo e presença de rochas;
- Identificação de camadas do solo;
- Análise de solo e água encontrados no terreno.
A equipe responsável por este tipo de trabalho pode ser contratada por meio de uma empresa de topografia e georreferenciamento, que possui todas as qualidades técnicas e profissionais, fazendo o posicionamento geográfico do terreno e identificando a topografia, assim como o subsolo.
Todo o processo de acompanhamento de uma obra pode ser feito por uma equipe administrativa, atendendo a todas as etapas de construção.
Isso serve para a parte administrativa, para contratação de mão de obra e aquisição ou locação de equipamentos e deve solucionar questões burocráticas, como apresentar o projeto em órgãos governamentais e solicitar todos os documentos necessários para não haver atrasos na entrega da obra.