Construção e seus tipos de isolamento

Dentro do ramo de construções, é possível encontrar diversos tipos de isolamentos, desde o térmico (que cuida da temperatura) até o acústico (que cuida do isolamento de ruídos).

Obviamente, para cada tipo de isolamento existe um material mais adequado para a instalação e, em uma construção, é necessário ter o entendimento completo das aplicações de cada material para fazer cada cômodo de acordo com as necessidades de quem irá utilizar o local.

Por esse motivo, este artigo foi criado para sanar as dúvidas sobre os isolamentos mais utilizados nas construções de forma a tornar a sua construção mais simples. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo!

Como e por que fazer o isolamento acústico?

O isolamento acustico é uma técnica de isolamento muito procurada para ambientes barulhentos ou que tenham uma divisão de terreno próxima.

Na área comercial, por exemplo, o foco dessa técnica é em baladas e estúdios de música pois são ambientes que produzem muito ruído em horários inadequados.

Neste contexto, o maior benefício para esses lugares é a reverberação do som, sendo que o material utilizado tem uma função de “espelho” contra as ondas sonoras, fazendo o som ficar mais alto na parte interna sem interferir na rotina dos estabelecimentos mais próximos.

Quais materiais utilizar?

A lã de rocha é o material mais utilizado quando o objetivo é o isolamento termoacústico, principalmente nos locais citados anteriormente.

Por ser um material incombustível, a lã de rocha evita a propagação do fogo no ambiente, sendo um recurso de segurança muito útil.

Assim, o isolamento térmico lã de rocha preço é acessível e fácil de ser encontrado no mercado, podendo ser aplicado em diversos locais, como:

  • Sob coberturas;

  • Sobre forros vazados;

  • Sobre forros falsos;

  • Entre telhas metálicas;

  • Entre alvenarias;

  • Entre divisórias.

Além dessas aplicações abordadas, é sempre possível inovar com esse tipo de produto, podendo fazer a sua aplicação em diversos locais, aproveitando ao máximo as suas propriedades.

O processo de criação desse material, como o nome sugere, é feito da rocha, mais especificamente a rocha diábase. Depois que essa rocha é recolhida dos vulcões, ela passa por um procedimento de fibragem (transformação em fibras) e depois é reunida no formato ideal para a aplicação em forros, que normalmente é em triângulos.

Vale a pena investir em janela anti ruído?

Se o seu objetivo é obstruir o som que vem de fora a janela anti ruído é uma solução muito viável, principalmente para quem mora em grandes centros urbanos que convivem diariamente com obras, carros, ônibus, vizinhos e etc.

Vale destacar que a janela anti ruído pode exigir uma adaptação estrutural da parede em que será aplicada e, por conta disso, caso você more em apartamento, é preciso verificar as condições dessas mudanças com o síndico para não ter problema posteriormente nem interferir na segurança da estrutura, como um todo.

Esse tipo de janela é eficiente por possuir vedações especiais que preenchem qualquer tipo de fissura ou pequena passagem entre o ambiente externo e o interno.

Dessa forma, ela reduz drasticamente a passagem de som. Atualmente, a janela acústica preço é um material que vale a pena pela relação custo-benefício que ele entrega, por não possuir um alto custo e ter longa durabilidade e ótima entrega na vedação de ruídos externos.

Como é feito o isolamento térmico?

Hoje em dia, existem muitos meios de se fazer o isolamento térmico de um local, desde tintas até materiais específicos.

Para se ter uma ideia, em áreas comerciais é sempre recomendado optar pela construção do local com um material já apropriado para isso, evitando manutenções constantes depois.

Nesse contexto, um dos materiais mais utilizados é a madeira, por possui propriedades de “condutividade térmica” o que faz com que a temperatura de fora não interfira na temperatura interna do local.

Além disso, o valor é outro quesito que faz esse material ser tão popular. Isso porque a madeira para construção preço tem se tornado muito acessível, fazendo com que a procura por esse produto aumente muito no mercado, principalmente para aplicações de isolamento térmico.

As tintas funcionam para isolar a temperatura?

Atualmente, com a evolução na tecnologia aplicada em tintas, existem muitas delas – com materiais específicos – criadas exatamente para a aplicação como isolante. Normalmente, elas são aplicadas em telhados ou telhas.

Para a fabricação desse tipo de tinta, como um isolante termico, é feita a junção de materiais vitrocerâmicos (que contenham pequenas partículas de vidro) na sua composição.

Por conta das partículas, o calor é refletido na sua maior parte de volta para o ambiente, não penetrando no imóvel em que tal tinta foi aplicada.