Cuidados com a área de produtos de limpeza

Atualmente um dos segmentos que mais crescem no Brasil é o de produção e venda de produtos de limpeza.

Uma das principais razões disso está no fato de que tal setor abrange desde grandes indústrias da área até produtores independentes, autônomos, alguns dos quais trabalham em casa ou começam pequenos até crescerem e se estabelecerem no mercado.

A maioria desses dados e pesquisas é publicada pela própria ABIPLA, que é a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional.

Neste post entenderemos um pouco melhor como se dá o dia a dia desse setor que também tem a vantagem de atender todo tipo de consumidor, de pessoas físicas aos grandes centros comerciais, como shoppings e prédios públicos.

Seguem os pontos que garantem equilíbrio e boa concorrência para qualquer empresa de produtos de limpeza conseguir crescer no mercado:

  • Investimento em equipamentos;

  • Investimento em máquinas e afins;

  • Estar em dia com as novidades da área;

  • Maior eficácia na distribuição dos produtos;

  • Cumprir as exigências e leis de controle;

  • Focar uma produção sustentável, etc.

Quem compra direto das distribuidoras?

Um formato de comércio que tem se popularizado bastante é o de empresas que vendem materiais de escritório em geral.

Embora não se trate de uma terceirização propriamente dita, elas fecham pacotes mensais e costumam abastecer seus clientes com suprimentos que vão desde a área de informática e impressão até produtos de limpeza.

Tais empresas são, provavelmente, os maiores clientes de uma boa distribuidora de produtos de limpeza, sobretudo se considerarmos que essas distribuidoras costumam não atender o cliente final.

As empresas que compram suprimentos nesse formato têm várias vantagens. O principal benefício é a comodidade de não precisar comprar os artigos separadamente.

Além disso, por comprar vários itens com o mesmo vendedor, elas acabam conseguindo descontos que uma loja certamente não garantiria. Especialmente por fecharem planos trimestrais, semestrais e até anuais.

Os produtos mais comumente fornecidos são:

  • Papelaria e organização;

  • Área das copas e banheiros;

  • Alimentícios e descartáveis;

  • Materiais de informática;

  • Impressoras e multifuncionais.

  • Eletrônicos e telefonia, etc.

De todos esses itens e pedidos de compra, uma das frentes principais e que mais dá lucro para esses escritórios de venda se encontra, justamente, na lista de material de limpeza para empresa.

Por dentro da fabricação de produtos de limpeza e da legislação

Como dito, uma das vantagens da área de produtos de limpeza é que o setor tem espaço tanto para grandes corporações quanto para microempreendedores.

De fato, alguns entram na área como varejistas, outros como distribuidores e têm ainda os que são fabricantes.

A Fábrica de produtos de limpeza costuma atender diretamente as demais empresas que vendem no varejo. Ou ainda, quando se trata de fábricas muito grandes, atendem apenas os atacadistas.

Em todos os casos, o mais indicado é comprar de empresas que cumpram com as determinações legais para a produção de produtos saneadores, das quais exigências, aliás, não são poucas.

Pode parecer burocracia à primeira vista. Mas realmente esse nicho de mercado lida com produtos altamente químicos e com soluções que exigem técnicos habilitados na área, capazes de lidar com matérias-primas perigosas.

Hoje, os melhores produtos de limpeza doméstica passam por várias etapas de produção e segurança até chegarem às mãos dos compradores e clientes finais.

Um exemplo bastante ilustrativo é o dos desinfetantes. Em 2018, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em parceria com o Comitê Brasileiro de Desinfetantes e Produtos de Limpeza, emitiu sua famosa NBR 16674.

Trata-se da norma que regula não apenas a produção ou venda desse tipo de material, mas todo o processo que vai desde o despacho do produto, passando pela movimentação até o gerenciamento nos armazéns.

O foco é prevenir acidentes e preservar os produtos em todas as etapas da cadeia de produção-distribuição.

As preocupações do público residencial

A preocupação das pessoas com esses produtos cresceu nos últimos anos. O principal fator é que realmente se trata de um material que pode oferecer riscos à saúde, caso ele não seja bem feito.

Os casos de alergia, irritação na pele e problemas/doenças similares eram muitos, até o governo criar suas redes e órgãos que hoje normatizam e fiscalizam as fábricas do setor.

Uma das pesquisas mais comuns na internet a esse respeito remete, justamente, à dúvida sobre onde comprar material de limpeza. Isto é, como fazê-lo de modo seguro, seja para a saúde, seja para o meio ambiente.

Outro receio repousa na questão ecológica. Antigamente, nem todos os produtores se preocupavam com o impacto da sua produção na natureza.

Mas hoje, felizmente, uma grande indústria não tem como não ter a postura correta, pois as exigências legais já não permitem as antigas negligências que eram cometidas no setor.