Decoração com madeira: tudo o que você precisa saber

A madeira, por ser uma material bem versátil e deixar o ambiente mais confortável e aconchegante, é a matéria-prima queridinha do momento para os apaixonados por decoração.

Esse material consegue imprimir personalidade e estilo em qualquer ambiente.

Uma forma de aproveitar bem essa qualidade é utilizá-la como assoalho de madeira para os cômodos externos e internos. São inúmeros formatos, cores e texturas disponíveis no mercado da construção.

Mas, é preciso analisar diversos aspectos antes de instalar o revestimento na sua casa. É importante pesquisar bem as opções do mercado, para, assim, escolher aquela que combina a estética ideal com os cuidados de manutenção.

O material ideal para o seu estilo

Uma dica importante é escolher a cor do assoalho que tem mais a ver com o seu estilo e personalidade.

Tudo do seu gosto: se você de uma coisa mais clássica ou moderna. Rústica ou futurista. Ou do seu orçamento.

O assoalho de madeira maciça legalizada, por exemplo, é um dos pisos mais caros do mercado se comparado a outros tipos de acabamento (MDF, isopor, piso de cerâmica), porém imprime estilo e luxo ao ambiente.

Os mais comuns, deste tipo, são os de taco. Os tacos são de madeira maciça, instaladas a uma espessura de 20 mm de largura e comprimento que pode variar de 7×14 cm ou 10×40 cm.

Os laminados são uma ótima alternativa que pode ajudar aos que querem economizar nessa hora. São diversas cores, formatos, texturas e materiais.

Além disso são fáceis de instalar o que diminui o gasto ao contratar uma empresa especializada.

Outra dica são os formatos como as placas mais finas servem para ampliar os espaços. Então, segue esses e outros pontos a serem estudados ao escolher o piso ideal:

  • O material, seja ele madeira maciça, laminado, porcelanato ou carpete;
  • As cores e texturas;
  • Nível de dificuldade da manutenção;
  • Gasto de instalação.

Janelas e portas de madeira

Muitos talvez não saibam o que são esquadrias de madeira. Mas é o termo usado quando nos referimos basicamente a janelas e portas.

Logo nos remetemos àquelas casas no campo com grandes portais que dão de frente para o jardim ou piscina.

Essa referência foi apropriada pelas cidades. A sensação de liberdade e amplitude se tornaram artigo de luxo.

Um exemplo, são as mansões retratadas nas novelas, com portas de madeira com mais de 5 m de altura que revelam todo o ambiente, integrando o externo com o interno.

A escolha do rodapé

Existem duas opções para escolher o rodapé de madeira de acordo com a sua proposta:

A maneira mais clássica: que é feito com o mesmo material do piso. O visual, nesse caso, fica mais amplo;

Para ficar com aspecto mais moderno: você pode escolher materiais diferentes, o que cria pontos de destaque e originalidade, no ambiente.

O ideal para quem busca durabilidade e requinte para o cômodo é optar pelo rodapé de madeira maciça.

Esquadrias de madeira vantagens e desvantagens

Vantagens

1. Durabilidade

Caso escolha por uma madeira de qualidade boa, a sua durabilidade será de até 10 anos. Claro que isso depende dos cuidados e dos produtos utilizados, como os que protegem a madeira contra a umidade.

2. Resistência

A madeira possui resistência capaz de suportar intempéries e ações de cupins e fungos, por exemplo.

No caso das janelas e portas, para verificar se o material é resiste, você precisa analisar como a madeira foi utilizada, ou seja, em quais condições, e o modelo em questão.

3. Beleza

A característica mais valorizada pelas pessoas, quando vão decorar suas casas, são pensadas ao comprar esquadrilhas de madeira.

O material compõe a estrutura da casa e harmoniza com esta. Seja ela construída de alvenaria, gesso, pedra ou outros materiais.

Desvantagens

1. Limpeza

Por ser um material com muitos detalhes, o que prejudica na hora da limpeza. É difícil conseguir atingir todos as frestas e contornos da peça, por exemplo.

2. Cupins

É importante que o maior pesadelo de quem tem madeira em casa, seja exterminado antes da instalação das janelas e portas do mesmo material.

Uma dica é evitar madeiras com muitos poros, irregulares ou moles, pois essas são as mais suscetíveis aos ataques.

3. Umidade

A umidade pode danificar o material, a chegar ao ponto de ter que ser substituído com o tempo.

Para isso, é ideal que sejam protegidas por toldos ou por produtos de ação impermeabilizadora. A durabilidade depende da proteção ideal e periódica contra a umidade.

Ou seja, independente da sua escolha, a decoração será ainda mais valorizada com piso de madeira, pois o leque de opções garante personalidade ao espaço.

Toda essa variedade permite que os ambientes recebam um piso que deixa cada espaço único.