Detalhes pouco comentados na construção civil

As Empresas de gerenciamento de projetos e obras muitas vezes não informam seus clientes sobre as novidades e possibilidades da área de construção civil.

Seja por questão de tradição ou por um conflito de interesses, alguns detalhes muito úteis ficam sendo pouco comentados. Para mudar um pouco esse cenário, este artigo reuniu informações úteis e interessantes nesse sentido.

O uso de concreto projetado

O ar pressurizado é muito usado na área de construção civil. Os chamados equipamentos pneumáticos são movidos com a força do ar comprimido, como é o caso da lixadeira pneumática ou do martelete rompedor pneumático.

O Concreto projetado se vale dessa tecnologia, com um compressor de ar e um transporte pneumático que resulta em sua expulsão em alta velocidade sobre uma superfície. É um concreto auto-compactado, o que o torna bastante resistente.

As aplicações desse tipo de concreto são diversas, mas existem algumas situações específicas nas quais ele é especificamente útil. Essas situações são o reforço estrutural, paredes de contenção, túneis, piscinas e paredes de concreto armado.

A força de impacto de quando o concreto é propelido pelo sistema pneumático é o que causa aderência na superfície, dispensando o uso de equipamentos vibradores.

Em linhas gerais, o concreto projetado se divide em duas categorias, a aplicação por via seca e a aplicação por bomba úmida.

No caso da aplicação por via seca, a água não é acrescentada à mistura inicialmente. A mistura recebe a água e os aditivos no bico projetor. Ao passo que na aplicação por via úmida adiciona a água desde o início, como é comum nas outras aplicações.

O único ponto negativo dessa técnica é a dificuldade em conseguir homogeneidade do concreto. Quem faz a aplicação deve ter experiência ou ter sido bem treinado para adquirir o resultado ideal.

Soluções sustentáveis

A engenharia encontra diversas soluções para conseguir trabalhos mais econômicos e eficientes, também havendo uma recente tendência em procurar soluções mais sustentáveis.

A alvenaria estrutural é uma técnica que atende a todas essas características: baixo custo, eficiência e sustentabilidade.

Basicamente, é abrir mão da estrutura com vigas metálicas ou pilares de concreto e utilizar a própria alvenaria para isso.

São utilizados blocos de cerâmica ou concreto, sendo que os de concreto podem ser armados para construções mais altas.

Esses blocos são vazados na vertical e não possuem fundo. A alvenaria estrutural oferece as seguintes vantagens e desvantagens:

  • Maior rapidez de construção;
  • Economia de material;
  • Mais organização no canteiro de obra;
  • Fácil treinamento da mão de obra;
  • Liberdade criativa de design limitada;
  • Limitação de reformas futuras.

A limitação de reformas futuras significa que qualquer reforma deve ser consultada com um engenheiro antes de se realizar. Isso porque ao derrubar uma parede toda a estrutura pode desmoronar, visto que tudo está conectado (vedação e estrutura).

Essa alternativa é sustentável porque promove o menor desperdício de material e usa os recursos de forma racional, aproveitando ao máximo seu potencial.

Os vazamentos nos blocos de concreto permitem a passagem de tubos para os sistemas elétrico e hidráulico a casa.

Ainda falando sobre a sustentabilidade, o reuso de água na construção civil devia ser um assunto muito mais comentado.

Fala-se muito das casas sustentáveis, por exemplo, com o tratamento de água da chuva para uso lavando roupas, regando os jardins, lavando louça e outras atividades que não exigem uma água 100% potável.

Mas o fato é que o uso consciente da água pode acontecer já no momento de construção, ou seja, durante a obra. Se a água for reutilizada no canteiro de obras há uma economia em torno de 30% e 50% no consumo.

Essa água pode ser usada para umidificar o solo tirando a poeira em dias mais secos, para irrigação ou para fazer o concreto, cimento e similares.

Para a produção do concreto, porém, existem cuidados a se tomar. Se a água reutilizada for proveniente de esgoto, mesmo com a Flotação tratamento de água e outros métodos que a tornam apta para se usar em atividades gerais há presença de nitrogênio (vindo da urina).

Esse nitrogênio pode prejudicar a qualidade do concreto e acabar comprometendo a obra ao invés de torná-la mais sustentável.

Por fim, a dica é sempre se manter informado sobre o mundo da construção civil e buscar saber mais sobre as novas soluções encontradas.

Seja para economizar dinheiro, para auxiliar o ambiente ou simplesmente por interesse estético, isso proporciona decisões mais embasadas.