O banheiro é certamente um dos ambientes mais importantes quando falamos de casa & construção, em especial porque ele pode contar com uma incrível variedade de itens, materiais e texturas para composições decorativas de todos os tipos.
Dessa forma, é indicada uma boa avaliação prévia do espaço disponível, dos materiais que podem ser utilizados e também do tipo de ambiente e de aspecto visual que se busca criar no cômodo.
Um dos componentes que mais auxiliam nessas escolhas e na obtenção de um espaço muito mais aconchegante e funcional é o box, pois além de delimitar espaços e criar cenários mais bonitos, esse item também evita que o cômodo fique todo molhado após um banho.
No artigo a seguir, vamos conhecer alguns dos tipos de box mais utilizados e procurados atualmente no mercado. Além disso, entenda como eles podem fazer toda a diferença no seu banheiro e lidar com diferentes demandas do cotidiano.
Box de vidro
O box de vidro para banheiro é uma das opções mais recorrentes e não por acaso! O vidro, por seu alto índice de transparência, oferece muitas possibilidades estéticas que auxiliam no requinte e no conforto do seu banheiro.
Além de ser um material resistente, existem muitas vantagens relacionadas ao seu uso, em especial quando estamos falando dos modelos fumê e dos jateados, que conferem diferentes desempenhos em segurança e resistência.
Isso porque esses modelos são muito mais fortes que os vidros comuns e, mesmo quando acabam se quebrando, não se rompem em muitos pedaços, evitando lesões e acidentes graves.
É possível contar, ainda, com revestimentos mais detalhados, conforme as suas necessidades. O aço inox pode ser utilizado para compor combinações modernas e elegantes.
No que diz respeito à textura, a variedade também é grande e pode funcionar muito bem em diferentes composições. Isso porque o vidro pode ser embaçado, riscado, pontilhado, etc.
Para quem precisa de um box para banheiro pequeno, o ideal é procurar alternativas que sejam mais práticas e sistemas de abertura que possam conciliar economia de espaço com funcionalidade.
Existem diferentes modelos e performances entre os produtos oferecidos pelo segmento, de forma que vale a pena consultar profissionais da arquitetura e da decoração para que você possa escolher o box ideal.
Tipos de box
As diferenças entre os tipos de box para banheiro são muitas e não estão relacionadas apenas com o material, como o caso do vidro, do acrílico e do granito, que são exemplos mais comuns, mas também com o desempenho.
Desse modo, é possível encontrar box de correr, box ângulo, box de banheira, etc, conforme as necessidades do espaço onde ele será instalado.
Entre os principais modelos, podemos citar:
- Box de correr;
- Box de abrir;
- Box ângulo;
- Box para cadeirantes;
- Box sanfonado.
Os modelos de correr são mais comuns por sua praticidade e podem ser compostos tanto em vidro quanto em acrílico de acordo com as preferências do cliente com relação à durabilidade e também ao desempenho estético e visual.
Já os box sanfonados, que também são conhecidos como box articulados, oferecem o máximo conforto para quem precisa economizar espaço.
Desempenho para espaços reduzidos
Os banheiros nem sempre contam com um espaço muito amplo, de modo que é preciso contar com técnicas e ideias inovadoras na utilização e na otimização desse tipo de ambiente, em especial quando estamos falando dos apartamentos.
Nesse contexto, indica-se o box sanfonado para banheiro menor, pois ele é a alternativa para quem quer economizar espaço sem prejudicar a aparência do cômodo nem a praticidade.
Formado por uma parte fixa na qual são interligadas duas partes móveis, esse tipo de estrutura oferece a possibilidade de dobrar as placas de modo a realizar a abertura com rapidez e segurança.
Embora não seja tão largamente utilizado quanto os box de correr, os box sanfonados oferecem muito mais conforto no que diz respeito à experiência funcional do usuário e também na vida de quem quer inovar em sua residência. Tudo isso graças ao seus sistema de dobradiças.
Por isso, um banheiro pequeno com box de canto é a prova de que é possível gerar resultados muito satisfatórios em ambientes com espaço limitado a partir do uso de técnicas que têm como principal objetivo facilitar a vida das pessoas e tornar os seus momentos de relaxamento mais confortáveis ainda.
O mais importante sempre que falamos na instalação desse produto, independente do tipo ou do material, é contar com profissionais qualificados, pois a negligência nesse aspecto pode gerar não apenas prejuízos e transtornos, como também acidentes graves.
Além disso, vale lembrar que as fabricantes também devem oferecer produtos de qualidade e procedência garantidas.