O telhado de uma casa serve para proteger de intempéries como chuva e vento e, ainda, permite conforto térmico, luminosidade adequada e uma estética agradável às construções.
Existe uma variedade de modelos de telhados adaptados aos climas regionais, pois em alguns locais o material cujo as telhas são fabricadas precisa ter uma resistência maior a fatores climáticos que podem prejudicar a sua estrutura.
Além disso, a instalação de um telhado deve ser feita observando as indicações dos fabricantes, pois há diferenças no que diz respeito ao encaixe das peças e à inclinação mínima.
É necessário realizar uma manutenção periódica dos telhados a fim de observar possíveis ocorrências de goteiras, infiltrações e vazamentos, e garantir que sua beleza seja mantida.
O tipo e a frequência da manutenção de telhados dependerão do tipo de telha e de construção realizada.
Por exemplo, no caso das lajes de cobertura, é imprescindível proceder uma impermeabilização com produtos que possibilitem aplicação flexível, e que aguentem mudanças climáticas bruscas ao longo do tempo.
Já as calhas e os rufos, que constituem os telhados e contribuem para seu bom funcionamento, devem receber um bom serviço de limpeza e manutenção periódica, para não ficarem entupidas (com folhas ou animais mortos, por exemplo) e provocarem infiltrações.
É recomendado que a manutenção de telhados não seja feita durante períodos de chuva, uma vez que o profissional pode escorregar e sofrer acidentes graves.
Ainda, é necessário a utilização de equipamentos específicos de segurança, como cabos de proteção, luvas, botas, óculos de sol e capacete.
A seguir, falaremos sobre dois tipos comuns de telhas que constituem os telhados e daremos algumas dicas importantes para telhados industriais manutenção e telhados residenciais.
As telhas de cerâmica e as telhas galvanizadas
Existe uma variedade de tipos de telhas no Brasil, sendo que elas são empregadas de acordo com as necessidades climáticas dos locais e com a disponibilidade de recursos de quem instala. Alguns tipos mais comuns são:
- Telha de cerâmica: é a categoria mais comum nas casas no Brasil. Possui um bom isolamento térmico e é fácil de limpar, tornando sua manutenção um custo-benefício muito bom. Ela é bastante pesada (em torno de 40 quilos por metro quadrado) e, em consequência, exige um engradamento mais resistente que aquele feito para suportar outros materiais. Também, tem uma permeabilidade maior que a das telhas feitas de cimento, por exemplo, o que pode facilitar a proliferação de fungos ou formação de mofo;
- Telha galvanizada: A telha galvanizada é um tipo de telha metálica revestida por uma composição de zinco e aço. A principal particularidade deste tipo de telha é que a sua composição em aço e zinco impede a formação de ferrugem, aliando alta resistência a fatores climáticos e proteção contra corrosão. Possui um isolamento térmico inferior à telha de cerâmica.
Algumas dicas para realizar a correta manutenção de telhados
A primeira dica de manutenção é realizar a lavagem de telhado e empreender a pintura das telhas, pois enquanto garante beleza às peças, protege estas contra a formação de limo ou bolor.
Telhas que permanecem sem pintura, ou seja, com suas características “cruas” podem apresentar manchas escurecidas com o tempo, graças a esse acúmulo de limo.
Além de manter a estética, a pintura ajuda a realizar a proteção e o conforto térmico da casa, já que as cores absorvem calor em maior ou menor quantidade.
Enquanto a pintura pode ser feita a cada 2 ou 3 anos, a lavagem de telhado é recomendada num período de 6 meses.
Em segundo lugar, recomenda-se que os trabalhos de manutenção e vistoria periódicos sejam feitos por profissionais especializados.
Estes serão capazes de classificar as necessidades específicas do local, levando em conta a composição do telhado em si e dos seus arredores, o que é fundamental para que a manutenção seja completa.
A capacitação de um profissional permite que esse enxergue detalhes que pessoas comuns não veem e realize um trabalho mais completo.
A limpeza, por exemplo, é realizada com produtos específicos, como o hipoclorito de sódio. Em terceiro lugar, vale dizer que é preciso escolher um clima adequado para realização de tanto de telhados industriais manutenção quanto para manutenção de telhados residenciais.
Isso porque os dias muito quentes podem ocasionar a secagem dos produtos específicos de limpeza, causando manchas nas telhas e comprometimento do serviço. Ainda, em dias úmidos e chuvosos, a chance de ocorrência de acidentes é maior.
Por último, é necessário reforçar a segurança de quem realiza esse procedimento, observando a existência de equipamentos de segurança específicos e de alguém para auxiliar no processo, bem como a montagem de uma tábua de madeira para evitar que as telhas de quebrem com a peso da pessoa.