Documentação é essencial para construção

O planejamento para a o desenvolvimento de um projeto arquitetônico demanda investimento em diferentes áreas, como material para construção civil, máquinas e ferramentas adequadas para a realização de vários serviços e profissionais que atuam em áreas específicas.

Há muitos especialistas que trabalham em áreas distintas, como telhadistas, pintores, profissionais responsáveis pela identificação de área urbana, rural, comercial ou industrial.

Ainda assim, é essencial a presença de profissionais como:

  • Engenheiros e arquitetos;
  • Eletricistas e encanadores;
  • Pedreiros e mestres de obra;
  • Ajudantes gerais.

Além disso, existem os serviços burocráticos que precisam ser realizados para a documentação em cartório e junto ao poder público, na maioria das vezes para apresentação na prefeitura municipal.

Cuidados com documentos permite construção

A segurança dos trabalhadores e de terceiros é imprescindível para qualquer segmento em que a intervenção humana vai agir.

No caso da construção civil, a exigência de diversos documentos ocorre exatamente para garantir a saúde de todos, além de evitar qualquer acidente em um canteiro de obras.

As empresas que atuam nessa área, como construtoras e incorporadoras, ou mesmo profissionais autônomos, como empreiteiros, podem exigir a emissão de um laudo cautelar disponibilizado após a vistoria da área que receberá a interferência com as obras.

O profissional que assina o documento pode ser um perito técnico do setor da construção civil ou um inspetor indicado pelo poder público, após as vistorias em imóveis como casas, sobrados, prédios e edifícios da área.

Ele identifica a presença de defeitos e quais os riscos caso haja distúrbios no solo que são causados pela atuação da empresa que construirá no entorno.

O documento deve apresentar detalhes e descrições da situação, podendo ser reforçada com a presença de fotos, com a permissão dos proprietários.

Na maioria dos casos são observados:

  • Rachaduras e trincas nas paredes;
  • Muros ou paredes enviesados;
  • Goteiras e infiltrações no teto;
  • Erosão de terreno.

Todo esse cuidado apresenta as condições das estruturas vizinhas antes do início das obras, para que os responsáveis pela construção atual não sejam responsabilizados por qualquer problema.

Caso seja apresentado algum problema posterior às obras, os responsáveis devem se apresentar e promover soluções viáveis. Isso pode ser desde a substituição de uma viga de madeira até a recuperação do solo com aterramento adequado, respeitando o meio ambiente e as edificações ao redor da obra.

Adaptação de obra valoriza imóvel

As áreas urbanas estão em constante evolução, seja por causa do zoneamento proposto pelas prefeituras municipais, seja pelo crescimento populacional que tem ocupado cada vez mais espaço.

As maquinas de construção civil estão trabalhando a todo vapor em todo território nacional, desenvolvendo projetos urbanos que atendem às necessidades da população que buscam moradias confortáveis e próximas aos centros urbanos.

Isso ocorre nas mais diversas cidades do país, com adaptações de casas, sobrados, prédios e edifícios, atendendo diferentes padrões de moradia.

Até mesmo os condomínios estão passando por transformações diferenciadas, atendendo a nova legislação que envolve o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

Dessa forma, é possível encontrar prédios já finalizados mas que recebem a modernização elevadores atlas schindler para reforçar a segurança dos usuários e atender às necessidades daqueles que foram ignorados em tempos passados.

Segurança predial está nos pequenos detalhes

O uso de materiais adequados e equipamentos apropriados para a construção de um projeto arquitetônico, por menor que seja a obra, deve seguir todas as recomendações apresentadas pelos profissionais.

Muitas construções precisam passar por adequações ao longo do tempo, substituindo elementos estruturais que sofrem desgaste por causa do uso constante ou interferência de agentes externos, como incidência do sol ou ações do vento e das chuvas.

Nesse contexto, a instalação de uma caixa elétrica para laje para atender as normas regulamentadoras de segurança predial é um exemplo de atualização no setor da construção civil.

A rede elétrica é modernizada com a disposição de fios e cabos elétricos novos, com bitolas apropriadas para atender o número maior de equipamentos eletrônicos presentes na vida das pessoas.

Sem a apresentação de documentos e uso de materiais adequados, uma obra pode ocasionar processos judiciais que se arrastam por anos, inviabilizando a comercialização dos projetos, muitas vezes voltados para a locação e venda para um público interessado.

A apresentação de todos os documentos e uma transparência sobre os trabalhos realizados, mesmo que a obra seja a construção de uma laje nervurada vão, no qual é preciso apresentar a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), em anexo aos laudos e todas as identificações apresentadas.

Em todos os casos, os proprietários e demais responsáveis pelas obras devem se resguardar e garantir que todos problemas serão solucionados da melhor forma, com todo o atendimento necessário às pessoas atingidas.