Entenda a importância de um arquiteto para o seu projeto

Arquitetura é uma técnica que visa organizar e criar ambientes. Meio ambíguo, não é? E essa pequena confusão, não se permite ficar exclusiva somente ao significado dessa palavra, como também à sua derivação: arquiteto.

E muito se pergunta sobre o que é um arquiteto. De um lado, temos os dizeres populares, de que um arquiteto é somente um engenheiro mais extravagante e do outro, que engenheiros são arquitetos brutos.

As origens que, inclusive, são bem próximas umas das outras e implicam semelhança entre as duas profissões, contudo, possuem suas características distintas.

Muito se discute sobre as reais diferenças entre as suas profissões, mas é certo afirmar que, esses detalhes se encontram na metodologia de seu trabalho e o propósito dele.

Qual a diferença entre arquitetos e engenheiros?

Enquanto a especialização dos engenheiros é a construção de ruas, viadutos, prédios e afins, acompanhando e executando sua obra do começo ao fim, e se responsabilizando por estabelecer a parte elétrica e hidráulica.

Por outro lado, o trabalho de arquiteto, assim como do engenheiro, também é construir mas, trata-se de algo mais pessoal, se for possível colocar dessa maneira.

Arquitetos organizam e delimitam espaços, ao gerar uma planta para criação de estruturas, levando em consideração os gostos do cliente para organização, a estética do ambiente e conforto, determinando também, os tipos de materiais que serão usados na construção.

Saiba mais sobre a atuação do arquiteto

Entre os materiais a serem listados pelos arquitetos, alguns são preferidos. O granito, por exemplo, é considerado um material muito higiênico, e essa característica o torna uma escolha adequada para a construção de áreas como a cozinha.

Essas particularidades, são todas consideradas pelos arquitetos na hora da escolha de materiais, para determinadas áreas da casa ou na casa em geral.

Uma escada de granito, por exemplo, não é pensada para uma residência por simplesmente garantir acesso aos andares superiores, como também, confere certa elegância e combina com determinados tipos de decoração – esse tipo de conclusão é feita por inúmeras análises feitas por um arquiteto.

Os tipos de granito podem ser avaliados pelo arquiteto encarregado, e ao estudar toda a estética da casa, a coloração desse material também pode interferir na interação dos residentes com a casa, podendo dar ilusão de profundidade ou radiância.

Na parte externa, o tipo de material usado também confere personalidade à residência.

Escadas externas de concreto, dão a impressão de poder e um ar meio rústico e bruto mas, ao mesmo tempo, dependendo da maneira que são construídas, podem dar certo ar de plenitude e calma.

O arquiteto precisa compreender seus clientes, e entregar um resultado que atenda suas necessidades e que, acima de tudo, combine com sua personalidade, trazendo consigo praticidade e conforto.

A presença de um arquiteto na hora de uma construção, causará grande impacto na finalização.

Um arquiteto se responsabiliza por criar ambientes que unam conforto, estética e a funcionalidade, harmonicamente. E permite que uma residência tenha “personalidade”.

E essa dita personalidade, varia de acordo com os materiais utilizados em determinadas partes da casa.

O granito, como já dito, é extremamente higiênico e aconselhado em cozinhas e banheiros, por transmitir uma faceta de limpeza e clareza.

Logo, antes de ir a qualquer ferramenta de pesquisa e procurar por “escada de granito preço” ou “escada de mármore”, verifique se isso combinaria com o ambiente residencial e se, não seria interessante uma consulta com um arquiteto, sobre as possibilidades de tornar sua residência, em algo que combine com esses detalhes.

E ademais das questões emocionais, é necessário também ter um profissional que:

  • saiba como construir uma casa dentro dos conformes,
  • realize um projeto arquitetônico que é feito de maneira correta;
  • confere aos consumidores diversos benefícios;
  • garante segurança, uma vez que, o projeto seguirá com mão de obra especializada, o que valida ainda mais a confiança no trabalho;
  • economia, pois um arquiteto sempre buscará inovar em seus projetos e aproximar-se sempre do resultado final;
  • garantir a compra racional de materiais;
  • uso devido do material a fim de ter o menor número possível de desperdício.

Em conclusão, um projeto de casa ou qualquer imóvel feito de qualquer forma, pode não estar destinado ao fracasso, contudo, provavelmente terminará como algo simplório e que foge das ideias dos habitantes.

E essas razões retornam à questão principal: afinal, arquitetos são importantes para um projeto? De certo, afirmar que sim não é nada extravagante.

Arquitetos darão sempre um toque especial em todos seus projetos, serão capazes de transformar as vontades em algo confortável, bonito e único.