Não importa o porte: seja ela pequena ou grande, toda e qualquer obra é um trabalho complexo.
Além de estar atento à eficiência, é preciso que o gestor tampouco meça esforços para manter o ambiente seguro e conforme toda a legislação relacionada.
Por conta disso, contar com equipamentos que tornem o trabalho no canteiro de obras mais produtivo – e seguro – é muito bem-vindo.
Em alguns casos, a própria lei pode obrigar os responsáveis pelo projeto a adotar alguns itens ou medidas, visando o bem comum – é o caso do transporte de entulho, por exemplo: seu correto tratamento é previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Confira, a seguir, alguns equipamentos fundamentais para tornar sua obra eficiente e segura, bem como para mantê-la dentro dos limites estabelecidos pela legislação:
Martelete
Por mais paradoxal que isso pareça, nem sempre a construção civil consiste 100% em construir.
Muitas vezes, é preciso eliminar vigas, paredes e elementos de revestimento antigos, para que sejam substituídos por versões novas.
Felizmente, isso não tem que ser feito de maneira completamente manual: o martelete perfurador é muito usado com esse fim.
Como o seu próprio nome diz, a função deste equipamento, comparável a uma pequena britadeira.
É perfurar e romper materiais como cerâmica e cimento, permitindo que eles sejam removidos de forma mais simples, quando for necessário.
Vale ressaltar que ele não tem que ser adquirido, necessariamente: assim como muitas outras máquinas para construção civil, é possível optar pelo aluguel de martelete.
Além do custo mais baixo, essa solução evita imprevistos, já que a empresa que fornece o equipamento fica responsável pela manutenção, caso aconteça algum defeito.
Entretanto, antes de procurar por ele, é preciso saber qual modelo de martelete será necessário na obra. Vendido por peso, ele está disponível em versões de:
-
5 quilos;
-
8 quilos;
-
10 quilos;
-
20 quilos.
Quanto maior o peso, maior a potência do equipamento.
Os mais leves, de até oito quilos, também podem ser usadas como furadeiras em determinadas situações.
Também é preciso ter atenção às velocidades nas quais aquele modelo em específico opera.
Caçamba
A sustentabilidade é um assunto que causa uma preocupação crescente na sociedade. Consequentemente, trata-se de um princípio que tem sido adotado por todos os setores econômicos.
Especialistas apontam a engenharia civil como um dos mais críticos.
Afinal, além da poluição sonora e visual causada pelos projetos, eles também costumam gerar uma quantidade elevada de entulho. E, infelizmente, ele nem sempre é descartado da maneira correta.
Isso, entretanto, não é difícil: contar com uma caçamba de entulho é o primeiro passo em direção a um tratamento correto dos resíduos.
Como a equipe sabe onde eles devem ser levados, as chances de que sejam descartados na natureza é reduzida.
Além disso, é preciso ficar atento à legislação local e aos serviços fornecidos pela Prefeitura: às vezes, o próprio poder público pode fazer a coleta.
Em outras, ele apenas indica um local onde os resíduos devem ser levados para o descarte.
Independentemente disso, alugar caçamba é sempre fundamental.
Isso pode ser feito junto à uma empresa especializada, que normalmente oferece recipientes em diversas capacidades.
Guindaste
Entre tijolos, argamassa, vigas de metal e tudo o que é necessário para uma obra, projetos de construção civil consomem uma grande quantidade de material.
O alto custo não é a única dificuldade disso: também é preciso assegurar-se de que tudo estará em perfeito estado de organização dentro do canteiro de obras.
Quando há problemas desse tipo, nota-se que a eficiência da rotina de trabalho cai.
Afinal, um empregado pode perder muito tempo procurando um material ou um equipamento necessários à execução de uma tarefa, tempo que poderia ser usado em atividades muito mais produtivas.
Por conta disso, também é essencial contar com equipamentos que permitam o transporte de Cargas Pesadas, bem como a sua organização, como o guindaste e o caminhão munck.
Enquanto o primeiro é de grande porte e pode transportar cargas mais pesadas, o segundo é mais ágil e compacto, sendo apropriado para espaços menores.
Vale ressaltar que a mudança de local destes objetos, quando feita com um equipamento de grande porte, é uma atividade de risco.
Afinal, quando há acidentes, eles quase sempre são fatais.
Portanto, o ideal é que os equipamentos sejam operados apenas por profissionais qualificados para tal.