Escolhendo o tipo de telha ideal para sua casa

No projeto de uma casa, todos os detalhes são fundamentais e devem ser pensados de forma minuciosa pelos futuros proprietários, já que serão eles os responsáveis por desfrutar da estrutura construída.

Atualmente no mercado existem diferentes técnicas e materiais para trabalhar de forma adequada cada etapa da obra de uma casa, sendo de suma importância que cada pessoa conheça e escolha a melhor opção de cada um dos cômodos de acordo com seu projeto, gosto e necessidade.

Como escolher o tipo de telhado

O modelo de telhado é definido, principalmente, de acordo com o estilo da edificação que será construída.

Por meio da composição do arquiteto e do gosto do proprietário, o telhado deverá ser feito de uma maneira que comporte os materiais e a forma escolhida.

Nas obras mais tradicionais e clássicas, o telhado inclinado com telhas tende a ser o modelo preferido.

Em alguns casos, a cobertura costuma ser visualmente mais plana, o que pede um telhado com uma menor inclinação que, consequentemente, acaba não comportando alguns modelos de telhas.

Nos dias atuais, a presença de diferentes modelos de telhados vem sendo um fator positivo para a fabrica de telhas em sp, mostrando que, muito além das tendências, o importante é a escolha que mais agrada o cliente, fazendo com que ele se sinta satisfeito com o resultado funcional e estético da cobertura.

Uma telha que executa um interessante trabalho em todas as aplicações nas quais pode vir a ser utilizada, é a telha trapezoidal transparente.

O modelo é colocado de modo complementar à cobertura e tem o intuito de permitir o aproveitamento da claridade natural.

Ao optar por este modelo, é possível obter-se grande parte da luz que bate no telhado. Após receber a iluminação, a telha faz com que ela seja distribuída por todo o ambiente, garantindo assim um ótimo aproveitamento da luz natural.

As vantagens da telha translucida trapezoidal

As características de composição desse modelo fazem com que ela possibilite algumas vantagens importantes para quem opta por sua utilização.

O fator principal em relação ao funcionamento dessa telha é a economia de energia.

Ao permitir que a claridade entre no ambiente e realize sua distribuição por toda a parte interna, a telha possibilita que menos luzes sejam ligadas durante o dia, fazendo com que haja economia significativa e, com isso, obtenha-se benefícios financeiros.

Por serem extremamente resistentes às condições climáticas como as chuvas, o sol e os ventos, a telha translucida trapezoidal dispensa também reparos frequentes, já que não sofre desgaste com a ação dos raios solares.

Essa resistência faz com que sua durabilidade seja estendida.

A telha é capaz de atuar com máxima eficiência por um período de tempo considerável, de modo a serem gerados ainda mais benefícios financeiros ao cliente, já que são reduzidas as necessidades de substituições.

O produto ainda requer uma instalação simplificada e que consegue ser encaixada perfeitamente na estrutura.

Além do modelo apresentado, os tipos de telhas mais comuns são:

  • Telhas de cerâmica
  • Telhas de concreto
  • Fibracimento (amianto)
  • Telha metálica preço 
  • Telha ecológica

Existe ainda a telha colonial, comumente conhecida por possuir um estilo elegante e rústico, que remete aos telhados da época colonial (daí o nome). Esse modelo de telha possui um profundo canal, que faz alusão a uma barca.

O formato se faz uma ótima opção para regiões onde ocorrem muitas chuvas, por facilitar o escoamento de águas pluviais.

O telhado colonial é composto por meio de duas partes iguais que são separadas, sendo estas a bica e a capa. São peças simples e de fácil manuseio, mas que necessitam da ajuda de um especialista para sua devida instalação.

As características do telhado colonial

Entre os modelos mais conhecidos, que é encontrado com maior frequência é o com telhas de cerâmica, que pode ser utilizado com telhas pintadas ou em sua cor original.

No que se refere ao seu uso, é possível encontrar três principais modelos de telhado colonial, separados por quedas e níveis.

O modelo duas águas consiste na divisão central do telhado, sendo o modelo mais utilizado nos imóveis, enquanto o quatro águas é mais indicado para coberturas de imóveis que possuem formato quadrado, e o modelo de meia água é comumente utilizado em telhados de varandas.

O modelo ainda possui como vantagem seu formato e inclinação excelentes para vazão da água, sendo o mais indicado para lugares onde chove muito.

Seus diferentes modelos e níveis tornam sua adaptação mais fácil com diferentes estilos de construção.

O que é telha sanduíche?

Compostas por duas chapas de galvalume e aço galvanizado, as telha sanduiche são conhecidas também como telhas termoacústicas, por conter um isolante em seu interior, feito geralmente de EPS ou PUR, sendo constituído por telha metálica + isolante + telha metálica.

Seu isolante possui espessura padrão de 30 mm, mas pode variar de acordo com a necessidade, principalmente com o grau de isolamento térmico.

Essas telhas podem ser apontadas como ótimos modelos econômicos, já que promovem menores gastos com ar-condicionado, garantindo o controle térmico dos ambientes e outras medidas que consomem energia.