Etapas necessárias em uma obra

Uma construção é composta de inúmeros tipos de elementos, que vão dos paineis de comando eletrico até sistemas hidráulicos complexos e sanitários. Tudo isso compõe o quadro do projeto de arquitetura que é o guia da obra.

Sem um planejamento adequado, fica inviável a construção de um bom projeto, pois podem faltar elementos básicos, como os materiais de construção para os operários. Por isso, é muito importante conhecer algumas das etapas existentes na obra.

Ao longo deste artigo abordaremos alguns elementos que fazem parte da construção, como os planejamentos, que podem ser variados, o orçamento, contratação de serviços como empresa de controle de pragas e muitos outros.

As etapas de planejamento dentro de uma obra

Como a construção possui muitas etapas é necessário que todas elas sejam planejadas nos mínimos detalhes, e isto envolve elementos como:

  • Etapas;
  • Orçamento;
  • Estimativa de execução;
  • Materiais de construção.

Abaixo veremos alguns detalhes sobre as etapas de planejamento de uma construção e seus principais benefícios.

1. Projeto de arquitetura

Para começar uma construção o primeiro passo é a elaboração de um projeto de arquitetura, e isto em todas as dimensões, seja para a definir a construção de um elevador industrial ou para arranha-céus.

Esse projeto é elaborado por um escritório de arquitetura, e este leva em consideração todos os seus desejos e suas preferências, e monta um projeto e uma projeção em 3D. Há então uma reunião com os clientes e a definição do projeto final.

Lembre-se, os arquitetos sempre farão os projetos de acordo com o código de obras da cidade, para que a documentação do espaço seja fácil de ser emitida e a obra não tenha problemas com interrupção.

2. Projetos complementares

Os projetos de arquitetura são complementados por outros tipos de serviços, como os projetos elétricos que detalham a fiação, o quadro de comando eletrico montado e outros sistemas elétricos, os projetos hidráulicos e sanitários. Os arquitetos indicam quais os profissionais fazem e alguns escritórios oferecem este serviço.

3. Elaboração de orçamento de obra

Uma etapa altamente importante dentro de uma construção é a elaboração detalhada do orçamento. É o orçamento que será o guia para a definição de todas as etapas da obra. Lembre-se, estabeleça um teto, mas não se esqueça dos imprevistos, então, sempre reserve uma parte dos gastos para isso.

O orçamento nunca é fechado, pois ele sempre varia conforme a obra anda, tanto para mais como para menos, por isso, é preciso fazer uma tabela, e seguir todos os detalhes. Um bom controle do orçamento, garante que a obra inteira seja garantida, da construção dos alicerces à elaboração do painel de comando elétrico.

Etapas de execução da construção

Feito as etapas de planejamento, é hora de colocar o projeto em execução. A primeira das fases é a de serviços preliminares, e consiste na preparação do terreno, assim, ocorre sua limpeza, são aplicados os serviços de terraplenagem, o canteiro de obras é definido, e os primeiros materiais são descarregados.

Logo em seguida ocorre a construção das fundações, aqui, o protagonismo é das grandes máquinas, como as perfuradoras e as escavadeiras hidráulicas. Para cada tipo de construção existe uma fundação que pode ser feita, isto é definido no projeto de arquitetura.

Depois das fundações, a sustentação da edificação é colocada, aqui também existem diversos tipos de estruturas, do concreto armado estrutural, passando pela alvenaria estrutural, podendo ter estruturas metálicas ou de madeira.

Feito as estruturas da construção, as paredes são levantadas com tijolos, é feito o reboco e o início da execução dos planos complementares, as tubulações hidráulicas são alocadas, ocorre a limpeza de caixa d’água preço e a instalação dos sistemas elétricos.

Outros serviços são feitos como instalação de sistemas de internet, telefonia e também os sistemas de automação residencial. O telhado é erguido, e as portas e janelas também são instaladas para em seguida começar a aplicação dos revestimentos, como pinturas, pastilhas, texturas e muitos outros, sempre definidas no projeto de arquitetura.

Por fim, a parte mais importante da obra, ocorre a limpeza, o canteiro é desmontado e os materiais que sobraram são retirados. Depois, é só pegar as chaves e comemorar o sucesso do projeto.

Com tudo isso e sabendo de todas as etapas é possível o desenvolvimento de uma obra eficiente, segura e muito bonita.