Ferramentas utilizadas na construção

O setor da construção civil envolve as mais diversas etapas de obras, consequentemente o número de ferramentas e equipamentos utilizados acaba sendo alto e apresentando grande variedade.

Alguns contribuem com a locomoção de materiais, demolição, içamento, já outros servem de suporte para etapas de acabamento, elevação de pessoas e cargas, entre outras possibilidades.

plataforma pantográfica, por exemplo, é constantemente aplicada para elevação de carga e funcionários para que os serviços sejam executados. Essa plataforma é elétrica e dessa forma, é controlada botoeira, ou seja, um sistema de comandos elétricos.

Seu acionamento é por meio de cilindros hidráulicos e seu uso torna o trabalho mais seguro, sendo em alguns casos mais viável do que os tradicionais andaimes.

Ainda mais, este tipo de plataforma pode ser encontrado em diferentes modelos, que se distinguem não apenas pelas dimensões, mas também pelo alcance e movimentação, como a plataforma tipo tesoura e articulada.

A tesoura é direcionada principalmente para trabalhos que exigem pouco alcance, porém, é interessante citar que apresenta bastante espaço para realizar o trabalho.

Dessa forma, equipamento que possibilita a operação com cargas mais pesadas do que em outras plataformas como as articuladas. Além disso, também podem ser operadas em diversos tipos de terrenos e tanto em ambientes abertos, quanto fechados.

Já no que diz respeito a plataforma articulada, é a mais ideal para atender serviços de difícil acesso e com necessidade de grande alcance.

Seu diferencial de maior destaque, é que suas lanças permitem alcance lateral, vendo uma operação em locais com obstáculos. Frequentemente esse é um tipo aplicado construções e manutenções em áreas externas, principalmente por oferecer maior velocidade de deslocamento e elevação.

Como funciona a lixadeira pneumática?

Quando se trata de ferramentas comumente utilizadas para aprimorar o acabamento, a lixadeira pneumática é muito usada na indústria.

No entanto, é preciso considerar que existem diversos tipos de lixadeiras além dessa opção, sendo assim, é preciso conhecer essa variedade para escolher o equipamento que melhor se encaixa na necessidade do trabalho a ser desempenhado. Entre as alternativas estão:

  • Lixadeira angular: própria para efetuar desbaste;
  • Lixadeira roto orbital: opção pneumática que realiza dois movimentos de lixa;
  • Lixadeira orbital: ideal para efetuar acabamentos superfícies de aço e metal;
  • Lixadeira de cinta: desgasta tipos de superfícies e atende trabalhos mais pesados.

Para usar as lixadeiras com cautela, é indicado sempre recorrer aos equipamentos de segurança individual (EPI’S), que neste caso são: máscara, óculos de segurança, protetor auricular e avental. Além disso, é fundamental nunca encostar na parte da lixa enquanto o equipamento estiver ligado, pois acidentes podem ser causados.

Algumas dicas são indispensáveis para cuidar do equipamento e evitar possíveis problemas, no caso da lixadeira, se for um equipamento que necessite de lubrificação, é preciso atender a essa especificação corretamente. Remover o excesso de pó que fica retido no equipamento é muito importante, além de efetuar limpeza do motor pneumático e regular a pressão.

O que é elevador monta carga?

Ao procurar por elevador monta carga preço, é indispensável ter em mente que são direcionados principalmente para o transporte vertical de cargas.

Sua capacidade em média é de 10 a 300 quilos e devido a praticidade, comumente é instalado em estabelecimentos que necessitam do transporte de materiais de pequeno porte, como hospitais, laboratórios, açougues, restaurantes, entre outros.

Normalmente, apresentam entrada/saída unilateral ou opostas, acabamento em pintura em aço inox ou eletrostática e ainda mais, algumas empresas trabalham com medidas especiais, o que pode ser vantajoso para necessidades mais específicas.

Por esse motivo, ao buscar empresas do setor, é preciso esclarecer o projeto e explorar as possibilidades de realizá-lo juntamente com um profissional, que possui um olhar técnico e pode prestar orientações decisivas para evitar não apenas prejuízos, como também acidentes.

Já para locais que necessitam de um equipamento para o transporte de um grande volume de cargas pesadas, são indicados os elevadores de carga, pois possuem capacidade de 1.500 a 8.00 KG, além de uma cabine robusta, que suporta diferentes condições.

Ao se tratar de ferramentas e equipamentos usados nas construções, é fundamental observar que embora apresentem distinções evidentes, como por exemplo, os itens apresentados ao longo do texto, cada um deles tem um papel fundamental nas mais variadas etapas das obras e devem ser conduzidos por profissionais capacitados.