Guia completo para construção de uma estrutura metálica

Conhecido pelas inovações constantes que oferece e também pelo recursos que garantem cada vez mais praticidade sem deixar de lado a segurança, o setor da construção civil disponibiliza uma versatilidade de técnicas e materiais que pode contribuir para as mais diversas demandas construtivas.

Dessa forma, a utilização de estruturas metálicas é uma das alternativas que garantem, além de agilidade e segurança – que são demandas indispensáveis – mais economia e redução tanto no uso de materiais quanto nos custos finais do projeto.

Por isso, um galpao metalico pode ser muito mais vantajoso que uma estrutura feita em alvenaria tradicional, fornecendo benefícios variados.

Mas quais são esses benefícios? E quais são os itens empregados nesse contexto para a promoção de soluções construtivas compatíveis com as necessidades de cada projeto?

No artigo que você confere a seguir, fique por dentro das repostas para essas e outras perguntas sobre o uso das estruturas metálicas em prol da otimização no canteiro de obras.

Vantagens das coberturas metálicas

Uma das partes mais fundamentais quando estamos falando da estruturação de qualquer tipo de obra é a cobertura, pois ela é responsável, não só pro garantir a sustentação mais eficaz da edificação, como também por proteger o ambiente interno das intempéries do clima, como a exposição à luz solar e às chuvas.

O que o setor da construção civil tem utilizado com elevado desempenho em eficiência e economia para a otimização das coberturas é a aplicação da estrutura metalica.

Que pode ser componente de todo um projeto visando mais praticidade e resultados que não deixam a desejar nos aspectos estéticos e funcionais do cotidiano, até mesmo no canteiro de obras.

Dessa forma, é importante destacar que os materiais metálicos empregados na construção civil podem ser do tipo galvalume (combinação resistente de zinco e alumínio), alumínio ou mesmo galvanizados, quando recebem um reforço por meio do revestimento em zinco.

São diversas as vantagens fornecidas pela aplicação de uma cobertura metálica, começando pela racionalização de mão de obra e também de materiais.

Isso porque será necessário utilizar uma quantidade menor de cimento, areia, etc, sem falar que os procedimentos relacionados com as construções em estruturas metálicas são muito mais ágeis e simplificados, demandando menos trabalhadores.

Outros benefícios que devem ser destacados nesse contexto são:

  • Flexibilidade;
  • Versatilidade e compatibilidade;
  • Redução do prazo para conclusão;
  • Garantia de qualidade;
  • Geração de maior área útil;
  • Facilidade de reposição.

Perfis

Os perfis metálicos fazem parte das composições em estruturas metálicas pois são responsáveis por uma série de procedimentos de sustentação que evitam a utilização de tijolos e concreto, por exemplo, garantindo vantagens como uma obra muito mais rápida e limpa.

Nesse caso, é importante contar com um perfil steel frame, pois esse é o sistema especializado na obtenção dos benefícios citados e no desempenho de otimização das aplicações metálicas.

Entre as principais vantagens desse sistema, portanto, podemos chamar a atenção para os seguintes itens:

  • Agilidade e limpeza;
  • Construção a seco;
  • Manuseio e montagem simplificados;
  • Leveza;
  • Ganho de área.

Eletrodutos

Assim como nos procedimentos construtivos tradicionais, que são feitos por meio da técnica conhecida no setor da construção civil como alvenaria, as construções em estruturas metálicas também demandam a instalação correta e eficaz de todos os componentes que farão parte da composição elétrica da edificação.

Desse modo, é necessário conhecer os detalhes relacionados com esse tipo de instalação quando estamos falando em galpões, armazéns e demais estruturas que fazem uso de componentes metálicos, garantindo a segurança e evitando não só prejuízos como também acidentes.

Por isso o eletroduto corrugado é um dos mais utilizados: além de ter uma performance acima da média por conta da composição ondula tanto na parte externa quanto na parte interna, estamos falando de um produto que pode ser embutido, oculto em paredes e lajes, ou mesmo aparente.

Telhas

Não poderíamos falar das coberturas em metal sem mencionar a importância das telhas metalicas, não é mesmo? Isso porque elas garantem uma gama de vantagens relacionadas com a leveza, o que diminui o peso da cobertura, e sem prejudicar a qualidade da obra.

Pelo contrário, as telhas feitas de metal garantem muito mais eficiência e podem contribuir para diversos aspectos do canteiro e da utilização posterior dos espaços.

O mais importante é sempre contar com materiais e produtos com certificação de qualidade, fornecidos por empresa idôneas. Além disso, vale ressaltar a importância de se contar também com equipes e profissionais qualificados para a instalação das estruturas.