Ideias para decorar sem gastar muito

Decorar é personalizar um ambiente, deixando-o com a cara do dono e passando sensações por meio das cores, texturas, objetos e móveis.

Muitas pessoas podem se encontrar em casas que não transmitem a sua personalidade ou têm problemas que desagradam de alguma forma.

Entretanto, pode ser difícil encontrar soluções para decorar ou renovar os ambientes sem gastar muito dinheiro.

O segredo para dar uma cara nova sem se endividar é pesquisar bastante sobre possíveis soluções para os espaços. Se o quarto é o cômodo alvo de reformas, por exemplo, o ideal é buscar o máximo de inspirações para adaptá-las à realidade.

Algumas mudanças básicas podem revigorar completamente qualquer cômodo de uma casa. Para não sair do orçamento, é preciso atentar-se para os materiais, sem perder de vista a qualidade.

Renovar móveis

Mesmo que trocar todos os móveis de um ambiente seja uma tentação, a maioria das pessoas tem pelo menos um móvel que gosta e considera em bom estado, mas que poderia ficar ótimo com uma cara nova.

Um exemplo são os móveis de madeira maciça. Eles são de altíssima qualidade, mas, muitas vezes, não combinam com o estilo dos moradores. Uma ideia nestes casos é reformar os móveis, dando uma nova pintura ou até uma laca colorida.

Também pode ser um bom momento para medidas necessárias, como a impermeabilização de colchão ou sofás, que pode ser seguida pela renovação da roupa de cama ou outros revestimentos.

Desta forma, além do mobiliário ganhar uma cara nova, melhorando todo o ambiente, ele também passa por manutenções e melhorias necessárias, e com reflexo positivo na saúde e bem-estar dos moradores.

Trocar cortinas

Trocar as cortinas e persianas também pode dar um ar completamente novo a um espaço, sem demandar reformas e muito investimento.

Uma dica é investir em tecidos sintéticos para poder lavar as peças em casa, deixando-as sempre com aparência de nova.

Antes de escolher o modelo mais adequado é preciso pensar qual é o papel da cortina no ambiente. Algumas opções são:

  • Garantir a privacidade dos moradores;
  • Controlar a luminosidade que entra pelas janelas;
  • Controlar a entrada de sujeira do exterior;
  • Controlar a entrada de ruídos do exterior.

Ao saber exatamente quais são as necessidades do ambiente, fica mais fácil escolher os melhores tecidos, tamanhos e estilos para a persiana vertical para sala.

Trocar o piso

Os revestimentos têm grande influência sobre a aparência dos ambientes. Muitas vezes, tudo o que uma casa precisa é de uma renovação nos pisos, e há muitas formas de fazê-lo, dependendo dos objetivos e do revestimento já existente no local.

Hoje em dia, diversos tipos de pisos podem ser aplicados sobre cerâmicas ou porcelanatos, facilitando as reformas. É o caso do piso vinílico, laminado, e outras opções como a resina epóxi ou o tecnocimento.

Se no imóvel houver piso de madeira maciça, uma dica é investir na raspagem, que pode devolver o brilho, remover arranhões e até mudar a cor da superfície. O piso precisa ter mais de 2 centímetros de largura, para não ficar muito desgastado.

O processo é relativamente simples. É preciso raspar o verniz velho, lixar toda a superfície até ficar uniforme, limpar completamente e aplicar os produtos específicos para o tratamento da madeira, como verniz ou resina.

carpete beaulieu é um item que, quando bem cuidado, pode ser o grande diferencial de um ambiente. Para renovar o carpete, é preciso contratar um profissional para limpar ou tingir o piso.

Paredes

Uma mudança nas paredes, ou, até mesmo, em uma única parede, pode transformar um ambiente. São muitas as possibilidades, dependendo da disponibilidade de investimento para as mudanças.

Uma ideia é descascar algumas paredes, em locais estratégicos, criando um revestimento rústico em tijolinhos. A aplicação de papéis de parede é uma solução mais popular, ótima para quartos e salas.

Já a repintura das paredes permite cada vez mais possibilidades, com tintas de diferentes acabamentos. Um exemplo é o efeito lousa, que permite que os moradores risquem a parede com giz.

Para uma decoração de sucesso, independente do cômodo escolhido como alvo, é essencial atentar-se para a harmonia entre todos os componentes.

Cores das paredes, revestimento, móveis e itens decorativos não precisam combinar perfeitamente entre si, mas devem “conviver” de maneira equilibrada.

O mais importante, no fim das contas, é que cada elemento faça sentido para o morador, na funcionalidade ou na aparência.