Iluminação e peças metálicas nas residências

As reformas e acabamentos das residências sempre buscam uma forma de garantir mais conforto e beleza aos usuários. Muitos elementos fazem parte da decoração, de preferência com usabilidade dos objetos e acessórios que fazem parte dos ambientes.

Há peças que fazem parte da própria segurança dos moradores, que podem ser aplicados em áreas internas e externas. Por isso, é preciso contar com projetos específicos para cada espaço, determinando os elementos que farão parte da construção.

Para cada elemento empregado, para cada porta ou janela instalados, as funções se transformam e modificam a estrutura, criando espaços iluminados, com corrente de ar ajudando na climatização ambiente.

As instalações elétricas e hidráulicas também são importantes, pois determinam a possibilidade de abastecimento energético para lâmpadas e tomadas, assim como o uso de torneiras e disposição de água pluvial aproveitada, promovendo a sustentabilidade na construção civil.

Composição ambiente valorizada pela iluminação

As cores empregadas nas tintas das paredes, o material utilizado no piso e os objetos de decoração podem ser destacados de maneira individual, em contraposição ao tipo de iluminação utilizado nos ambientes.

A centralização no teto é uma forma de manter a luz artificial cobrindo todo o espaço. Alguns projetos arquitetônicos aproveitam a espacialidade instalando a luminária de vidro em um conjunto formado por dois pontos, com o emprego de espelhos para proporcionar maior amplitude do cômodo.

Esse modelo de iluminação é eficiente e se ajusta às necessidades de diferentes ambientes, como salas de estar, sala de jantar, cozinha e corredores.

Um espaço dedicado para assistir televisão ou um escritório residencial pode receber uma iluminação mais direcionada, voltada para a mesa de trabalho ou longe da tela.

Para garantir o conforto visual e a iluminação adequada, o uso de spot led sobrepor é muito comum, principalmente em residências que possuem laje.

Isso porque esse elemento é composto por bucha e parafuso, e sua fixação pode ser realizada diretamente no teto rígido, dispensando que o produto seja embutido.Também conhecidos como plafons, eles podem ser encontrados em:

  • Alumínio;
  • Metal fundido;
  • Madeira;
  • Policarbonato.

Essas diferenças se fazem presentes para características estéticas, necessidade de ajustes técnicos ou apenas para redução de custo na peça. Portanto, é preciso verificar as prioridades e instalar a iluminação de maneira adequada ao ambiente.

Estruturas de mobilidade com segurança nas residências

Residências em forma de sobrado precisam contar com uma iluminação eficiente, assim como um corrimão de aluminio branco por toda sua extensão, permitindo o apoio para a subida e descida dos moradores.

Essa estrutura reforça a segurança doméstica, já que os acidentes neste tipo de espaço são bastante comuns quando não são projetados de forma correta.

A distância dos degraus deve respeitar as normas propostas pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, assim como o corrimão e todo elemento de composição.

Áreas externas também contam com pisos superiores, como aproveitamento de espaço para instalação de varanda gourmet ou sacada de observação.

Nestes espaços, engenheiros e arquitetos valorizam o uso do corrimão de alumínio para escada, já que o material é muito resistente, mesmo sob as mudanças climáticas. A manutenção é facilitada, podendo ser limpa com água e sabão neutro, mantendo as características originais por um longo período.

Cobertura retrô recebe equipamentos modernos

O cenário urbano vai mudando constantemente, mas, ainda assim, muitos imóveis antigos são tombados como patrimônio histórico e precisam receber uma reforma para garantir a sustentação da estrutura.

A possibilidade de encaminhamento de água pluvial para pontos corretos, como bueiros e ralos podem ser facilitado com a instalação de um sistema de calha para telhado colonial, respeitando as normas aplicadas em tombamentos de estruturas históricas.

A sustentabilidade também é uma pauta que está cada vez mais presente no setor de obras, desde a preparação do terreno, a formação do canteiro de obras, chegando aos detalhes finais, como instalação de jardins ou áreas verdes, mesmo que verticais.

As construtoras e incorporadoras já se atentaram para este fato, seguindo a legislação de proteção ambiental, valorizando espaços arborizados e materiais de construção voltados para o respeito à natureza, das máquinas utilizadas até a instalação do suporte de calha, incluindo as possibilidades de reciclagem no futuro.

Elementos estruturais dentro de uma residência se fazem presentes nas áreas internas e externas. A ajuda profissional é importante para que os materiais corretos sejam utilizados, evitando qualquer problema na parte estrutural de uma casa, um sobrado, um prédio ou edifício.

As particularidades de cada ambiente e os objetos disponíveis na área da construção civil são desenvolvidos e adaptados para atender às necessidades de conforto e utilidade.

A mobilidade interna, com segurança e praticidade, também são valorizadas em casos de compra e venda, assim como para locação no mercado imobiliário.