Impermeabilizantes variam conforme estrutura imobiliária

A estrutura de um imóvel é resistente e durável, desde que os tratamentos e manutenções adequadas sejam realizados dentro de um período apropriado.

Assim como qualquer objeto em exposição permanente sob as ações da natureza, uma casa ou um prédio podem ruir se os devidos cuidados não forem tomados.

Desde o início do canteiro de obras, é necessário identificar a qualidade e estabilidade do solo, para servir de base de sustentação e não se movimentar, o que pode provocar o surgimento de trincas.

A umidade características de algumas regiões, principalmente, as litorâneas, influenciam na escolha dos materiais e até mesmo na pintura que será utilizada sobre as paredes internas e externas.

Presença de telhado não exclui cuidados com laje

A cobertura de um imóvel está relacionado entre uma das principais etapas de uma obra. Isso é significativo, pois é muito importante aplicar uma estrutura tão importante para a proteção de toda a área de uma casa ou um prédio.

Ainda assim, muitas estruturas não contam com esse tipo de acabamento, tendo a laje como principal elemento de cobertura do imóvel.

Se toda a área não receber um tratamento adequado, muitos problemas podem surgir, como infiltração causada pela água da chuva e a corrosão das armaduras de ferro, presentes em estruturas importantes como as vigas e colunas.

A umidade constante causada por infiltrações pode estragar móveis e aparelhos domésticos. O piso pode sofrer manchas e o azulejo da parede pode ficar estufado, cair e causar um acidente.

O ideal é aplicar um produto de impermeabilizante para laje, disponível em lojas especializadas de material de construção.

Conforme o modelo da estrutura imobiliária, há diferentes produtos que precisam ser aplicados sobre toda a área de cobertura exposta. Entre as principais podemos destacar:

  • Manta asfáltica;
  • Membrana de poliuretano;
  • Pinturas líquidas resistentes;
  • Asfalto oxidado

Estruturas que contam com acesso de veículos, como os edifícios construídos para servir de estacionamento ou lojas veiculares, a resistência deve ser redobrada com as mantas asfálticas, pois há o atrito dos pneus sobre a estrutura da laje.

O projeto deve prever a impermeabilização de lajes com uma combinação de produtos específicos, como concreto armado ou argamassa para contrapiso.

Durante todo o procedimento de aplicação desses elementos, é necessário que todo o espaço esteja sem qualquer umidade. Portanto, é preciso ao menos manter uma cobertura de lona para evitar chuvas e temporais.

Soluções domésticas protegem estrutura residencial

No caso de estruturas imobiliárias de pequeno porte, como casas e sobrados, a cobertura de toda a área de construção pode receber uma manta liquida para laje para o reforço da proteção que vem a seguir, que é a instalação de um telhado.

Vale lembrar que parte da estrutura elétrica e sistema hidráulico ficam expostos na parte mais alta do imóvel, como todo o circuito de iluminação e a caixa d’água para distribuição interna.

O produto utilizado nesse caso é tem como característica principal a flexibilidade, pois ele evita que pequenas rachaduras se tornem expansíveis.

O acompanhamento constante de sinais pode ser observado durante uma manutenção recorrente pelo proprietário do imóvel, ou por empresas especializadas. Caso seja observado alguma rachadura, a aplicação do veda laje deve ser imediata.

A impermeabilização correta promove a durabilidade do imóvel, exigindo menor manutenção e proporcionando ambientes internos climatizados e com menor incômodo acústico.

Equipamentos prontos para segurança profissional

A laje e o telhado estão entre as partes mais altas quando se trata da construção de um imóvel residencial.

Para realizar as tarefas de maneira apropriada, o profissional que atua com serviços em altura precisa utilizar equipamentos de proteção individual, como capacete, cordas e andaimes para uma movimentação correta.

Os maquinários precisam ser adaptados com cintas e estruturas de sustentação quando não estão sendo utilizadas. As caixas de ferramentas apropriadas para esse tipo de trabalho possuem encaixes que ficam fixos nos aparatos de sustentação.

A instalação de uma regua de tomadas profissional fica à disposição dos trabalhadores, em uma distância apropriada para que possa ser acessada e ao mesmo tempo, não ficar com o fio enrolado para não causar nenhum curto-circuito.

A segurança patrimonial está nos pequenos detalhes e, por isso mesmo, deve ser levada a sério pelos profissionais que atuam nessa área. A cobertura predial pode ser feita apenas pela laje, desde que tratada de maneira adequada.

Com um projeto apropriado e a aplicação dos produtos de forma correta, a durabilidade do imóvel é prolongada por um longo período, sem interferir nas estruturas principais que envolvem desde a base das sapatas até a cobertura final.