Importância e personalização de fachadas

As fachadas são importantes em qualquer construção, afinal, é a primeira impressão que qualquer pessoa tem do prédio. Por conta disso, as fachadas residenciais são importantíssimas para garantir um bom visual e tornar sua casa mais harmoniosa com o ambiente.

Existem muitos tipos de fachadas que vão desde fachada glazing preço a fachadas com vidro e outros materiais. Iremos falar neste texto sobre alguns tipos de fachadas e os materiais que podem ser usados para compor essa parte tão importante em uma residência.

Modelos de fachadas

Há muitos modelos de fachadas existentes no mercado e tudo irá depender do projeto que foi feito junto à um arquiteto ou engenheiro.

Nas empresas é muito comum encontrarmos fachada acm amarelo, que é um material bastante resistente. Porém, nas fachadas residenciais, podemos encontrar diversos outros elementos.

Abaixo falaremos de alguns modelos de fachadas:

1. Fachadas modernas

Esse tipo de fachada é o que mais vem crescendo nos projetos residências e isso se dá por conta de que arquitetos querem entregar ao cliente algo único e, portanto, fogem do tradicional.

Um jeito de composição desse tipo de fachada é o uso de variados materiais, como o uso de elementos de uma fachada de alumínio, que integra com o uso de concreto armado e vidro.

Além do uso de diversos tipos de materiais, as fachadas modernas se caracterizam por possuir formatos diferenciados, com conceitos novos e que impressionam quem passar por ela.

Desse modo, a fachadas modernas abusam das linhas retas e dos detalhes bem elaborados e elegantes com iluminações e outros elementos.

2. Fachadas Térreas

São fachadas mais simples e utilizados em casas térreas mais tradicionais, ou seja, fogem do estilo mais moderno e arrojado que utilizam vidro para fachada preço junto com outros materiais.

Esse tipo de fachada é mais aberta, com alguns detalhes mais clássicos como colunas e detalhes em gesso. Em alguns casos, ela pode ser composta por grandes portas e janelões para aproveitamento da luz.

São fachadas simples, porém, com detalhes que impressionam e dão um toque de elegância e sofisticação.

Materiais de revestimento de fachadas

Além dos modelos de fachadas, iremos tratar dos materiais mais usados nesses modelos que podem ser variados como:

  • Madeira;
  • Concreto;
  • Pintura;
  • Tijolo aparente;
  • Vidro

Há outros tipos de revestimento que fogem do tradicional, como os revestimentos sustentáveis ou com alto-relevo 3D, que dão um toque moderno e impressionante. Abaixo trataremos de alguns dos materiais usados:

1. Fachadas de madeira

As fachadas de madeira são bastante utilizadas no exterior, assim como o acm amarelo fachada são muito usadas em comércios.

O uso da madeira na fachada permite a formação de uma sensação de exuberância, criando projetos que são encantadores.

A madeira pode ser acompanhada do uso complementar do vidro ou da pedra, entregando à residência uma rusticidade muito grande e, claro, muita elegância.

2. Cerâmica e porcelanato

São um ótimo material para revestir sua fachada, possuem características como resistência e impermeabilidade muito boas, sendo ideais em locais com bastante umidade.

Por conta do porcelanato criar uma uniformidade quando há sua aplicação, ele garante um visual clean e bastante elegante, tendo o bônus de ajudar a manter a temperatura interna agradável por conta das características da cerâmica e porcelanato.

3. Aço corten

É um material muito bonito e diferente, sendo usado em projetos mais contemporâneos, assim como o uso de fechadura de segurança eletrônica nas residências. O aço corten é quase três vezes mais resistente que o aço comum e sua aparência é única: é enferrujada o que ajuda na proteção dos danos causados pelo tempo e pela corrosão.

Há muitos formatos e tamanhos desse material que tem características com baixo custo de manutenção e grande durabilidade.

4. Pintura

É o revestimento mais utilizado por conta da sua fácil aplicação. Porém, quem opta pelo revestimento com pintura precisa escolher uma tinta resistente e que seja feita para uso externo, ou seja, a tinta precisa ser resistente à umidade, ao calor do sol e ao vento constante. Esse tipo de tinta é a base de água e tem um acabamento texturizado quando é feita a aplicação.

Assim, vimos que uma fachada pode possuir diversos modelos e esses modelos podem ser constituídos de diversos materiais e a escolha de cada um deles irá depender do tipo do seu projeto e, claro, do gosto de cada um.