Infraestrutura de empresas: detalhes que podem fazer a diferença

Para assegurar a boa infraestrutura de uma edificação e garantir a segurança de todos, é necessário recorrer a produtos e instalações que podem fazer toda a diferença.

Confira, no artigo a seguir, como diferentes modelos e materiais podem contribuir para o bom desempenho da construção.

Cuidados importantes

Antes de finalizar a estrutura e entregar a obra ao cliente, é preciso realizar uma série de procedimentos, que vão muito além do que se imagina. A aplicação de utensílios em drywall, por exemplo, é muita indicada para várias situações.

Além de ser uma opção resistente, eficaz e com ótima relação custo-benefício, esses materiais podem garantir a segurança e o alto desempenho de processos de passagem.

Não é por acaso que seu uso é tão recorrente: com caixa drywall 4×2, por exemplo, não é necessário a aplicação de cimento ou quebrar as paredes, pois ferramentas como serra copo ajudam no processo de instalação. Se o furo do equipamento for do tamanho da caixa de luz, basta fazer o corte no local e inserir a caixa.

Perfis para a estruturação

Assim como o material comentado anteriormente, outro produto que também é fundamental para o sucesso do seu empreendimento e possui uso industrial em constante expansão é estrutura metalica.

Que fornece a sustentação de cargas em variados segmentos e é a primeira opção de muitos trabalhadores, comprometidos com a eficiência e a praticidade na obra.

Como apresenta alta versatilidade, esses perfis estruturais feitos de aço conferem alta resistência durabilidade e são desenvolvidos por meio de processos específicos, como a laminação a quente e diversos tipos de dobragens e soldas, que tornam o material perfeito para seu uso no alívio de cargas em fundações.

Entre suas maiores vantagens, está que Montagem de perfilados pode ser realizada de forma simples e prática, otimizando o serviço e economizando tempo. Além disso, por serem mais leves, são mais viáveis que o cimento e a madeira, mas não perdem em desempenho.

Os perfis podem ser utilizados em diversos segmentos industriais, tais como na:

  • Agroindústria;
  • Indústria automobilística;
  • Indústria mecânica;
  • Construção civil.

O modo como esse produto será utilizado em cada ambiente, varia de acordo com o tipo de perfilado. Vamos conhecer melhor esses tipos e suas aplicações?

Tipos de perfilado

Temos perfis em H, I, L, T, U, e Z. O primeiro tipo é indicado para cargas mais pesadas, com reforço em sua estrutura a partir do mecanismo de abas. Ele é muito encontrado em vigas, pilares e marquises de grandes edificações.

Já os perfis em I, são produzidos a partir do carbono laminado e contam com abas mais estreitas. Utilizado em pontes e viadutos, ele também oferece alta performance de sustentação.

O perfil em L, por sua vez, também são conhecidos como cantoneiras e podem ser utilizados para arrematar, segurar ou servir de apoio. Além disso, ligações diversas entre pilares e vigas também são uma função que esse tipo executa com eficiência. Sua principal característica, no entanto, é a resistência à flexão, de forma que ele é empregado em:

  • Torres de transmissão;
  • Serralherias;
  • Implementos agrícolas;
  • Indústria mecânica.

O próximo é o perfil em T, com um centro de gravidade que se ajusta ao centro da peça, muito prático na hora de realizar acabamentos e montar forros.

Temos, ainda, o perfil em U, que é conhecido por sua versatilidade e uso em procedimentos mais robustos. Com alta inércia e uma resistência geométrica especial, ele é aplicado em projetos mais básicos e também nos mais complexos, seja em:

  • Vigas de acabamento;
  • Equipamentos de transporte;
  • Escoramentos;
  • Escadas;
  • Colunas.

Por último, mas não menos importante, os perfis em Z são muito utilizados para processos de transporte na construção civil. Produzido por laminação, seu formato especial fornece um desempenho mais amplo.

Toldos

Elementos importantes na hora de garantir a cobertura devida de um ambiente, os toldos protegem contra a incidência dos raios solares e de demais impactos naturais, como ventanias e tempestade.

Com Toldo cortina para janela, por exemplo, é possível obter alto nível de segurança e proteção sem prejudicar o contato com ambientes externos.

Uma das maiores vantagens de optar pelos toldos, são os formatos inteligentes, os mecanismos de funcionamentos práticos e a maneira como esse produto consegue lidar com temperaturas elevadas.

Uma opção muito eficaz, é toldo de policarbonato, com estrutura de alumínio que oferece resistência e durabilidade.

Assim, as placas desse material, sejam do tipo alveolar ou compacto, duram mais tempo porque são conectadas umas às outras por meio de um sistema de encaixe, sem a necessidade de perfurar o material.

Agora que você sabe a importância de variados produtos e materiais na construção civil, vale a pena se aprofundar em cada um deles e conhecer melhor as possibilidades do seu uso, em um empreendimento que busca aliar resistência com praticidade.