Conhecendo os itens para auxiliar a sua empresa

fachada de loja ou de outro tipo de estabelecimento comercial é a principal forma de chamar a atenção de clientes, por essa razão é essencial fazer um bom investimento nesse aparato.

Existem diversos tipos de material que podem ser adotados, adequando-se perfeitamente ao tipo de negócio. Conheça alguns tipos de fachada em que você pode investir:

Tipos de fachada

As fachadas podem ser encontradas em materiais diferentes para atender a diversos objetivos.

Esses objetivos podem variar desde uma comunicação mais simples, para negócios que estão começando a uma comunicação mais sofisticada, que precisa mostrar de cara que se trata de um estabelecimento mais refinado.

Cada um dos modelos será responsável por chamar a atenção do público a que se destina. Os materiais mais comuns são:

  • Fachada em madeira;

  • Fachada em lona;

  • Fachada em acm;

  • Fachada em acrílico;

  • Fachada em metal galvanizado.

As principais características trazidas pela fachada de madeira são o aconchego e o requinte transmitido ao local, devido à nobreza deste material.

É preciso escolher um tipo de madeira de qualidade, pois o material será exposto a chuva e sol.

Existem modelos menos propensos à atração de insetos como cupins, que podem causar dano ao material.

A adoção deste material tem muitos custos envolvidos.

Por conta disso, caso goste das características da madeira e não pode fazer esse investimento, é possível a utilização de materiais substitutos que imitam a madeira, como a madeira plástica.

Uma vantagem desse material é que a instalação é simples e não há necessidade de manutenção. Além disso, é um material durável e resistente, cuja absorção de água é mínima.

letreiro de lona é a opção mais barata entre as demais opções.

O efeito desse material se assemelha a aplicação de um outdoor.

O material possui uma qualidade inferior a outros materiais e não oferece resistência à ação do tempo, podendo perder a cor com facilidade e sofrer rasgos rapidamente.

A fachada em ACM é fabricada com alumínio composto, o que garante mais resistência ao projeto.

Além disso, a leveza, durabilidade e versatilidade deste material são outras características positivas. Ele pode ainda ser combinado com vidro e aço.

O Revestimento em acm está comumente presente em bancos, concessionárias e estabelecimentos comerciais.

É um material que se destaca com facilidade, devido, principalmente, às cores vivas que apresenta.

O material é prático e exige pouca manutenção, além de ter uma limpeza simples.

A fachada em acrílico é muito usada em estabelecimentos que não sofrem exposição à ação do tempo. Lojas de shoppings e galerias comerciais costumam ter fachadas nesse material.

A desvantagem é que ele requer alto nível de manutenção, mas compensa pelo visual brilhante, que se destaca com facilidade.

Outra opção, inclusive uma das mais refinadas entre as apresentada, é a Tela de arame galvanizado.

Ele é altamente resistente e pode ser encontrado em diferentes tonalidades, no entanto a cor demanda manutenção constante sob o risco de desgaste.

Toldos

Para proteger as fachadas da ação do tempo é possível adotar um equipamento muito versátil: o toldo. Ele pode ser encontrado em diversos modelos e em algumas opções de materiais, que se adéquam melhor a cada projeto.

O Toldo de enrolar, também chamado de toldo vertical, é uma opção para proteger o letreiro e funciona como uma persiana, devendo ser acionado somente em períodos noturnos por tampar a fachada.

Por conta disso, não deve ser usado quando o estabelecimento estiver em funcionamento por impedir a visualização e acesso de clientes.

Nos períodos em que não está sendo utilizado, o toldo fica suspenso e enrolado acima da fachada.

Existe outra possibilidade de modelo que não esconde totalmente a fachada: o toldo articulado retrátil.

Ele possui braços articulados que se estendem em caso de necessidade, oferecendo proteção, mas ainda permitindo acesso ao nome do estabelecimento.

Nos momentos em que não estiver sendo usado ele pode ser recolhido, até mesmo, em uma estrutura embutida, que o deixará totalmente escondido.

Existem, ainda, modelos que podem ser considerados um elemento decorativo a mais, além de proteger a estrutura: são os toldos túnel e capota. O modelo em túnel é muito usado em entradas de estabelecimentos que possuem um corredor, como hotéis.

Já o modelo capota pode ser instalado junto à porta conferindo uma proteção localizada. Esses modelos são ideais para fachadas pequenas, que acompanham o tamanho da porta do local.

Os itens que mais podem auxiliar uma empresa a se destacar no mercado são aqueles que estão ligados à comunicação visual do estabelecimento.

Investir em uma boa fachada é, sem dúvida, um dos melhores caminhos para se destacar.