Itens que não podem faltar na sua decoração

Uma casa é composta por vários cômodos e acessórios. E, existem vários deles que têm a função de ajudar no dia a dia, proteger o lar, além de torná-lo mais sofisticado e confortável, melhorando sua decoração.

Por isso, este artigo versará sobre as principais tendências de acessórios que são fundamentais para a sua residência, além da importância de higienizá-los para que o lar esteja sempre organizado. Confira!

O uso de cortinas na decoração: proteção e beleza

As cortinas são materiais, que podem ser de tecido ou não, que atuam na decoração da casa. Mas, além disso, elas ajudam a proteger o lar da incidência de raios solares, da luminosidade excessiva, proporcionando um ambiente mais agradável e belo.

No mercado, existem vários tipos de cortinas disponíveis para atender à necessidade do cliente. Os principais modelos são:

  • Cortina de tecido;
  • Cortina de linho e seda;
  • Cortina de veludo;
  • Cortina estampada;
  • Cortina persiana;
  • Cortina romana;
  • Cortina painel;
  • Cortina rolo;
  • Cortina sihouette;
  • Cortina blackout.

Ou seja, existem vários modelos com o objetivo de trazer um equilíbrio à luminosidade e temperatura no interior da residência ou ambiente corporativo.

Um bom exemplo, que une proteção e sofisticação é a Persiana vertical para sala. Geralmente, esse tipo de cortina pode ser utilizado na sala, quarto ou até em ambientes corporativos.

Esse modelo apresenta resistência e durabilidade, sendo de fácil instalação. Além disso, esse modelo é muito elegante e sofisticado, estando disponível em vários modelo e tamanhos.

A persiana é mais resistente quando comparada a uma cortina de tecido, pois seu material é mais forte. Além disso, ela é de fácil abertura e limpeza, aumentando assim os motivos para adquirir esse material.

Tapetes: um incremento à decoração

Os tapetes são outros materiais bastante utilizados em residências e ambientes corporativos, por proporcionarem um espaço mais bonito e mais confortável. Os principais modelos de tapete são:

  • Feitos com fibra sintética: material mais inferior, porém apresenta um ótimo preço no mercado e também possui diferentes modelos e formatos;
  • Tapete feito com fibra natural: é mais confortável e pode ser utilizado em sua sala de estar;
  • Tapetes que são felpudos: são mais macios e confortáveis, podendo ser utilizados no quarto.

Um tipo de tapete que está na moda e é tendência para as residências e ambientes corporativos é o carpete. Ele é considerado um tipo de tapete, só que menos grosso, utilizado para revestir o piso e o assoalho.

Ele pode ser utilizado também para proteção do piso e cômodos, principalmente quando uma residência tem idosos ou crianças. Suas principais características são estilo, aumentar a segurança, modernidade e ser de fácil aplicação.

Os principais tipos de carpete são:

  • Feitos com nylon: são considerados resistentes, inclusive ao mofo, que pode causar alergias e problemas respiratórios. Pode apresentar-se em diversas cores e modelos, sendo muito popular no mercado de tapetes;
  • Feitos com polipropileno: geralmente, podem ser utilizados no interior da residência, sendo resistente a manchas. Pode ser utilizado no quarto, principalmente de crianças. Além disso, é considerado de fácil manutenção;
  • Feitos com poliéster: possuem maciez e são antialérgicos. Outro destaque positivo é que muitos carpetes feitos com esse material, provém de materiais recicláveis, tornando seu uso mais sustentável.

Um destaque positivo também é o uso do Carpete beaulieu, que é considerado de uso residencial e possui maciez em seus fios, trazendo uma boa sensação, até mesmo, ao toque.

Mas, vale ressaltar que independentemente do uso de cortinas e tapetes, a limpeza e higienização desses materiais é fundamental. E, isso vai ocorrer por meio da impermeabilização.

Impermeabilização: o que é?

Tapetes e cortinas estão propensos ao acúmulo de pó, ácaros e bactérias. Isso porque, no caso dos tapetes, as pessoas pisam neles com chinelos e sapatos (que possuem bactérias em seu solado).

Já no caso das cortinas, elas estão próximas à janela, e por isso podem acumular poeira. Por isso, periodicamente, eles precisam ser limpos. A limpeza desses materiais é fundamental para evitar problemas respiratórios nos moradores da casa.

Mas, a impermeabilização pode trazer ainda mais benefícios, servindo como uma proteção a mais contra ácaro, bactérias e manchas, que podem ser derivadas do derramamento de líquidos. A impermeabilização de tapete garante muito mais limpeza e proteção.

Por exemplo, outro material que pode passar por limpeza, é a lavagens de sofá. Geralmente, o sofá também é propenso à sujeira, ácaro e manchas. Por isso, estofados podem ser limpos e impermeabilizados.