Um pouco sobre manutenção, limpeza e a reforma dos pisos de madeira

Tanto o charme quanto a elegância dos pisos de madeira são, e sempre foram muito conhecidos. Além de serem muito bonitos e versáteis, os pisos de madeira são muito práticos, já que exigem pouca manutenção e não acumulam muita sujeira.

Para limpar esse tipo de piso, basta somente varrer com uma vassoura macia ou simplesmente passar um pano.

Existem algumas coisas que devem ser levadas em conta

Quando se fala na durabilidade do seu piso de madeira, para que ele continue sempre bonito e elegante:

  • Em geral, o excesso de umidade na madeira pode causar manchas nos pisos, e até deformidades como o seu apodrecimento, seu estufamento ou o empenamento das peças, a depender do tipo de piso;
  • Os móveis que estiverem sobre o piso de madeira devem conter feltros em suas bases, para que não deixem marcas de arranhado ao serem arrastados pelo piso, pois os pisos de madeira são facilmente danificados ao entrarem em atrito com outros objetos;
  • O excesso de luz solar, assim como o excesso de calor, pode ocasionar danos no seu piso de madeira, principalmente quando se fala em carpete de madeira, já que se trata de um revestimento muito fino;
  • Existem vários tipos de pisos de madeira e cada piso deve ser aplicado na superfície mais favorável, por exemplo, um piso que não pode ser molhado não deve ser aplicado no banheiro;
  • Produtos de limpeza que são abrasivos podem causar danos irreversíveis ao piso de madeira;
  • A raspagem de piso madeira, a exemplo dos pisos de tacos, exige equipamento e profissional especializados, que saiba operá-lo corretamente;

Para cada piso de madeira deve ser aplicado o melhor tipo de resina, seja cera seja verniz, sendo que há casos em que não é possível aplicar nenhum tipo de resina no piso.

Os vários tipos de piso de madeira possuem aplicações diversas e exigem cuidados diferentes.

Por exemplo, o piso laminado é um tipo de piso impermeável, portanto não aceita nenhum tipo de cera ou verniz, já a resina não iria aderir ao piso.

Esse tipo de piso exige um cuidado maior contra arranhões e, apesar de ser impermeável, acumula água em suas fissuras e, por isso, não deve entrar em contato com uma quantidade excessiva de água.

Já o piso de tacos de madeira não é impermeável e por isso precisa de aplicação, ou de verniz ou de cera em sua superfície para que não estrague tão facilmente.

Esse tipo de piso também não pode ser muito molhado, mesmo com a aplicação de alguma resina, pelos mesmos motivos, mas é capaz de se tornar mais resistente a arranhões.

Ambos os tipos de piso que foram citados acima são recomendados para áreas internas, já que podem sofrer infiltrações por causa da chuva e outros tipos de danos por causa do sol.

O que não é o caso do deck de madeira, que é instalado em ambientes externos, justamente por ter uma estrutura que não acumula água como os outros tipos de piso.

Apesar disso, a utilização de verniz ainda se faz necessária nesse caso, assim como um tratamento contra a ação dos raios de sol na madeira do deck.

A manutenção das madeiras

A manutenção das madeiras grossas do deck deve ser feita a cada seis meses, ou no mínimo uma vez por ano, devendo ser retirada a camada de verniz aplicada anteriormente e ser feita uma nova aplicação.

Em um processo parecido com a raspagem de piso de madeira comum, porém com muito mais constância, já que as madeiras do deck estão mais expostas à ação do tempo e por isso tendem a deteriorar-se com mais facilidade.

Mesmo tomando todos os devidos cuidados alguns danos são inevitáveis, principalmente com o passar de muitos anos, nesse caso, é melhor fazer uma reforma.

Geralmente essa reforma consiste na retirada das peças do piso antigo e na colocação de novas peças, porém, quem tem o piso de tacos de madeira vintage e deseja mantê-lo.

Pode simplesmente fazer a raspagem, lembrando que não é tão simples como raspar taco por taco e, como em todos os outros casos, o melhor a se fazer é buscar um profissional especializado na área com os devidos equipamentos, para que não se cometam erros que piorem a situação.