Medidas de prevenção para uma obra

A construção civil é uma área de grandes responsabilidades, não consiste apenas em construir edifícios, mas sim desenvolver projetos, medidas e soluções inovadoras que sejam vantajosas para a sociedade como um todo.

Além disso, para que uma obra funcione, ela precisa seguir algumas especificações, para começar há uma infinidade de ações que precisam ser definidas antes mesmo de dar início aos trabalhos e que pode impactar todos os resultados.

Inicialmente, antes de contratar mão de obra qualificada, comprar materiais e destinar a verba necessária, é preciso identificar o local que vai receber a construção e saber se o mesmo atende os requisitos.

Por exemplo, para que a fundação seja segura e suporte toda a estrutura que consiste basicamente em muitos quilos de concreto, areia, tijolos e outros elementos, é preciso preparar o solo corretamente.

A sondagem a percussão é o ato inicial que vai dizer as condições daquela área, então engenheiros e outros profissionais do segmento são designados para colher amostras do solo para realizar diferentes testes que vão medir se é seguro estar ali.

Ou seja, pode ser que embaixo da terra tenha rochas, por exemplo, que podem dificultar o trabalho de escavação, por isso é preciso pensar soluções para o problema.

Além do mais a sondagem spt, é realizada de acordo com normas técnicas estipuladas pelos órgãos responsáveis para que todas as empresas sigam o mesmo padrão e a garantia de segurança seja a mesma para todas.

Sendo que aqueles que não cumprem tais regulamentos estão sujeitos a punições, além de colocarem em risco os funcionários que vão trabalhar no projeto e os possíveis moradores e frequentadores do local no futuro.

Contudo, há uma solução para problemas encontrados no solo bastante eficiente e que promete ótimos resultados. Chamada se solo grampeado, a técnica é constituída basicamente pela ação de contenção de um terreno.

Quando se existe uma inclinação, conhecida como talude, é necessário aplicar uma camada de concreto transformando em um muro que vai servir para evitar deslizamentos. O solo grampeado pode estar presente em:

  • Construção de viadutos e túneis;
  • Contenção de barrancos em estradas e rodovias;
  • Preparação de terrenos para construção de casas e prédios;
  • Entre outros locais.

Preocupação com o ambiente não deve ser deixada de lado

Sabe-se que o trabalho na construção civil é árduo e complexo, mas isso não o isenta do cumprimento com as medidas e leis ambientais, muito pelo contrário.

Como é uma área que movimenta a economia e faz uso de uma quantidade muito grande de matérias-primas que, em geral, são retiradas da natureza, a construção civil é um dos setores que mais deve se preocupar em manter o meio ambiente preservado.

No brasil, existe uma legislação bastante rígida a respeito da conservação do planeta.

Como em obras existe ainda a produção de muito lixo e entulho, toda empresa deve possuir um profissional responsável pela gestão ambiental, que nada mais é do que criar medidas que visem cuidar do descarte correto dos materiais e gerar melhorias contínuas para o ambiente.

Desta forma, o Brasil tem também regras a esse respeito, novamente se vê um padrão que deve ser seguido pelas indústrias em geral.

Com isso, além de não infringir nenhuma regra, o empresário também consegue adquirir certificados e licenças ambientais que o possibilitam de trabalhar no país.

Cuidar do planeta é papel da sociedade como um todo

Contudo, o desenvolvimento sustentavel é uma responsabilidade de todos, é preciso pensar sobre o consumo consciente, então quando se retira os recursos da natureza é preciso repor todos de maneira ágil e equivalente, para que no futuro as próximas gerações tenham base para viver com qualidade e, é claro, em um planeta saudável.

Portanto, não apenas as empresas de construção civil devem ser comprometidas com essa questão, mas todas as empresas – seja qual for o segmento.

Por fim, o fator ambiental deve ser levado em consideração assim como a confiança, qualidade e eficiência das empresas, isso porque contratando uma construtora ou outra indústria que seja, se está contribuindo para que mudanças efetivas sejam feitas a respeito da poluição e preservação da natureza.

Sendo assim, é fundamental pesquisar e avaliar as medidas de empresas e o seu papel no sentido de manter uma postura aceitável em relação a um desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *