Meios de automação predial e residencial

A tecnologia vem tomando todos os dias o nosso cotidiano, e não é para menos, com o avanço da internet, conseguimos transporte, alimentação e outros serviços a toque de uma tela. A tecnologia tem trago para as pessoas conforto, de modo que algumas tarefas fiquem mais automatizadas.

Um desses confortos está relacionado a automação residencial, que por meio de sensores de presença, uso de controle remoto e até mesmo temporizadores é possível fazer tarefas pré-programadas e dando:

  • Praticidade;
  • Segurança;
  • Economia;
  • Conforto.

A automação residencial consegue dar aos seus clientes o conforto, de modo que pode ser adaptado a qualquer tipo de utilidade doméstica, fazendo com que essa tecnologia seja expansível e muito flexível, já que o solicitante quem planeja onde e como será feita a automação residencial.

As grandes vantagens da automação de processos em imóveis são o conforto, o bem-estar e a segurança.

Apontamentos acerca da automação residencial

A automação residencial é procurada porque as pessoas querem cada dia mais conforto, não apenas como um modo qualquer, mas que esse conforto gere segurança, de modo que suas tarefas sejam feitas de forma mais eficiente e com menor tempo.

Assim, é possível encontrar os termos “domótica”, “casas inteligentes” e “casa conectadas” para definir os preceitos da automação residencial e predial.

Domótica vem do latim “domus”, que significa casa, e o seu pós-fixo “ótica” se refere a robótica, portanto, casa robótica ou casa automatizada ou sistema de automação residencial.

Podemos definir a domótica ou as casas inteligentes como um conjunto de elementos tecnológicos que visam automatizar as tarefas domésticas cotidianas, usando a energia de forma racional e também possibilitando ao ambiente, maior conforto e segurança.

As residências e edifícios quase sempre nos dias de hoje, destinam parte das operações de software e redes para darem conta dos processos de automação, seja para abertura de portas, janelas, autorização, funcionamento de sistema de som ambiente residencial.

Assim, é dá para criar um sistema de automação com redes específicas de modo que seja possível um controle de acesso, detecção e combate ao incêndio (com sistemas de alarme), climatização (como no caso de trens e metrôs) e outros tipos de funcionalidade.

Todos esses fatores permitiram que muitos problemas fossem solucionados, bastando apenas que houvesse um planejamento estruturado e firmado.

Segurança das redes domésticas

Um sistema de automação residencial tem também um alto grau de fluxo de informações, e por isso é preciso uma segurança das informações, para que assim haja os processos de confiabilidade, de modo a permitir que os dados sejam seguros.

Para que as empresas de automação residencial possam afirmar a segurança das redes, é preciso garantir:

1. Autenticidade

Que permite que os dados sejam assimilados de forma adequada e pertencente a rede, garantindo ao usuário, segurança. É dada por meio de certificados e assinaturas digitais.

2. Confidencialidade

Cria um sistema que permite a confiança entre remetente e destinatário em suas mensagens (criptografia e descriptografia).

Automação residencial e predial – como fazer o projeto?

Para que o projeto de automação residencial seja feito com qualidade e segurança é necessário seguir algumas dicas para que então tudo ocorra bem e sua casa se torne uma casa inteligente.

1. Procure um especialista em automação

Ter um especialista em automação residencial permite que haja um processo honesto e seguro, principalmente quando se trata da escolha dos equipamentos.

Dessa maneira, os equipamentos adquiridos serão de melhor qualidade e ainda evitará gastos desnecessários.

2. Tenha garantidas

Dentro de um projeto de automação residencial e predial é preciso exigir algumas garantias do projeto básico de infraestrutura, passando pela especificação de equipamentos, sistemas de instalação e também programação final.

Os profissionais portanto podem oferecer os serviços com qualidade para seus clientes.

3. Converse com amigos

Além de procurar especialistas é importante fazer a busca também entre amigos e pessoas que já passaram pela experiência de fazer a automação residencial.

Uma conversa com quem já passou pela experiência permite também que você ache os prós e contras, também encontrando empresas e profissionais adequados.

Dessa forma é importante salientar que a automação residencial é um setor que vem crescendo e se desenvolvendo, principalmente porque as grandes empresas de tecnologias vem investindo pesadamente no setor.

Assim, uma casa inteligente é o futuro em nossas mãos, e o conforto ao alcance do controle remoto.