O que é preciso saber sobre a fase final da obra?

Uma construção tem muitas etapas envolvidas, e todas elas juntas servem para que o projeto tenha uma boa execução, envolvendo muitos tipos de materiais, que vão do metalon barra chata, concretos e tipos de resina. Assim como a mão de obra de diversos profissionais, do arquiteto ao pedreiro.

Por conta de ser um longo processo muitas pessoas acreditam que a parte final de uma obra nunca acontecerá, porém, quando está se aproxima muitas decisões precisam ser tomadas e elas não conseguem lidar bem com o final da obra.

A fase final de uma obra é chamada também de fase dos acabamentos embora não tenha como uma das suas ações apenas a colocação dos acabamentos, podemos incluir nessa etapa também a colocação de manta asfaltica aluminizada para telhado e outros tipos.

No decorrer desse artigo falaremos sobre como lidar com a fase final de uma obra, com dicas imperdíveis e sobre o serviço de impermeabilização de lajes que é bastante importante para a finalização da execução do projeto.

Entendo a fase dos acabamentos de uma obra

A fase final de uma obra é composta pela também chamada de fase dos acabamentos. A fase dos acabamentos é a parte em que o projeto tomará a sua forma final, tanto na sua estética, como na sua etapa estrutural com todos os serviços de impermeabilização com fita aluminizada para telhado ou outro material seja usado.

A fase final da obra então é composta por uma das partes mais importantes do projeto, como também uma das mais complexas, por conta da intensa necessidade de tomada de decisões para que tudo fique conforme o planejado e até melhor.

Para enfrentar essa fase com qualidade e eficiência falaremos de algumas dicas imprescindíveis, para que então a fase dos acabamentos seja bem feita e que esteja sob controle.

1. Tenha um orçamento bem definido

Toda obra que é um sucesso tem um orçamento bem definido e planejado. Esse orçamento bem definido é bastante importante na fase dos acabamentos, afinal, não adianta escolher um acabamento incrível se seu orçamento não cobrir.

Por isso é importante a pesquisa e a negociação de forma bastante racional com os materiais que são usados nessa fase, da resina epoxi para piso de concreto passando pelos tipos de pisos e pastilhas que serão usadas no banheiro.

Não tenha medo de procurar preços, compre em lojas que promovam liquidações e sempre que possível economize no orçamento.

2. Tenha materiais de qualidade para a obra

Além de economizar é necessário também pensar na qualidade. Por conta disso é aconselhável economizar, porém, sempre atentando-se para a qualidade do produto.

Se não tiver no orçamento o gasto com marcas conhecidas, procure marcas que conseguem manter a mesma qualidade ou tenha desempenhos parecidos.

Isso porque materiais de baixa qualidade podem acarretar problemas sérios no futuro. Um exemplo é o investimento em calha quadrada PVC.

Se investir em um material de qualidade terá resistência e durabilidade, se for uma calha de baixa qualidade, sua durabilidade é reduzida e o gasto com a troca do elemento será maior.

Por isso escolha materiais com qualidade por garantirem:

  • Durabilidade;
  • Versatilidade;
  • Segurança;
  • Satisfação.

Serviços de impermeabilização de lajes

Os serviços de impermeabilização de lajes são imprescindíveis para que as estruturas sejam mantidas, visto que o concreto não é um material impermeável.

A impermeabilização da laje também faz jus a alternativa aos telhado com telhas de barro, em que por conta das chuvas e ventos sofrem constantes avarias.

Existem diversas formas de impermeabilizar uma laje, e esse processo é feito dentro da fase final de uma obra antes de finalizá-la.

Os tipos mais comuns de impermeabilização de lajes é o com manta aluminizada para laje, poliureia e poliéster flexível. Falaremos com mais detalhe sobre a manta aluminizada e a poliureia.

A manta asfáltica aluminizada é um tipo mais comum de impermeabilização usada. É feita com material asfáltico modificado e é vendido em rolos. Geralmente, a aplicação é feita por profissionais qualificados que instalam a manta de forma a garantir a proteção contra infiltrações.

A impermeabilização com poliureia é feita com dois componentes químicos (resina e isocianato) e tem grande resistência contra superfícies agressivas como pisos industriais, arquibancadas de estádios e lajes.

Assim, vimos que uma obra para ser finalizada precisa ter diversos componentes, sendo o orçamento e a escolha dos materiais uma das mais importantes para que a entrega da obra seja um sucesso.