O uso e os tipos de empilhadeiras

Diversos estoques e portos, além de cargas e descargas de caminhões, precisam de equipamentos que auxiliem esse processo. Sendo que um desses equipamentos, que vem sendo usado de forma contínua, são as empilhadeiras.

O aluguel de empilhadeira é muito útil e fornece diversos benefícios, principalmente porque este equipamento tem vantagens e funções, como:

  • Recebimento;
  • Armazenagem.
  • Transporte;
  • Carregamento.

Entretanto, há diversos tipos de equipamentos que se diferenciam pelo funcionamento e também pela sua utilização. Assim, cada empilhadeira serve para alguma coisa, para algum lugar e assim por diante.

Tipos de empilhadeiras

Algumas empilhadeiras são chamadas de paleteira. As paleteiras são exclusivas para o transporte de pallets, que são plataformas de madeira para transporte de materiais.

Assim, as paleteiras ajudam na descarga e no transporte desses tipos de materiais. Mas então, existem diversos tipos de máquinas como por exemplo:

Empilhadeira elétrica

Essa empilhadeira elétrica funciona por meio de baterias elétricas, assim, elas possuem uma boa autonomia. Entretanto, recomenda-se que sejam bem protegidos da água.

Por serem movidos por baterias elétricas, elas são silenciosas quando estão em funcionamento.

As empilhadeiras elétricas possuem diversos modelos, algumas são usadas para carregar pallets no nível do solo, as que são chamadas paleteiras, como foi dito anteriormente.

Outros modelos possuem o que se chama de torre de elevação, de modo que é possível armazenar as cargas em níveis mais altos.

Empilhadeira manual

A empilhadeira manual funciona pela força do trabalho braçal.

Não é necessário grande esforço para operar, pois existem alguns mecanismos que facilitam sua utilização, por meio de sistemas completos de roldanas e de rolamentos que ajudam na elevação da torres.

Empilhadeiras a combustão

Dentre os tipos de ferramentas, há as que são movidos por combustão, e estão divididas em dois tipos, as empilhadeiras gás e as empilhadeiras a diesel.

Empilhadeiras a gás

As empilhadeiras a gás, são movidas por gás liquefeito. A grande vantagem das empilhadeiras elétricas é que sua capacidade de carga maior.

Entretanto, elas causam algum tipo de poluição, pois emitem fumaça. Assim, elas causam alguns danos a saúde e ao meio ambiente.

Empilhadeiras a diesel

São movidas a combustão pela queima do diesel. A grande vantagem é que o diesel é mais barato do que os cilindros de gás.

Possuem uma capacidade de carga muito maior que as de gás e são utilizadas para cargas pesadas e movimentação intensa de mercadorias.

Empilhadeiras portuárias

Essas empilhadeiras são muito diferentes das que foram tratadas até aqui, enquanto as anteriores apesar de aguentarem algumas cargas pesadas, elas sempre carregam poucas cargas – por vezes.

As portuárias, possuem operador de empilhadeira e, por suas vez, são usadas em grande escala, sempre com o objetivo de otimizar e agilizar o processo de carga e descarga de navios.

A capacidade de cargas que essas empilhadeiras carregam são de toneladas, sendo as cargas movimentadas de forma mais fluida.

Além disso, é necessário entender como funciona a manutenção dessas empilhadeiras.

Manutenção de empilhadeiras

Para que as empilhadeiras consigam manter a produtividade e não atrapalhar os processos de cargas e descargas, é preciso efetuar manutenções, como, por exemplo, na roda para empilhadeira, nos sistemas de suspensão e assim por diante.

Há outros momentos que é necessário ficar atento para que a manutenção ocorra de forma adequada:

Ficar atento ao que diz o fabricante: sempre é necessário atentar-se para o que o fabricante das empilhadeiras dizem, principalmente no que diz respeito as manutenções periódicas. A reposição de peças é necessária para que a vida útil do equipamento se estenda.

Antecipar as manutenções: é importante que as manutenções ocorram antes da apresentação de problemas, isso porque as empilhadeiras trabalham em lugares sujos e por muitas horas contínuas. Por isso que uma manutenção antecipada favorece a vida útil do equipamento.

Fazer manutenções: qualquer irregularidade significa uma condição de alerta. É necessário que o operador verifique sempre se está ocorrendo vazamentos e também se atente as condições dos pneus, mangueiras, níveis de óleo, líquido do radiador e entre outros.

Manutenção feitas por profissionais: a reparação, ou seja, a manutenção deve ser sempre preventiva e pontual, mas sempre realizados por profissionais qualificados e capacitados, para que o equipamento seja revisado adequadamente.

Assim, vimos que as empilhadeiras são equipamentos indispensáveis para que ocorra a gestão de estoques, a carga e descarga de materiais em portos e aeroportos, e também para que os processos sejam otimizados e feitos com segurança.